Outros
Dilma e Aécio decidem no segundo turno
As últimas pesquisas do primeiro turno do Ibope e do Datafolha, divulgadas às vésperas das eleições, mostraram mudanças distintas em caso de segundo turno com a candidata à reeleição para a presidência, Dilma Rousseff (PT). Diante de Marina Silva (PSB), a vantagem da atual presidente apresentou um quadro estável. Em uma ocasional disputa com o candidato Aécio Neves (PSDB), tal vantagem foi reduzida.
Porem o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves deu uma virada e nas pesquisas que antecederam o primeiro turno, o tucano deu início a uma evolução, e agora, decide o segundo turno com Dilma Rousseff.
Agora dia 26 de outubro de 2014 independente de pesquisas eleitorais e mesmo sabendo que o PT em Hortolândia fez por merecer analisando os números de outras cidades da Região Metropolitana de Campinas, os cidadãos precisam escolher o representante federal levando em conta o que é melhor para o pais, estado e município que mora, analisando os alguns pontos que destacamos abaixo para Dilma e Aécio.
Dilma Rousseff
Programas sociais – os programas de inclusão social são um importante trunfo de Dilma para o segundo turno. No ano passado, mais de 14 milhões de famílias foram beneficiadas pelo Bolsa Família, o principal cartão de visitas da candidata nessa área. “Dilma vai destacar as realizações do seu governo, principalmente nas políticas sociais”, afirma a professora Roseli Martins Coelho, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp).
Defesa dos direitos dos trabalhadores – para se diferenciar de Aécio, Dilma deve insistir que representa a garantia da manutenção de direitos trabalhistas e tentará colar, no adversário, a pecha de candidato dos “patrões”. Uma das declarações da presidenta que mais repercutiram, no primeiro turno, foi a de que ela não mexerá nesses direitos “nem que a vaca tussa”.
Discurso nacionalista – uma das estratégias recorrentes do PT, em disputas majoritárias, é afirmar que o PSDB defende a privatização de empresas públicas. Em 2006, Luiz Inácio Lula da Silva, então concorrendo à reeleição, conseguiu colar no adversário, o tucano Geraldo Alckmin, a pecha de que iria privatizar a Petrobras. Agora, Dilma deve repetir a fórmula, acusando Aécio de pretender entregar as estatais para a iniciativa privada.
Lula – sem dúvida, o ex-presidente Lula é um dos cabos eleitorais mais importantes do País. Em dezembro de 2010, dias antes de deixar a presidência da República, uma pesquisa da CNT/Sensus mostrava que seu governo era aprovado por 83% dos entrevistados – um recorde. Sua avaliação pessoal era positiva para 87% dos brasileiros. Com isso, Lula deve intensificar suas aparições nas propagandas do segundo turno e na campanha em geral.
Aécio Neves
Pibinho – o fraco desempenho da economia, durante o governo Dilma, é a maior arma do senador mineiro. O País fechou junho em recessão técnica, ou seja, apresentou dois trimestres consecutivos de queda do PIB. Entre janeiro e março, o recuo foi de 0,2%. Já de abril a junho, a baixa foi de 0,6%. Aécio se apresentará como o candidato mais preparado para reconduzir o Brasil ao crescimento, com austeridade nas contas públicas e inflação sob controle. Para tanto, já nomeou Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso, como seu futuro ministro da Fazenda.
Fernando Henrique Cardoso – ao contrário de outras eleições, em que FHC se queixou de que os candidatos tucanos não defendiam seu legado, Aécio faz questão de destacar o apoio do ex-presidente e suas conquistas na área econômica. Pertencer ao partido que lançou no Plano Real, neste pleito, é um trunfo e tanto. “Aécio é o candidato mais difícil, para Dilma, porque as realizações de FHC não são qualquer coisa. Foram importantes”, afirma a professora Roseli Martins Coelho, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp).
Desejo de mudança – as manifestações de junho do ano passado marcaram o fim da lua-de-mel da população com o governo Dilma. Em poucas semanas, a aprovação pessoal da presidenta caiu de 74% para 49%, segundo pesquisa CNT/MDA. Diversas pesquisas mostraram que, desde então, os brasileiros alimentam um desejo de mudança na política brasileira. “Doze anos no poder efetivamente desgastaram o PT”, afirma a cientista política Christiane Romeo, do Ibmec/RJ. “Dilma vai ser confrontada com a contradição de seu discurso, que oferece continuidade e promessas de mudanças”, diz.
Escândalos do governo – com o mensalão, a prisão de petistas históricos e as recentes denúncias de corrupção na Petrobras, o PT perdeu uma bandeira e tanto: o da ética na política. Aécio deve explorar esse flanco e colar, em Dilma, a imagem de pertencer a uma agremiação que compactua com os malfeitos que diz combater. “Aécio deve, ainda, adotar um discurso mais republicano, de defesa das instituições contra interesses pessoais”, afirma o cientista político Carlos Melo, professor do Insper. “As revelações de Paulo Roberto da Costa e Alberto Youssef devem repercutir muito ainda”, diz, referindo-se ao ex-diretor da Petrobras e ao doleiro que fizeram acordos de delação premiada com a Polícia Federal.
Outros
Chegada do Novo Celta 2024 promete renovação no mercado
O novo Celta da Chevrolet, modelo icônico no Brasil, está previsto para retornar ao mercado em 2024. Com design renovado e motorização atualizada, o veículo promete reacender a paixão dos brasileiros por carros acessíveis. Após ser descontinuado em 2016, o Celta retorna com expectativas elevadas de redefinir os padrões do mercado automobilístico nacional.
O modelo, que foi um sucesso de vendas desde seu lançamento original em 2000, promete continuar sua trajetória de popularidade com a nova geração. A Chevrolet ainda não confirmou os planos de lançamento do novo Celta no Brasil para 2024, mas a possibilidade de reviver o nome “Celta” está sendo considerada.
Além das características técnicas como airbags, sistema de freios ABS e sensor de ré, o novo Celta se destaca por um design que incorpora elementos de outros modelos da marca. A montadora apresentou uma versão sedan durante o lançamento no México, possivelmente batizada como Prisma, e especula-se que esta versão tenha um preço inicial mais acessível que o Onix Plus.
A expectativa cresce enquanto a Chevrolet se prepara para trazer de volta um dos modelos mais queridos pelos brasileiros. A confirmação de sua chegada ao mercado nacional ainda é uma incerteza, mas a empolgação dos entusiastas automotivos é palpável.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir:
Outros
Breve história do Chevrolet Opala e 5 motivos para comprar o seu
O Portal Hortolândia já falou sobre o Fusca, os Gols ‘Bola‘ e ‘Quadrado‘ e outros. Mas chegou a vez de contarmos a breve história do Chevrolet Opala.
Ele é uma peça fundamental da história automobilística brasileira, marcando época com seu design elegante e seu desempenho robusto. Para saber mais, continue com a gente!
Breve história do Chevrolet Opala
Sua trajetória começou em 1968, quando foi lançado pela GM do Brasil como o primeiro carro de passeio produzido pela marca no país. Introduzido como um veículo de porte médio, tinha design inspirado nos modelos da Opel, ou seja, era um visual clássico e distintivo, que logo conquistou os brasileiros.
Com opções de carroceria sedan, cupê, perua e mais tarde a versão esportiva SS, o Opala logo se tornou um dos carros mais populares do Brasil. Seu motor de seis cilindros em linha, disponível em diferentes capacidades cúbicas ao longo dos anos, garantia desempenho e confiabilidade nas estradas brasileiras.
Ao longo das décadas de 1970 e 1980, o Opala se destacou em competições automobilísticas, especialmente em corridas de turismo, onde sua robustez e potência o tornaram um favorito entre os pilotos e equipes.
Porém, com o passar dos anos e a evolução do mercado automotivo, o Opala enfrentou desafios. Em 1992, após mais de duas décadas de produção, a General Motors encerrou a fabricação do Opala, marcando o fim de uma era na indústria automobilística brasileira.
Apesar de não ser mais produzido, o Opala continua sendo um ícone do automobilismo nacional, com uma legião de fãs e admiradores que valorizam sua história e contribuição para a cultura brasileira. Seus modelos bem conservados ainda são objeto de desejo de colecionadores e entusiastas de carros clássicos, mantendo viva a memória deste grande carro que marcou gerações.
5 motivos para comprar um Chevrolet Opala
História e Tradição:
O Chevrolet Opala é um ícone da indústria automobilística brasileira, marcando uma era de ouro na produção nacional de veículos. Seu legado de décadas de história e tradição o torna um carro com valor nostálgico e emocional para muitos brasileiros.
Design Clássico e Elegante:
Com suas linhas curvas e proporções equilibradas, o Opala possui um design atemporal que ainda impressiona até os dias de hoje. Seu visual clássico e elegante é uma reminiscência dos grandes carros de luxo da época em que foi produzido.
Desempenho Robusto:
Equipado com motores de seis cilindros em linha, o Opala oferece um desempenho robusto e confiável nas estradas. Sua potência e torque garantem uma experiência de condução emocionante e prazerosa, seja para viagens longas ou passeios urbanos.
Potencial de Customização:
Para os entusiastas de carros clássicos, o Opala oferece inúmeras possibilidades de customização e personalização. Desde restaurações fiéis aos modelos originais até modificações para aumentar o desempenho, há muitas maneiras de deixar o Opala com o seu toque pessoal.
Valor de Colecionador:
Como um dos carros mais emblemáticos da história automobilística brasileira, o Opala é altamente valorizado por colecionadores e entusiastas de carros clássicos. Investir em um Opala bem conservado pode trazer retornos significativos no futuro, além de proporcionar a satisfação de possuir uma peça única da cultura automotiva nacional.
Outros
Chevrolet Onix Plus não é líder por acaso
Onix Plus: durante a última semana tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar a linha Chevrolet Onix Plus, que já é oferecida como modelo 2025, mas segue como estava desde 2020: liderando o segmento dos sedãs compactos, fechando o primeiro trimestre desse ano com 10,9 mil emplacamentos – o segundo, Volkswagen Virtus, teve 7,9 mil emplacamentos.
A regularidade do Chevrolet Onix Plus na liderança em um segmento tão concorrido é notável, afinal além do Volkswagen Virtus ele tem concorrentes fortes, com qualidades, como os Hyundai HB20S, Nissan Versa e Toyota Yaris Sedã.
A linha Chevrolet Onix Plus mudou de nome a partir de 2020, quando deixou de ser chamado Prisma e, já em 2020, além de 2021, 2022 e 2023, lidera, sendo oferecido na linha 2025 em seis versões: LT, equipada com motor 1.0 aspirado com até 82 cavalos e transmissão manual; e as equipadas com motor 1.0 turbo com até 116 cavalos nas versões Turbo e opções de transmissão manual ou automática: Turbo, Turbo LT (única que pode ser manual), Turbo LTZ e Turbo Premier.
Como em time que está ganhando não se mexe, no design a linha 2025 não teve mudanças. A grade tem a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.
Na Premier os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium de versão topo de linha. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED cria um belo efeito e ajuda a proporcionar uma aparência mais tecnológica.
O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Os vincos também foram pensados para dar rigidez extra às chapas de metal.
Na lateral, o friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo. Na traseira o Chevrolet Onix Plus 2025 conta com lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta-malas.
O compartimento de bagagem, em razão das dobradiças fixadas nas extremidades da tampa, permite a acomodação de objetos mais largos e um total de 469 litros.
Onix Plus – interno
Internamente, o volante tem um desenho que melhora a empunhadura, além de regulagens de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade. O quadro de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros de fácil leitura com molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED.
O sistema multimídia flutuante otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática na versão Premier.
Os bancos dianteiros têm encosto inteiriço para todas as versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo.
Para os passageiros traseiros, as dimensões acomodam muito bem a cabeça, quadril e ombros. Há ainda tomadas USB no dorso do console central espaços para porta-objetos.
Na linha Chevrolet Onix Plus 2025, com a chave eletrônica, é possível o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo.
Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação é feita remotamente via internet.
Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate.
Para estacionar é possível ter uma ajuda, bastando apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução é outra tecnologia ofertada para o Chevrolet Onix Plus 2025.
A linha Chevrolet Onix Plus 2025, desde as versões de entrada, vem equipado com airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos incrementam a lista de itens de série.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Grupo SHC traz para o Brasil ônibus elétricos da chinesa Ankai
O Grupo SHC anunciou o lançamento no Brasil da Ankai, uma das marcas líderes mundiais em desenvolvimento, produção e vendas de ônibus movidos por novas energias, como eletricidade, gás e hidrogênio.
Atualmente o Grupo SHC é o importador oficial de carros, picapes, vans e caminhões elétricos da JAC Motors e centro de assistência técnica no Brasil da CATL, maior player mundial de produção de baterias, com 37% da produção global.
Volvo inicia operação de caminhões pesados elétricos no Brasil
O Ministério dos Transportes oficializou a autorização para o início das operações de caminhões pesados elétricos Volvo no Brasil, após um estudo feito em conjunto entre instituições governamentais, entidades acadêmicas e empresas da iniciativa privada.
Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento.
Jeep oferece garantia de cinco anos para os modelos produzidos no Brasil
Todos os modelos produzidos pela marca Jeep no Brasil passam a contar com a garantia de cinco anos. Commander 2025 e Compass 2025 foram os primeiros que tiveram o benefício e agora todas as versões do Jeep Renegade, desde o ano modelo 2024 até os zero quilômetros também estão contemplados.
“Só uma marca que confia no seu produto é capaz de oferecer um benefício como esse. A Jeep sempre foi sinônimo de aventura e coragem, e essa nova garantia de 5 anos, reflete na nossa missão de oferecer a melhor experiência possível aos nossos clientes. Mais do que isso, com a garantia ampliada, estamos reafirmando nosso compromisso com a qualidade e a confiabilidade dos nossos veículos”, destaca Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.
Honda confirma investimentos e produção do WR-V no Brasil
Honda irá realizar um novo ciclo de investimento estratégico em sua operação brasileira para iniciar a produção nacional da nova geração do WR-V, ampliando seu portfólio, que atualmente conta com oito modelos presentes em uma expressiva parcela dos segmentos do mercado automotivo.
Com aporte no valor de R$ 4,2 bilhões, para período de 2024 a 2030, a empresa visa a expansão contínua dos negócios, além do WR-V, por meio do lançamento da exclusiva tecnologia híbrida-flex e do aumento do volume de produção e geração de empregos no País.
Olof Persson substituirá Gerrit Marx como CEO do Iveco Group
Olof Persson sucederá Gerrit Marx como CEO do Iveco Group a partir do dia 1º de julho de 2024. Marx, por sua vez, assume nessa mesma data como CEO da CNH Industrial N.V. Persson, que atualmente é Diretor Independente do Conselho do Iveco Group, foi entre 2011 e 2016 Presidente e CEO do AB Volvo Group.
“Em nome de todos no Iveco Group, eu gostaria de agradecer a Gerrit por sua liderança enérgica e bem-sucedida nos últimos dois anos e meio e desejar-lhe tudo sucesso em sua nova função. Temos a sorte de Olof, com sua riqueza de experiência relevante no setor, assumirá o cargo de CEO e dará uma garantia de continuidade na execução dos planos que apresentamos em março”, comentou Suzanne Heywood, Presidente do Iveco Group.
Segunda geração da Fiat Strada alcança marco histórico
A picape Fiat Strada, desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis Betim, acaba de alcançar o marco de meio milhão de unidades produzidas desde a chegada ao mercado de sua segunda geração, em junho de 2020.
“Juntas, Strada e Toro fazem da Fiat a referência como a marca que mais entende de picapes no Brasil com cerca de 40% do segmento atualmente. E isso é fácil de explicar já que a Strada sempre trouxe ineditismo para o mercado”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
John Deere anuncia investimento e criação de empregos fábrica de Catalão
A John Deere anunciou um investimento de mais de R$ 700 milhões em sua fábrica na cidade goiana de Catalão, onde são produzidos pulverizadores e colhedoras de cana. O projeto visa a ampliação da infraestrutura para a nacionalização da ferramenta de pulverização inteligente See & Spray.
“Com esta expansão da unidade teremos a adição de mais de 20 mil metros quadrados aos 69 mil metros quadrados da planta atual. Para acompanhar o crescimento exponencial da empresa no Brasil, está prevista a criação de aproximadamente 400 novos empregos provenientes do investimento nos próximos 60 meses – sendo 100 diretos e 300 indiretos”, explica Edison Drescher, diretor da fábrica da John Deere em Catalão.
Porsche apresenta nova geração do Cayenne GTS com motor de 500 cavalos
O Cayenne teve a sua repaginada iniciada em 2023 finalizada com a apresentação das versões GTS nas carrocerias SUV e Coupé, que serão comercializadas no Brasil, com preços e especificações comunicados futuramente pela marca.
O V8 biturbo de 4.0 litros, desenvolvido pela Porsche e que equipa a versão, passou por uma extensa revisão técnica que resultou em ganhos de eficiência e um aumento significativo no desempenho: o motor agora produz 500 cavalos de potência e torque de 660 Nm com uma transmissão Tiptronic S de oito velocidades.
Kenda apresenta o pneu para motocicletas Radial KM1
A Kenda apresenta para o mercado brasileiro o novo pneu para motocicleta Radial KM1, primeiro radial de turismo esportivo da marca, desenvolvido com tecnologia avançada e um composto de borracha de última geração.
“A Kenda não só proporciona um excelente custo-benefício em suas centenas de opções de pneus e câmaras de ar, mas garante que cada motociclista encontre exatamente o que precisa para superar os desafios da pista com alto desempenho e estilo robusto”, enfatiza Cícero Moro, diretor do grupo Motociclo, distribuidora exclusiva dos pneus de motos Kenda no mercado brasileiro.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
-
Empregos1 semana ago
Processos Seletivos na Rede Globo para vagas home office em diversos setores
-
Empregos1 semana ago
Concurso público dos Correios terá cargos de nível médio e superior
-
Eventos1 semana ago
Encontro de carros antigos movimenta o estacionamento do Shopping Parque das Bandeiras neste final de semana
-
Eventos1 semana ago
Merengue gigante é uma das atrações do evento que desembarca na Estação Cultura dias 20 e 21 de abril
-
Empregos1 semana ago
Novidades sobre o Concurso dos Correios: confira previsão para edital e para contratações
-
Nossa Cidade1 semana ago
Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados
-
Policial1 semana ago
Homens armados tentam fugir da polícia, mas são presos em Monte Mor
-
Cursos1 semana ago
FATEC Sumaré abre inscrições para superior gratuito