Connect with us

Outros

É preciso amar os pets em todas as fases da vida

Publicado

em

pet

Para o tutor todas as fases da vida do pet são especiais. Os filhotes são fofos, os adultos são os melhores companheiros, e os idosos, devem receber muita gratidão em forma de amor. Afinal, são companheiros para a uma vida de todos da família.

O Portal Hortolândia sabe que é imprescindível que todo tutor saiba quais são os principais cuidados com um pet idoso, atividades e práticas fundamentais para deixá-lo em conforto, saudável e seguro. Confira então alguns dos principais cuidados para isso.

Anuncio

Exercícios físicos

Assim como atividades físicas fornecem diversos benefícios aos tutores, os exercícios físicos moderados também mantêm a mobilidade e a saúde dos cães e gatos idosos.

Advertisement

Porém, devido às necessidades físicas específicas dos mais velhos, é preciso adaptar intensidade e duração das atividades conforme as suas capacidades físicas.

“Lembre-se de nunca forçar nenhum tipo de esforço. Respeite o tempo e a capacidade física dos velhinhos, pois não é a intensidade que ditará os seus benefícios. Toda prática é válida”, afirmam os veterinários do Vet Quality Centro Veterinário.

Passeios

Caminhadas são sempre uma boa opção de exercícios para pets porque eles mesmo ditam o ritmo. Quanto aos idosos, os passeios geralmente são lentos, e não dá nada de errado com isso.

Advertisement

Deixe-o explorar, farejar, cavar, fazer pausas e o que mais se sentir confortável. Na verdade, essas práticas os ajudam a fortalecer os seus instintos, na socialização, no humor e no bem-estar.

Em relação ao ambiente, prefira um local com poucos obstáculos e o mais calmo possível, com espaço para o pet idoso se sentir seguro e confiante para aproveitar. Por isso, parques e praças são ótimas escolhas. Caso não tenha essas opções, prefira ruas tranquilas.

Brinquedos interativos

Atividades em casa também são boas opções, principalmente aos idosos mais carentes de disposição e mobilidade. Os brinquedos interativos, por exemplo, podem ser úteis até mesmo sem a supervisão do tutor.

Advertisement

Brincadeiras que estimulem o cérebro promovem estímulos físicos e cognitivos, ambos fundamentais tratando-se de aumentar a qualidade de vida dos idosos.

Natação e brincadeiras aquáticas

A água tem funções terapêuticas incríveis. Ela promove sensação de relaxamento, de bem-estar, e, dependendo da temperatura, aliviam algumas dores. Por isso, atividades aquáticas são sempre bem-vindas.

Cuidado: como a saúde dos pets mais velho é mais frágil, faça as brincadeiras em dias com temperaturas amenas e com água em temperatura ambiente ou morna. Além disso, não os exponha ao frio e vento após as atividades.

Advertisement

Realizar check-up

O check-up veterinário é muito importante a todos os bichinhos, nos cuidados com pet idoso, ele é indispensável. Isso porque a saúde deles é mais sensível e, nessa fase, eles estão mais suscetíveis às doenças de todos os tipos.

Nesse caso, monitorar a saúde ocular, dentária, do coração, dos ossos, entre outras partes, é necessário tanto para prevenção quanto para diagnóstico e tratamento precoce.

Além disso, o check-up é a única prática que poderá detectar doenças silenciosas e muito perigosas, assim como a carência de vitaminas e nutrientes.

Advertisement

Fortalecer a alimentação

As necessidades nutricionais de um pet idoso são diferenciadas, assim como acontece com os filhotes. Nesse caso, existem rações específicas para essa fase da vida e são comumente denominadas de ração sênior.

Além disso, é interessante acrescentar alimentos naturais ricos em vitaminas e nutrientes, como verduras escuras, beterraba, batata, banana, arroz, peixes e carnes com pouca gordura.

Mais uma vez, a orientação profissional e o check-up são importantes, pois é a partir dessas orientações que você seguirá com a alimentação do animal conforme suas necessidades. Afinal, cada pet é um pet, e, principalmente, os mais velhos tem demandas específicas.

Advertisement

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Pixabay

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

ripa de madeira ripa de madeira
Policial26 minutos ago

Homem é preso após bater com ripa de madeira em criança, que vai a óbito, em Monte Mor

Na tarde do último sábado (27), uma criança que havia chegado ao hospital de Monte Mor, supostamente vítima de agressão,...

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos1 hora ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade2 horas ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos2 horas ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região3 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil3 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial3 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

Advertisement
cinema

Populares