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Como uma bússola, Jeep Compass sabe o caminho da liderança
O Jeep Compass foi líder absoluto de emplacamentos em 2021 no segmento: foram 70.923 unidades durante o ano passado de um veículo que tem a versão de entrada com preço na casa dos R$ 165 mil.Se o Compass fosse uma marca e não um modelo de veículo, seria a 9ª mais vendida do Brasil, deixando para trás marcas tradicionais como Nissan, Ford, Peugeot, Citroën, Mitsubishi e outras.
O Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar a versão S T270, topo e mais cara da linha Jeep Compass com preço a partir de R$ 217, que por ser a mais completa do modelo não possui equipamentos opcionais e entrega muito conforto em todas as situações, no asfalto e inclusive em situações off-road.
A versão S T270 é equipada com o novo motor T270, que tem o maior torque e maior potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil e transmissão automática de seis velocidades. Com potência máxima de 185 cavalos quando abastecido com etanol, ele leva o Compass de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro.
A falta de uma opção de motorização híbrida tira pontos do modelo, já que seu principal concorrente, o Toyota Corolla Cross, oferece. Por outro lado, a fabricante japonesa não tem a oferta de uma eficiente motorização turbo flex e o Jeep Compass é o único que conta com opção do diesel em seu segmento.
Embora não tenha tração 4×4, o Jeep Compass S T270 é equipado com o TractionControl +, um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas, como é mais comum de ocorrer em situações off-road, uma boa vantagem frente aos seus principais concorrentes.
Esse sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, que utilizamos na subida da Pedra Grande, pico rochoso localizado na cidade de Atibaia/SP, bastou pressionar a tecla ASR OFF no painel.
A aventura acima foi facilitada pelo fato de o modelo ter ângulo de entrada de até 21,5°, possibilitando mais conforto e capacidade de vencer obstáculos cotidianos como buracos, canaletas e trechos off-road.
Outro recurso de destaque na versão é o modo Sport, que ao ser ativado é possível selecionar uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução e uso dos 185 cavalos de potência do modelo numa pegada mais esportiva.
Seu design também se destaca quando comparado aos Toyota Corolla Cross, com o abafador do escapamento muito baixo e exposto na traseira e o Volkswagen Taos, que tem sua beleza, mas se identifica como um mini-Tiguan. Seus faróis são em Full LED com assinatura em LED e os de neblina contam com a mesma tecnologia, o que garante mais segurança ao dirigir à noite, por exemplo.
Sua central multimídia tem tela de 10,1” Full HD e apresenta navegação embarcada e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio, o que não é novidade nem exclusividade do modelo.
Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligenceby Jeep Connect, que traz localizador de estacionamento e de posto de combustível através da central multimídia, Send& Go para pesquisa de algum ponto de interesse, como restaurantes, estacionamentos e outros estabelecimentos, LastMileNavigation, recurso permite ao usuário enviar do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo e o remote Start, que possibilita ligar o modelo pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa.
A versão ainda é equipada com direção autônoma, controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (FCW), alerta de mudança de faixa (LDW), Park Assist e farol alto automático (AHB).
E para ampliar a segurança, o Jeep Compass S T270 conta também com frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista e rconhecimento de placas, que por meio da câmera frontal reconhece as placas de velocidade nas vias e informa o motorista através do painel de instrumentos.
Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, a versão traz também os airbags laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para seus ocupantes e outro adicional para os joelhos do motorista.
Uma função que é muito útil para quem está com as mãos carregadas para encher o porta-malas é aquele conhecido movimento do pé por baixo do para-choque traseiro, que através de um sensor detecta a presença e aciona o sistema.
Completam a lista de equipamentos do Jeep Compass S T270 teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.
Ele está disponível nas novas cores Cinza Sting, Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon e Azul Jazz. No acabamento interno as cores são Preto, Marrom Arizona e Cinza Steel.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação e Sérgio Dias
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Cinco erros que acabam com a pintura do carro
São cinco erros que podem atrapalhar a vida da pintura do seu automóvel. Consequentemente, nossa recomendação é fazer justamente o oposto, conforme descreveremos em cada tópico, são ótimas dicas para manter a pintura automotiva.
1. Estacionar sob o sol
Sim, o sol é prejudicial à tinta do carro. Quantas vezes você já viu modelos mais antigos com capô ou teto corroídos pelo tempo? Na verdade, uma série de fatores contribui para essa degradação, como chuva, fezes de passarinhos, maresia e até temperaturas extremas, como a que estamos enfrentando esse ano.
“O jeito é parar na sombra, em lugar seco e arejado, como também recomendam os fabricantes de outros tipos de produto. Qualquer tipo de incidência sobre a tinta pode ser maléfica”, explica Reinaldo Silva, funileiro do bairro da Mooca em São Paulo (SP).
As fabricantes reforçam que cada modelo tem características específicas e recomendam que o proprietário use os produtos indicados no manual ou nos sites oficiais, bem como os que forem indicados pelas oficinas da rede autorizada.
2. Estacionar sob árvores ou chuvas
Como dissemos acima, chuvas ácidas ou de granizo e fezes de passarinhos, entre outros agentes externos, podem ser corrosivos e acabar com a tintura.
“A dica é evitar parar debaixo de árvores, se for possível, e em lugares onde qualquer tipo de coisa possa cair na lataria, como ao lado de obras, por exemplo”, reforçam o funileiro Reinaldo e a opinião das próprias fabricantes.
3. Lavar o carro sob o sol
Não é bom lavar o carro com a lataria quente – quando o carro está sob o sol, por exemplo. Isso pode gerar manchas na pintura, já que sob essas temperaturas a água sobre a lata evapora rapidamente e o sabão acaba deixando marca.
“Talvez isso não aconteça em uma ou duas lavagens. Mas se feito de forma constante, esse processo pode criar vícios na tinta e posteriormente danificar a pintura”, explica o especialista.
4. Usar produtos inadequados
Se você tem costume de lavar seu carro, saiba que existem produtos específicos para fazê-lo. Atenção às recomendações do fabricante e de especialistas. Fuja de itens inadequados, como esponjas muito ásperas, sabonetes ou xampus que não sejam neutros e toalhas ou panos sujos.
“O ideal é usar panos macios, como os de microfibra, e produtos de qualidade específicos para automóveis, não qualquer tipo de sabão que se compra no mercado”.
5. Não lavar nem secar, e cobrir errado
Deixar o carro totalmente sujo ou empoeirado também é ruim para a pintura – até porque as partículas de sujeira/poeira podem arranhar a lataria. Tem o costume de cobrir seu carro? Também é importante usar a capa correta, já que uma que não está de acordo com o carro também pode causar arranhões.
“O ideal é manter uma regularidade de lavagens e respeitar todas as dicas. Vai cobrir? Tenha uma capa feita ou indicada para seu próprio modelo e que seja ‘respirável’, para evitar acúmulo de umidade. E minha dica é que isso seja feito somente em longos períodos de hibernação”, finaliza Reinaldo.
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Como encontrar um verdadeiro Pai de Santo
Na jornada espiritual dentro das tradições afro-brasileiras, como Candomblé, encontrar um pai de santo verdadeiro e confiável é essencial.
Esses líderes espirituais desempenham um papel crucial, atuando como guias e mediadores entre os fiéis e as entidades espirituais. Contudo, a tarefa de discernir um verdadeiro mentor espiritual em meio a tantas opções pode ser desafiadora.
Aqui estão algumas diretrizes práticas para ajudá-lo a encontrar um pai de santo autêntico e confiável.
1. Pesquise sobre sua História e Formação
Um autêntico pai de santo possui uma formação sólida, geralmente aprendida ao longo de muitos anos. É importante investigar sobre quem ensinou e quais foram as influências espirituais do líder religioso em questão.
Líderes espirituais genuínos, como Pai Antônio de Ogum, destacam-se pelo vasto conhecimento e prática contínua. Com mais de 40 anos de experiência, Pai Antônio é amplamente respeitado por sua profundidade de conhecimento e habilidade em orientar e realizar rituais complexos, o que o torna um exemplo de liderança confiável na comunidade espiritual.
2. Entenda os Valores e Práticas
Um verdadeiro pai de santo pratica e ensina valores éticos e morais consistentes com as tradições da religião. A integridade, o respeito e a compaixão são características fundamentais. É vital frequentar sessões e observar como o pai de santo interage com sua comunidade e com os buscadores espirituais. Um líder espiritual deve ser inclusivo, acessível e respeitoso com todos, independentemente de seu status.
3. Verifique a Reputação na Comunidade
A reputação de um pai de santo pode ser um forte indicativo de sua autenticidade. Converse com membros mais antigos e respeitados da comunidade sobre suas experiências e percepções. Um líder espiritual autêntico terá um histórico de ações positivas e uma boa reputação entre aqueles que ele serve.
4. Participe de Rituais
Participar de rituais é crucial para sentir a atmosfera e a energia do espaço espiritual. Observe como os rituais são conduzidos e como as pessoas reagem às atividades. Um verdadeiro pai de santo conduz rituais com respeito e seriedade, criando um ambiente seguro e sagrado para todos os participantes.
5. Cuidado com Promessas Milagrosas
Desconfie de líderes espirituais que prometem soluções rápidas e milagrosas para problemas complexos. Um verdadeiro pai de santo entenderá e ensinará que o crescimento espiritual é um processo que requer tempo, dedicação e paciência, e não é alcançado através de soluções instantâneas.
6. Consultas e Aconselhamento
Durante as consultas, um pai de santo verdadeiro oferece aconselhamento que visa o bem-estar e o crescimento espiritual dos consultantes, sem forçar decisões ou ações. Ele deve fornecer orientação que empodere o indivíduo a tomar decisões informadas e conscientes sobre sua vida.
7. Valorize a Transparência
A transparência em todas as práticas é um sinal de um verdadeiro líder espiritual. Isso inclui clareza nos custos de serviços e rituais, bem como nas práticas administrativas da casa de santo. Um pai de santo genuíno mantém uma postura aberta e honesta sobre todas as atividades realizadas sob sua liderança.
8. Confie em Suas Intuições
Por fim, confie nas suas próprias intuições. Ao interagir com um pai de santo, observe como você se sente em sua presença. Seu instinto pode ser um guia poderoso para determinar se o ambiente e a liderança são autênticos e alinhados com suas necessidades espirituais.
Conheça o Pai de Santo Antônio de Ogum
Pai Antônio de Ogum é um renomado pai de santo e um dos médiuns mais respeitados do Brasil, com mais de 40 anos de experiência em práticas espirituais, especialmente dentro das tradições do Candomblé. Sua jornada começou ainda na juventude, quando foi iniciado nas práticas religiosas afro-brasileiras, desenvolvendo ao longo dos anos uma conexão profunda e respeitosa com as entidades espirituais, especialmente com Ogum, o orixá guerreiro e protetor nas religiões de matriz africana.
Ao longo de sua trajetória, Pai Antônio de Ogum construiu uma reputação sólida baseada em respeito, sabedoria e um profundo comprometimento com a ética e o bem-estar de seus seguidores. Ele é conhecido por sua habilidade em orientar rituais, oferecer aconselhamento espiritual e realizar leituras precisas através dos búzios, ajudando as pessoas a encontrarem caminhos de cura e melhoramento pessoal.
Pai Antônio também é um educador e líder comunitário, dedicando-se a ensinar os princípios das religiões afro-brasileiras para novas gerações, promovendo a continuidade e a integridade dessas práticas. Sua casa é um lugar onde muitos buscam refúgio e orientação, atraídos pela atmosfera de acolhimento e pelo respeito mútuo que são marcas de seu trabalho.
A extensa experiência de Pai Antônio de Ogum o coloca em uma posição única para auxiliar em questões complexas e desafiadoras, seja em nível pessoal, espiritual ou comunitário. Sua liderança e sabedoria continuam a inspirar e beneficiar muitos, solidificando sua posição como uma figura chave nas práticas espirituais do Brasil.
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Chegada do Novo Celta 2024 promete renovação no mercado
O novo Celta da Chevrolet, modelo icônico no Brasil, está previsto para retornar ao mercado em 2024. Com design renovado e motorização atualizada, o veículo promete reacender a paixão dos brasileiros por carros acessíveis. Após ser descontinuado em 2016, o Celta retorna com expectativas elevadas de redefinir os padrões do mercado automobilístico nacional.
O modelo, que foi um sucesso de vendas desde seu lançamento original em 2000, promete continuar sua trajetória de popularidade com a nova geração. A Chevrolet ainda não confirmou os planos de lançamento do novo Celta no Brasil para 2024, mas a possibilidade de reviver o nome “Celta” está sendo considerada.
Além das características técnicas como airbags, sistema de freios ABS e sensor de ré, o novo Celta se destaca por um design que incorpora elementos de outros modelos da marca. A montadora apresentou uma versão sedan durante o lançamento no México, possivelmente batizada como Prisma, e especula-se que esta versão tenha um preço inicial mais acessível que o Onix Plus.
A expectativa cresce enquanto a Chevrolet se prepara para trazer de volta um dos modelos mais queridos pelos brasileiros. A confirmação de sua chegada ao mercado nacional ainda é uma incerteza, mas a empolgação dos entusiastas automotivos é palpável.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir:
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