São Paulo
Apesar de Hortolândia, mortes no trânsito diminuem 20,85% no Estado de SP
Todas as regiões paulistas apresentaram redução nos homicídios intencionais e culposos por acidente de trânsito; vítimas feridas diminuíram 12,31% em sete meses
A quantidade de mortes nas ruas, avenidas e estradas do Estado de São Paulo está diminuindo. De janeiro a julho deste ano, o registro das ocorrências de homicídio culposo e doloso por acidente de trânsito caiu 20,85%. A quantidade de vítimas feridas sem intenção recuou 12,31%, quando há comparação de 2015 com os mesmos sete meses do ano passado.
A principal redução é referente aos homicídios não intencionais causados em acidentes. O total passou de 2.654 para 2.100 ocorrências, numa queda de 20,87%. Foram 554 casos a menos que o observado entre janeiro e julho do ano passado.
As ocorrências de mortes intencionais também estão diminuindo. Em sete meses, houve menos 18,92% registros que no período equivalente de 2014. O total passou de 37 para 30. O aumento da fiscalização de ruas e rodovias estaduais ajudou a poupar essas vidas.
Em todo o Estado, também recuaram os registros de lesão corporal culposa em acidentes de trânsito. A quantidade diminuiu de 77.687 para 68.123 casos, ou seja, 12,31% a menos. Com isso, ao menos 9.564 pessoas deixaram de ficar feridas, considerando que cada ocorrência pode ter mais de uma vítima.
A cidade de São Paulo diminuiu os registros fatais dolosos e culposos em 23,84%. O total caiu 323 para 246, com 77 a menos. De janeiro a julho, houve redução de 10,9% no total de vítimas feridas sem intenção. A quantidade passou de 14.356 para 12.791, com 1.565 a menos.
A mesma tendência é apresentada na Grande São Paulo. As mortes no trânsito baixaram 28,64%, de 412 para 294. As ocorrências culposas diminuíram na mesma proporção (passando de 407 para 291), enquanto as dolosas caíram de cinco para três registros. A quantidade de feridos foi 11,72% menor na comparação com os mesmos sete meses de 2014. Os homicídios nas ruas e estradas foram reduzidos em todas as regiões do Estado.
No interior de São Paulo, as dez regiões policiais observaram queda de 18,84% nas mortes no trânsito. O total passou de 1.959 para 1.590 na comparação do total das regiões. As regiões com maior redução percentual de mortes intencionais e não intencionais foram a de Piracicaba (-33,33%), a de Araçatuba (-31,94%) e a região de Bauru (-29,91%).
Em todo o interior, também estão em queda os registros de lesão corporal culposa em acidentes: 12,83% a menos. De janeiro a julho deste ano, houve 1.590 ocorrências, ante 1.959 do mesmo período de 2014.
Desse total, as regiões com maior redução percentual de vítimas feridas foram a de Sorocaba (-20,07%), a de São José do Rio Preto (-16,66%) e a região de Presidente Prudente (-16,52%). Todas as demais regiões também apresentaram queda nesse indicador.
São Paulo
O futuro da água em São Paulo, privatização da Sabesp é aprovada em primeira votação
Na última quarta-feira (17), a Câmara dos Vereadores de São Paulo deu um passo significativo rumo à privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pelo abastecimento de água na região. Com 36 votos a favor e 18 contrários, o Projeto de Lei 163 de 2024 foi aprovado em primeira votação, alterando a legislação municipal para possibilitar a adesão da capital paulista à privatização da empresa.
Se aprovado definitivamente, o projeto autorizará a manutenção dos contratos com a Sabesp após sua transferência para a iniciativa privada. A segunda votação ainda não tem data marcada, mas promete ser decisiva para o futuro do abastecimento de água na cidade.
Os defensores do projeto, como o vereador Sidney Cruz (MDB), argumentam que a privatização da Sabesp é crucial para alcançar a universalização do saneamento básico até 2029, beneficiando milhares de pessoas, especialmente aquelas que vivem em áreas carentes.
No entanto, críticas à privatização também foram levantadas, como a da vereadora Luna Zarattini, do PT. Ela aponta para casos como a transferência da administração da Companhia de Águas do Rio de Janeiro para a iniciativa privada, onde não houve melhoria nos serviços e nem redução nas tarifas.
A nível estadual, o projeto de lei para a privatização da Sabesp já passou pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em dezembro de 2023 e foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas. Atualmente, metade das ações da Sabesp está em mãos privadas, com o governo mantendo o controle majoritário.
Com lucros bilionários em 2022 e um amplo alcance de serviços, a Sabesp é uma peça chave no fornecimento de água para 375 municípios e 28 milhões de clientes. A privatização representa um marco na gestão dos recursos hídricos da região, com promessas de melhorias, mas também levanta preocupações sobre o futuro do acesso à água e as tarifas para a população.
São Paulo
São Paulo oferece 17 Mil vagas de emprego através dos PATs
De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o estado de São Paulo disponibiliza atualmente 17.288 oportunidades de trabalho por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). Na capital e região metropolitana, existem 7.140 vagas, enquanto o interior apresenta 9.382 postos abertos e o litoral, 766.
Nas áreas mais destacadas, a região administrativa de Campinas oferece 4.770 empregos, e Sorocaba, 1.536. Outras regiões como Araçatuba, Araraquara e o Vale do Paraíba também têm um número considerável de oportunidades, com 739, 538 e 848 vagas, respectivamente.
Existem vagas para mais de 500 diferentes profissões, sendo as mais numerosas para Auxiliar de Logística, Alimentador de Linha de Produção, Faxineiro, Atendente de Lanchonete e Operador de Telemarketing Receptivo.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico atualiza diariamente o número de postos de trabalho disponíveis. Além das oportunidades de emprego, os PATs oferecem serviços essenciais como habilitação ao Seguro-Desemprego e emissão da Carteira de Trabalho sem custos.
Para mais detalhes, os interessados podem visitar o Portal do Governo de São Paulo, procurar o PAT mais próximo ou consultar a prefeitura de seu município.
São Paulo
Processo de transferência de veículos agora é digital em SP
De acordo com o site do Detran-SP, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo introduziu um novo sistema de Transferência Digital de Veículos (TDV), a primeira modalidade completamente digital do Brasil. Esse serviço está acessível através do aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR para dispositivos Android e IOS, prometendo uma operação “Rápido, seguro e eficiente. Tudo pelo seu celular”.
A nova campanha, criada pela agência Babel-Azza, utiliza os personagens João e Helena para mostrar a facilidade e eficiência do processo. Em apenas cinco minutos, a transferência pode ser completada diretamente do celular, incluindo o pagamento de taxas através do PIX, sem necessidade de sair do aplicativo.
Anunciada em várias plataformas de mídia, a campanha vai até o fim de abril e está detalhada no portal: https://transferenciadigital.detran.sp.gov.br/. Aqui, os usuários podem esclarecer dúvidas sobre o procedimento.
Este avanço faz parte da estratégia de transformação digital do Detran-SP, que busca modernizar e simplificar os procedimentos de trânsito e eliminar a burocracia. Com a TDV, não é necessário ir ao cartório, pois a autenticidade das assinaturas é verificada digitalmente.
O Estado de São Paulo é pioneiro no Brasil ao oferecer um processo de transferência de veículos totalmente eletrônico, o que representa um grande passo na redução do uso de papel e na melhoria dos serviços públicos digitais. As mudanças incluem a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para pagamento de multas com desconto, e o lançamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do talonário eletrônico de multas em 2023.
Para realizar a transferência digital:
- Tanto o vendedor quanto o comprador devem ter o aplicativo Poupatempo Digital e estar cadastrados no sistema Gov.Br com selo prata ou ouro.
- O veículo deve possuir o Certificado de Registro de Veículo eletrônico (CRVe).
- Uma vistoria aprovada deve ter sido realizada há no máximo 60 dias.
Estas medidas visam tornar o trânsito mais seguro e facilitar a vida dos cidadãos paulistas, refletindo o compromisso do Detran-SP com a eficiência e a segurança.
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