Outros

Como calcular nota do Enem

Como é calculada a nota?

Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente o número de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, estudantes que acertam o mesmo número de questões podem obter médias diferentes.

Anuncio


O que representa a nota?

Geralmente a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.

Qual a nota máxima?

Os limites da escala, dentro de cada área, variam conforme o nível de dificuldade das questões da prova e o comportamento dos estudantes em cada questão. Portanto, o mínimo e máximo para cada área avaliada não são pré-fixados. Em cada edição essa pontuação se altera. Confira abaixo as maiores e menores notas do Enem 2014:

Área de conhecimento Menor nota Maior nota
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 330,6 876,4
Ciências Humanas e suas Tecnologias 324,8 862,1
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 306,2 814,2
Matemática e suas Tecnologias 318,5 973,6
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo