Analisar

​Especialista orienta como recém-formados devem fazer networking para se inserir no mercado de trabalho

Fazer bom uso das redes sociais e frequentar eventos da área são ótimas alternativas

Ao se formarem, muitos profissionais ficam perdidos em como dar os próximos passos e se inserir no mercado de trabalho. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para trabalhadores entre 18 e 24 anos, grupo que inclui recém-formados, a taxa de desemprego atingiu 25,9% no fim de 2016, com alta de 6,5 pontos percentuais desde 2015. Para fugir dessa realidade é preciso usar as ferramentar certas e entre elas está o networking.

Anuncio


“Além da formação qualificada, conta muito o relacionamento mantido junto a pessoas que serão capazes de fazer indicações e dar referências, como é o caso de professores, profissionais da área e colegas.  É o networking que pode dar aquela mãozinha necessária para conseguir a tão sonhada vaga de emprego, explica a docente de comunicação da DeVry | Metrocamp, Maria José da Costa Oliveira.

O networking é uma ferramenta muito importante para se inserir no mercado, mas não é tudo. “Buscar qualificação constante, ser responsável e comprometido e desenvolver características como entusiasmo, empatia e iniciativa são elementos que formam o conjunto necessário que facilitará a inserção no mercado”, ressalta a profissional.

Ela dá algumas dicas para os recém-formados que querem investir também no networking:

1° Frequente eventos da sua área – esteja em locais que reúnem profissionais e potenciais empregadores de sua área, tais como congressos, palestras, encontros, workshops, feiras e exposições;

2° Use as redes sociais a seu favor – participe de grupos de profissionais da sua área nas redes sociais, esse é um potencial local onde é comum a divulgação de vagas e a busca de talentos;

3° Liste seus contatos e se mostre – elabore uma relação com nomes de professores, profissionais e colegas que você conhece e encaminhe um e-mail personalizado manifestando seu interesse em ingressar no mercado e solicitando sua indicação para eventuais vagas que surjam relacionadas ao seu perfil e que sejam de conhecimento dessas pessoas. Anexe junto seu currículo;

4° Seja assertivo e peça um encontro pessoalmente – faça uma relação de potenciais organizações que empregam em sua área e tente identificar os responsáveis pelo RH. Envie um e-mail com a manifestação de seu interesse em ingressar na organização e tente agendar uma entrevista. O contato pessoal é sempre recomendável e pode ser uma excelente oportunidade para evidenciar suas habilidades.

Sobre a DeVry | Metrocamp

Integrante do grupo DeVry Brasil, a DeVry | Metrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, atingindo seus objetivos educacionais e de carreira.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo