Connect with us

Economia

Saiba qual é o seu perfil de investidor e como aplicar o dinheiro

Publicado

em

investimento

Na hora de começar a investir, além de conhecer os produtos financeiros disponíveis, é importante saber qual é o próprio perfil de investidor. Existem três tipos: conservador, moderado e agressivo.

Ao escolher um investimento adequado para o que deseja, há uma maior chance de obter retorno. Por exemplo: se alguém não gosta de correr riscos e se arrisca, isso pode gerar ansiedade e frustração. Por outro lado, aplicações estáveis para investidores que gostam de riscos também não atendem as expectativas.

Anuncio

Desse modo, conhecer o perfil de investidor ajuda a ter mais segurança e poder de decisão. Confira as principais características de cada um e opções de aplicações!

Conservadores

Advertisement

Esses investidores são avessos aos riscos, e preferem ter baixa rentabilidade do que alguma chance de perda. Os mais conservadores ainda deixam o dinheiro na poupança — apesar desse número vir caindo ao longo do tempo.

Por causa da diminuição da Selic, a poupança perdeu fôlego no último ano. Quem tem depósitos depois de 2012 está vendo o dinheiro render apenas 0,37% ao mês. Esse índice é muito menor do que outros produtos financeiros, também voltados para o público conservador.

O Tesouro Direto, por exemplo, há títulos pré-fixados que rendem a partir de 0,67%, quase o dobro da poupança. Nesse tipo de aplicação, também não há risco, apenas perda de rendimento se o investidor retirar o dinheiro antes do prazo.

Pelo fato de correrem menos riscos, os conservadores tendem a ganhar menos com investidores. Porém, isso não significa ficar atrelado apenas à poupança. Existem inúmeros ativos mais atraentes com risco mínimo que merecem ser levados em consideração.

Advertisement

Moderados

Assim como os conservadores, os moderados desejam liquidez e segurança. Porém, eles aceitam se expor um pouco ao risco, com aplicações flutuantes. Geralmente, eles são indivíduos que boa parte das aplicações em Renda Fixa, mas um pouco de dinheiro em produtos mais arriscados.

Muitos dos moderados um dia foram conservadores. Isso se deve principalmente à busca por conhecimento financeiro e estudo do mercado. Desde que o indivíduo saiba balancear os investimentos, é possível obter o retorno que deseja sem se expor a perigos.

Esse tipo de investidor pode apostar em Ações, criptomoedas e muitos outros produtos. Nesse caso, o que o torna moderado é a quantidade de dinheiro aplicado. Grande parte dele ainda vai para a Renda Fixa, porém, ele se permite conhecer outras modalidades e testá-las.

Advertisement

Agressivos

Para os investidores agressivos o que vale é a rentabilidade, independentemente do risco que isso pode custar. Mas isso não significa que ele aposta de maneira cega no mercado. Muito pelo contrário, os agressivos costumam ser os investidores que mais estudam finanças e pensam em estratégias para lucrar.

Portanto, eles costumam ser pessoas que já investem há algum tempo e têm expertise em lidar com o dinheiro. Embora se exponham aos riscos, isso também é calculado previamente.

Para isso, esses investidores utilizam plataformas e redes sociais específicas, como a Tradeview para se informar sobre o mercado financeiro. Por meio de notícias, conversas e gráficos dos principais ativos, eles podem compartilhar impressões e opiniões, sem precisarem aplicar o dinheiro completamente sozinhos.

Advertisement

Diferentemente dos moderados, os agressivos investem grande parte da renda em aplicações de alto risco. Além disso, eles costumam utilizar de alavancagem para obter maiores ganhos. No que se refere aos produtos, os moderados também aplicam em ações, debêntures de startups, criptomoedas e muito mais.

Todos os investimentos novos têm chances de serem atraentes para os conservados — desde que eles analisem que eles valem a pena. Vale notar que esses investidores não são aqueles que tiram o dinheiro investimento na primeira queda, pois eles não enxergam o risco nessas pequenas situações. Eles tendem a pensar a médio e longo prazo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

fotografia fotografia
Cursos1 minuto ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região24 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil39 minutos ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial45 minutos ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade1 hora ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade23 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade24 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

Advertisement
cinema

Populares