Connect with us

Economia

Copom reduz juros básicos da economia para 13,25% ao ano

Publicado

em

taxa selic economia

Em uma decisão surpreendente, o Banco Central (BC) cortou os juros básicos da economia, a taxa Selic, para 13,25% ao ano. Essa foi a primeira redução em três anos, e aconteceu por 5 votos a 4 no Comitê de Política Monetária (Copom). A expectativa do mercado financeiro era de um corte menor, de 0,25 ponto percentual, mas o Copom optou por uma redução de 0,5 ponto percentual.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, e os diretores Ailton de Aquino Santos (Fiscalização), Carolina de Assis Barros (Administração), Gabriel Galípolo (Política Monetária) e Otávio Damaso (Regulação) votaram pela redução de 0,5 ponto. Por outro lado, os diretores Diogo Guillen (Política Econômica), Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais), Maurício Costa de Moura (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e Renato Dias Gomes (Organização do Sistema Financeiro) votaram pelo corte de 0,25 ponto.

Anuncio

O voto de desempate coube ao presidente do BC, Campos Neto, que justificou a decisão com base na forte queda da inflação. Em comunicado, o Copom explicou que a melhora do quadro inflacionário e a queda das expectativas de inflação para prazos mais longos permitiram a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária.

Os membros do Copom preveem, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões, seguindo um ritmo que, segundo o órgão, é adequado para manter a política monetária contracionista necessária para controlar a inflação.

Advertisement

A última vez em que a Selic tinha sido reduzida foi em agosto de 2020, quando caiu de 2,25% para 2% ao ano. Desde então, o Copom elevou a taxa por 12 vezes consecutivas, mantendo-a em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado.

Antes do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, o nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986, como medida para estimular a produção e o consumo em meio à contração econômica causada pela pandemia de covid-19.

A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em junho, o IPCA acumulava 3,16% em 12 meses e ficou negativo em 0,08%. A meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2023 é de 3,25%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual, ou seja, o IPCA não pode ultrapassar 4,75% nem ficar abaixo de 1,75% neste ano.

No Relatório de Inflação divulgado no fim de junho, o Banco Central estimava que o IPCA fecharia 2023 em 5% no cenário base, mas o mercado está mais otimista, prevendo que a inflação oficial encerre o ano em 4,84%.

Advertisement

A redução da taxa Selic visa estimular a economia, pois juros mais baixos tornam o crédito mais barato e incentivam a produção e o consumo. No entanto, taxas mais baixas também dificultam o controle da inflação. O mercado projeta um crescimento maior da economia, principalmente após o Produto Interno Bruto (PIB) crescer 1,9% no primeiro trimestre, de acordo com o último boletim Focus, que prevê uma expansão de 2,24% do PIB em 2023.

A taxa básica de juros, a Selic, é referência para as demais taxas de juros da economia e é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Ao reajustar a taxa para cima, o Banco Central busca conter o excesso de demanda que pressiona os preços, enquanto cortes da Selic barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo. A autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir para realizar cortes na Selic.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade32 minutos ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos44 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região1 hora ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil1 hora ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial1 hora ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade2 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade24 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

Advertisement
cinema

Populares