CulturaEventos

Espetáculo O Olhar da Criança

Espetaculo-TV-sem-Controle

O projeto leva para diversas cidades arte, entretenimento e educação através de apresentações gratuitas do espetáculo “TV sem controle” e oficinas para professores da rede pública.

Anuncio


No próximo sábado, o espetáculo será apresentado em Campinas, no Espaço Cultural Maria Monteiro.

Durante os meses de setembro e outubro, cinco cidades do estado de São Paulo recebem o projeto “O Olhar da Criança”. Desenvolvido pela Cia Asfalto de Poesia e patrocinado pela Panco, o projeto leva para São Paulo, Campinas, Santos, Taubaté e Bauru apresentações gratuitas do espetáculo “TV sem controle” e oficinas de arte-educação para professores da rede pública de ensino. As apresentações do espetáculo acontecem em teatros, para o público em geral, e também em escolas da rede pública, em apresentações fechadas aos alunos das instituições.

No espetáculo “TV sem controle”, a Cia Asfalto de Poesia trabalha com a linguagem da palhaçaria e traz à cena a lúdica história de três crianças que se reúnem para brincar na casa da vovó. A brincadeira acaba quando, em meio a uma grande confusão, quebram seu brinquedo favorito: a TV. Para esconder o que aconteceu, elaboram planos divertidos e absurdos e, sem perceber, acabam descobrindo momentos mágicos ao se aproximarem uma das outras e da avó. “TV sem controle” retrata de forma divertida e emocionante o encontro de duas fases da vida, a velhice e a infância, resgatando o valor da amizade e as brincadeiras tradicionais de criança.

Além das apresentações gratuitas do espetáculo, a Cia Asfalto da Poesia promove nas cidades visitadas a oficina “O Olhar da Criança”, que dá nome ao projeto. Ela instrumentaliza os professores da rede pública de ensino para que aproveitem a experiência teatral no desenvolvimento de conteúdos dento de sala de aula, reforçando aos pequenos a importância da arte, da amizade, das brincadeiras e das relações interpessoais entre as diferentes gerações. Já é de conhecimento que a arte e as brincadeiras tradicionais de infância são de extrema importância e devem ser estimuladas, uma vez que desenvolvem capacidades como a comunicação, a criatividade e a autonomia, e contribuem para a formação da identidade da criança. Estudos recentes nortearam o projeto desenvolvido pela Cia Asfalto de Poesia, que também trata da relação da criança com a TV e com o consumismo, temas de grande importância na sociedade atual nesta oficina.

Para participar das oficinas, os profissionais de ensino devem entrar em contato com a Secretaria de Educação do Município, que tem maiores informações a respeito. Já os pimpolhos que queiram se divertir, basta ser aluno de alguma instituição beneficiada ou ficar atento à programação cultural de sua cidade, pois os ingressos serão distribuídos de acordo com a quantidade de assentos disponíveis nos Teatros visitados.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo