Connect with us

Analisar

Demanda por geógrafos é grande

Faltam profissionais para dar aulas em escolas, fazer consultorias e atuar em empresas de tecnologia

foto aluna geografia unicamp

Aluna da Unicamp durante atividade de campo: formação ampla inclui o estudo da superfície, clima e vegetação do planeta, da organização da população e georreferenciamento

Anuncio

Nas duas maiores universidades de Campinas, a relação de candidatos por vaga nos cursos de geografia aumenta a cada ano, segundo os coordenadores. O interesse dos jovens é proporcional à demanda por profissionais no mercado: faltam geógrafos para dar aulas em escolas públicas e particulares, em consultorias de impactos ambientais e empresas de tecnologia. O cenário é ainda mais difícil em regiões menos populosas do País, como o Norte e Nordeste, onde bacharéis são necessários para auxiliar nas obras relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

O geógrafo é um dos profissionais da área de Humanas que mais dialoga com Exatas e Biologia. Precisa ter boas noções de estatística e processamento de dados, ao mesmo tempo que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta. Também analisa a organização da população em sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Além disso, trabalha com sensoriamento remoto, elabora planos diretores de municípios e relatórios para redução de impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras.

“É um profissional com uma formação ampla, que consegue entender as transformações físicas e sociais dos centros urbanos. Ele contextualiza os dados e consegue traçar direções a serem seguidas pelo poder público”, explicou a diretora do curso de geografia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Vera Lúcia dos Santos Placido. Ela afirmou que as escolas do Ensino Médio têm muita dificuldade em encontrar professores de geografias atualizados. “Por isso, a maior procura ainda é por docentes de colegial e cursinho, que optam pela licenciatura”, afirmou.

No bacharelado, a principal demanda é na geotecnologia. “Na sociedade, cada vez mais nós precisamos da localização exata de tudo, ainda mais com as mudanças constantes da dinâmica territorial”, disse a diretora. A PUC-Campinas tem parceria com a empresa Nokia, em que alunos coletam e atualizam dados da empresa. “Eles fazem o georreferenciamento das informações da companhia e disponibilizam os dados para outros funcionários”, explicou.

Advertisement

O coordenador do curso de geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rafael Straforini, destaca ainda o papel do geógrafo no planejamento urbano em prefeituras e governos estaduais. “Por conhecer tanto os aspectos físicos como antropológicos das cidades, ele consegue propor a melhor forma de se utilizar um determinado espaço”, disse.

A empregabilidade na área, de acordo com o professor é boa, mas é preciso ter paciência para ter retorno financeiro satisfatório. “O profissional com mais experiência, com certeza, ganha melhor. Na docência, ajuda a incrementar a folha de pagamento se o profissional tem mestrado ou doutorado. Mas vagas não faltam.”

Jovem profissional descobre sua vocação para ensinar

Sebastian Alvarado Fuentes, de 24 anos, não imaginou que fosse se tornar professor quando entrou na Faculdade de Geografia da Unicamp, em 2007. A vontade de Fuentes sempre foi trabalhar com planejamento territorial urbano e impactos ambientais. No entanto, bastou uma chance como professor substituto para se apaixonar pela docência. “Fazia parte do plantão de reforço de um cursinho, para ajudar no orçamento. Mas não queria virar professor. Mas mudei de ideia na primeira aula que dei”, contou.

Advertisement

Fuentes não chegou a estagiar em empresas, mas fez iniciação científica durante a faculdade. Pretende fazer mestrado e doutorado, mas por enquanto sua grade de horários está completamente preenchida pelas atividades com alunos de cursinho e Ensino Médio. “Quando você perceber que gosta mesmo de dar aulas, deve fazer uma iniciação científica na faculdade. Foi isso que mais me agregou”, disse.

De acordo com o professor, apesar de o caminho para geógrafos em empresas estar começando a se abrir, outros profissionais ainda ocupam vagas que deveriam ser de bacharéis em geografia. “Economistas e engenheiros acabam fazendo o papel do geógrafo. É uma forma de as companhias economizarem. Mas é uma economia insensata, pois muitas vezes trabalhos e relatórios precisam ser refeitos.”

Fonte: Correio Popular / RAC


// ]]>

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Analisar

Hortolândia fará testes rápidos e dará palestras gratuitas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

campanha Fique Sabendo

A população precisa ter cuidado com as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), quesão doenças transmitidas por meio de contato sexual sem proteção. Nesse caso, se a pessoa for infectada, é importante que ela faça o diagnóstico e o tratamento da doença o quanto antes.

As ISTs podem provocar complicações graves que podem levar o paciente a óbito. Para sensibilizar e orientar o público sobre essas doenças, a Prefeitura de Hortolândia realiza a campanha Fique Sabendo. 

Anuncio

O CEI (Centro Especializado em Infectologia), órgão da Secretaria de Saúde, iniciou a campanha com ações em parceria com a iniciativa privada, nesta semana.

A equipe do órgão aplicou 87 testes rápidos para detecção de ISTs em funcionários de uma empresa de engenharia da cidade, nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/11). 

Advertisement

Palestras

A primeira palestra sobre o tema será na casa localizada no Parque Orestes Ôngaro, na segunda-feira (04/12). A segunda palestra será na casa no Remanso Campineiro, na terça-feira (05/12).

Quem quiser receber essas palestras, pode entrar em contato para agendar a atividade com o órgão pelo telefone (19) 3897-3653 ou pelo WhatsApp do órgão, cujo número é (19) 99886-4174, e que recebe somente mensagens de texto. 

O CEI também inicia parcerias com outros órgãos municipais. A partir da segunda-feira (04/12), o órgão irá disponibilizar material informativo sobre ISTs para a população nos quatro CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), órgãos da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, existentes no município.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Analisar

Reforma Tributária é aprovada pelo Senado | Entenda mais detalhes sobre o tema

dinheiro

A reforma tributária foi aprovada pelo Senado na última quarta-feira (8), com 53 votos favoráveis e 24 contrários e nenhuma abstenção. Agora, ela segue para a Câmara dos Deputados. A essência da PEC está na simplificação de tributos e do modelo em funcionamento no país.

O texto prevê a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). A proposta também prevê isenção de produtos da cesta básica e uma série de outras medidas.

Anuncio

Ao todo, o texto recebeu cerca de 830 emendas durante a discussão no Senado. Parte das sugestões de mudanças propostas no Plenário foram acatadas. Durante a votação em segundo turno, senadores rejeitaram destaques apresentados por senadores da oposição para limitar a soma das alíquotas dos tributos. Uma das emendas previa o teto de 20%; outra estabelecia um limite de 25%.

Um acordo garantiu a aprovação de uma emenda que prevê a criação de um fundo de desenvolvimento para os estados da Região Norte. O fundo será criado por lei complementar.

Advertisement

Fonte: Agência Senado

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Analisar

Toyota Yaris Cross: o novo SUV híbrido-flex que deve chegar ao mercado brasileiro em 2024

Yaris Cross

A Toyota está pronta para produzir o Yaris Cross em Sorocaba (SP), marcando a estreia da plataforma DNGA no Brasil.

Este SUV compacto será uma versão simplificada da TNGA, mas já preparada para eletrificação, prometendo concorrer com modelos como o Caoa Chery Tiggo 5X Pro.

Anuncio

Além disso, detalhes empolgantes sobre o sistema de som e central multimídia foram revelados, incluindo a presença do sistema de alta-fidelidade da Pionnner.

Mais sobre o Yaris Cross

Experimente a confiança de enfrentar a agitação da cidade com o compacto Yaris Cross. Sua tecnologia híbrida, interior espaçoso e versátil são projetados para mantê-lo em movimento, sem deixar nada para trás.

Advertisement

Com o sistema híbrido de autocarregamento, este membro da família Yaris oferece desempenho imbatível e eficiência líder na sua classe, proporcionando controle absoluto em todas as superfícies.

Yaris Cross

Além disso, o Toyota Smart Connect, com o novo ecrã multimédia de 9″ e sistema TAS600, oferece acesso ao trânsito em tempo real, informações cruciais da viagem, e integração sem fios com smartphones através de tecnologias como Apple CarPlay ™ e Android Auto ™, proporcionando conforto e controle ao alcance das suas mãos.

Com dimensões compatíveis com modelos como Hyundai Creta e Honda HR-V, o Yaris Cross promete ser um concorrente de peso no mercado brasileiro, com uma versão híbrido-flex esperada para ser lançada no segundo semestre de 2024

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes2 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade6 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade7 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade8 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região9 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial13 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial14 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares