Policial

DIG prende integrantes de quadrilha especializada em roubo de defensivo agrícola

A DIG (Delegacia de Investigações Gerais), em força-tarefa com a Polícia Civil de Ribeirão Preto, Paulínia e Igarapava, prendeu três homens acusados de integrarem uma quadrilha especializada em roubos de cargas de defensivos agrícolas. As prisões aconteceram na manhã de terça-feira e quarta-feira, nas cidades de Sumaré e Hortolândia.

O chefe de investigações da DIG de Campinas, Marcelo Hayashi, conversou com a reportagem e afirmou que, após uma tentativa de latrocínio contra o motorista Oladir César Pereira, que dirigia um caminhão carregado com defensivos agrícolas em Paulínia, os policiais da delegacia especializada passaram a dar uma atenção maior na tentativa de identificar essa quadrilha.

Anuncio


“Já estávamos acompanhando essa investigação e começamos a dar atenção após uma tentativa de latrocínio que aconteceu em abril, em Paulínia. Aceleramos as investigações e conseguimos chegar aos suspeitos”, comentou Hayashi.

Na manhã de terça-feira, policiais da DIG prenderam os irmãos Adriano Aparecido Garcia, de 26 anos, que afirmou trabalhar como ajudante e o balconista Edson Lima da Silva, de 39 anos. As prisões aconteceram no Jardim Boa Esperança, onde os irmãos viviam com a família. Eles são acusados de terem participado de um roubo em Igarapava e integrarem a quadrilha.

Já na manhã desta quarta-feira, os agentes prenderam o autônomo Douglas Felipe Ferreira, de 23 anos, que além de ser acusado de integrar a quadrilha, também é suspeito de ter participado do roubo à carga em Paulínia, onde o motorista do caminhão foi baleado com um tiro no rosto. A prisão aconteceu no Jardim Lúcia, região do Matão.

INVESTIGAÇÃO

“O preso de Sumaré começou a ser investigado em julho, quando descobrimos que ele estaria com uma carga de defensivo agrícola em Ribeirão Preto. Fomos até Ribeirão Preto e estouramos o barracão, porém não tinha ninguém no local. Essa ação policial aconteceu em julho”, contou Hayashi.

O chefe de investigações ainda contou que, em parceria com a Polícia civil de Ribeirão Preto, começaram a investigar a carga localizada. “A partir daí como identificamos algumas pessoas. Passamos a informação para Igarapava, onde ocorreu o roubo e, através de fotografias, algumas testemunhas reconheceram os suspeitos”.

PRISÃO PREVENTIVA

“Como a Polícia Civil de Igarapava já estava com o inquérito instaurado, a prisão preventiva foi expedida por eles e foi autorizada anteontem (segunda-feira). Sendo assim, os irmãos foram presos em Hortolândia”, explicou Hayashi. “Já a prisão preventiva Ferreira foi expedida em Paulínia, visto que ele é acusado de participação na tentativa de latrocínio, além do roubo de carga. Ele assinará dois crimes”, completou.

O chefe de investigações ainda explicou que a maior dificuldade no combate ao roubo de carga, é o fato de pessoas comprarem esses produtos roubados. “Enquanto existir o receptador, sempre haverá o ladrão”, afirmou.

Em relação aos defensivos agrícolas, o policial explica que a facilidade de vender e a procura são maiores. “São produtos caros e fáceis de vender, como remédios. Ele literalmente se pulveriza entre lojas e fazendas”

TENTATIVA DE LATROCÍNIO

O motorista Oladir César Pereira foi baleado no rosto durante uma tentativa roubo de carga na noite do dia 13 de abril, na Avenida Juscelino Kubitschek, que dá acesso a Rodovia Anhanguera, em Paulínia. A carga, avaliada em R$ 850 mil, não foi levada. Os suspeitos foram apontados pela DIG como sendo Ferreira e um comparsa, preso no dia 2 de junho. O comparsa não teve a identidade revelada.

Pereira teria sido baleado após resistir ao roubo. Mesmo baleado, o motorista ainda dirigiu o veículo por alguns metros. Ele foi encontrado pela Guarda Civil Municipal de Paulínia na estrada, desorientado devido ao ferimento no rosto. Ele afirmou ainda que mais homens teriam participado da ação.

O caso continuará sendo investigado pela DIG de Campinas. Os acusados foram levados para a Cadeia Anexa do 2º Distrito Policial de Campinas.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo