Outros
Ford traz para o Brasil um Mustang mais potente e tecnológico
Fomos convidados pela Ford para conhecer no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da marca em Tatuí, interior de São Paulo, a nova geração do Mustang, que chega ao mercado brasileiro na versão única GT Performance, equipada com motorização com 488 cavalos de potência e preço a partir de R$ 529 mil.
O modelo ainda não ficou durante uma semana na nossa garagem, mas isso não significa que não conseguimos sentir o desempenho dinâmico do modelo. Foi possível realizar uma volta rápida com um piloto da marca e nesse momento foi possível perceber o quanto o cupê esportivo evoluiu no desempenho.
“Essa nova geração inaugura mais um capítulo na história do Mustang, que tem uma trajetória única dentro da indústria e impressiona pela capacidade constante de evolução e inovação. E todo esse sucesso, na verdade, tem uma razão muito simples: a grande paixão que, assim como os fãs, todos os times da Ford têm por esse produto”, nos explicou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
A sétima geração do Ford Mustang GT Performance é equipado com motor Coyote V8 5.0 de quarta geração e transmissão automática de dez velocidades com nova calibração, conjunto que entrega 488 cavalos de potência – cinco cavalos a mais que o Mach1, que tem 483.
“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200 km/h, por exemplo, o ganho é perceptível”, disse Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.
Mustang no Brasil
O modelo chega ao Brasil com suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos, uma tecnologia muito útil no mercado brasileiro e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torsional.
Os freios, outro destaque que sentimos na prática durante a volta rápida, são Brembo de alta performance, tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente. Para completar, agora as rodas exclusivas de 19” são equipadas com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.
Uma novidade na nova geração agrada os amantes de manobras de derrapagem. Trata-se do freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que amplia o leque de técnicas de pilotagem. Os recursos para pista incluem também o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps.
O condutor do Ford Mustang GT Performance pode calibrar a seu gosto desde a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem.
Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução disponíveis: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Também é possível configurar até seis modos de condução personalizados, usando os três modos de direção elétrica, os quatro modos de escapamento e os quatro modos de suspensão, disponíveis pela primeira vez na linha, que prevalecem sobre a seleção automática.
“O novo Mustang GT Performance tem uma dirigibilidade impressionante. As relações de direção mais rápidas, a dinâmica em curvas, a maior potência em linha reta e as respostas de aceleração e frenagem são muito superiores ao antigo GT e, em alguns aspectos, melhores também que as do Mach 1”, destaca Luís Gozzani, piloto de Testes e Engenharia Veicular da Ford.
No design a Ford fez questão de mostrar que a sétima geração do Mustang combina linhas modernas com elementos clássicos do modelo original dos anos 60. Sua frente apresenta uma nova grade, faróis full-LED e entradas de ar no capô. A traseira, em formato de cunha, exibe novas lanternas de três barras e aerofólio.
No interior o cockpit foi renovado e, segundo a Ford, inspirado em caças a jato. As telas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia SYNC 4 formam um conjunto único, com várias opções de personalização e incluem GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O.
O volante esportivo tem a base reta, com revestimento em couro e aquecimento. Os bancos parcialmente em couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Outro recurso novo e desenvolvido pela engenharia brasileira é o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave.
Os itens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros.
A Ford inicia as vendas do Mustang GT Performance em março, com as primeiras entregas previstas para junho e será oferecido nas cores Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias.
Confira um vídeo com o Ford Mustang GT Performance em https://youtu.be/fX7azXDVcJs.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Continental amplia seu portfólio de pneus no Brasil com novo modelo esportivo
A Continental apresentou nova geração de pneus ExtremeContact Sport02, modelo esportivo que chega para complementar o portfólio da marca no mercado brasileiro para atender consumidores que desejam um produto versátil e que buscam esportividade e desempenho nas pistas como lazer em ações de track days.
O ExtremeContact Sport02 incorpora diversas tecnologias inéditas, como a SportPlus e será inicialmente importado e no segundo semestre de 2024 passará a ser produzido nos aros 16, 17 e 19 na fábrica da Continental Pneus em Camaçari, na Bahia.
Volkswagen Caminhões e Ônibus supera 20 mil caminhões extrapesados vendidos
A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora os resultados dos seus extrapesados, que já ultrapassam a marca de 20 mil unidades vendidas em seus três anos e meio de comercialização. Grande parte dos clientes vêm atraídos pela eficiência dos modelos Meteor e Constellation voltados ao transporte de grandes cargas.
Entre os diferenciais dos modelos estão a potência e o torque superiores do motor D26 de 13 litros, produzidos no Brasil, com alta tecnologia, eficiência e durabilidade. Estão mais potentes, com 2.400 Nm de torque e equipados com sistema de emissões SCR e EGR.
Nissan Kicks terá duas gerações disponíveis no mercado brasileiro em 2025
A atual geração do Nissan Kicks, atualmente produzido em Resende, se manterá disponível para os consumidores mesmo com a nova geração, um carro totalmente novo, aumentando assim o leque de opções oferecido pela marca japonesa aos brasileiros.
Vale lembrar que em novembro de 2023 a Nissan confirmou que está investindo R$ 2,8 bilhões no Brasil para, a partir de 2025, produzir dois novos veículos utilitários esportivos e montar um motor turbo em seu Complexo Industrial em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
Hyundai confirma venda do IONIQ 5 no Brasil ainda em 2024
A Hyundai confirmou que vai comercializar no mercado brasileiro o IONIQ 5, modelo construído sob a plataforma de veículos elétricos a bateria do Hyundai Motor Group, chamada E-GMP – Electric-Global Modular Platform. O modelo conta com uma gama de configurações elétricas de potência desenvolvida para atender às necessidades de mobilidade de cada pessoa, sem comprometer o desempenho.
Os clientes contarão com a bateria 72,6 kWh, e dois layouts de motores elétricos, seja apenas com motor traseiro ou com motores dianteiro e traseiro. As variações proporcionam autonomia de até 480 quilômetros e velocidade máxima de 185 km/h.
Larisa Gambrell será a nova presidente da DAF Caminhões Brasil
A DAF Caminhões Brasil anunciou a nomeação de Larisa Gambrell como sua nova Presidente a partir de 1º de maio de 2024, em substituição ao executivo Lance Walters, que retornará aos Estados Unidos para ocupar o cargo de Assistant General Manager — Vendas e Marketing de PACCAR Parts. Larisa se reportará a Michael Kuester, Vice-Presidente para a América do Sul da PACCAR.
A executiva ingressou na PACCAR em 2006 e ocupou cargos de crescente responsabilidade nas divisões PACCAR Parts, Dynacraft e Kenworth. Sua última posição foi Assistant General Manager — Operações de PACCAR Parts, em Renton, Washington, nos Estados Unidos. Larisa é formada pela Universidade de Washington (B.A. — Economia) e pela Universidade de Seattle (M.A. — Negócios Internacionais).
Ducati promove recall para os modelos XDiavel e XDiavel S
A Ducati Brasil convoca os proprietários das motocicletas XDiavel e XDiavel S, fabricadas entre 2016 e 2022, para a verificação e eventual substituição do encosto do banco do passageiro. Mais informações no site oficial https://www.ducati.com/br/pt/home/servicos/pos-vendas/campanhas-recall.
As análises demonstraram que em situações excepcionais, caso o encosto do banco do passageiro não tenha sido instalado corretamente, pode haver o afrouxamento dos parafusos de fixação, causando a fissura ou a quebra do componente.
Caminhão Iveco S-Way 2024 conquista o prêmio “iF DESIGN AWARD”
O caminhão Iveco S-Way 2024 conquistou o prêmio “iF DESIGN AWARD” na categoria “Design de produto de automóveis/veículos”. Um júri independente de 132 especialistas internacionais em design nomeou o modelo vencedor depois de competir com mais de 11 mil inscrições de 72 países.
“Estamos muito orgulhosos pelo fato de o novo Iveco S-Way ter sido premiado com o iF DESIGN AWARD. Acreditamos que esse caminhão é o Iveco S-Way mais impressionante da história do modelo, combinando uma estética excelente com uma ergonomia impressionante”, diz Marco Armigliato, diretor de Design Industrial do Iveco Group.
Mitsubishi apresenta a “aventureira” L200 Triton Sport Outdoor GLS 2025
A Mitsubishi amplia a linha de picapes comercializadas no mercado brasileiro com a L200 Triton Sport Outdoor GLS 2025, modelo com apelo aventureiro, detalhes externos em acabamento grafite fosco, preço a partir de R$ 245.490,00 e disponível nas cores de carroceria Preto Ônix, Cinza Londrino, Prata Lítio e Branco Fuji.
A versão Outdoor GLS 2025 é equipada com motor 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros, 190 cavalos de potência e torque de 43,9 kgfm, além do o sistema de transmissão automática de seis velocidades com opções para trocas sequenciais na alavanca seletora.
Caoa promove exclusivo leilão em favor do “Hospital de Amor”
A Caoa vai leiloar a última unidade confeccionada do Hyundai Tucson Flex no mundo, que saiu da linha de produção da planta de Anápolis (GO) em 2019. Todo o valor arrecadado por meio de leilão será convertido em doação para o “Hospital de Amor”.
O leilão da unidade especial já está aberto na plataforma Super Bid e deverá ser mantido ativo até o dia 05 de abril, por meio do link https://www.superbid.net/evento/caoa-1530h-246160. Essa iniciativa deverá atrair o público que valoriza e apoia o “Hospital de Amor” e antigos e atuais usuários do SUV e colecionadores, atraídos pela unicidade e exclusivismo de ser a última unidade do Tucson a ser produzida em todo o mundo.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias e Divulgação
Outros
Cinco erros que acabam com a pintura do carro
São cinco erros que podem atrapalhar a vida da pintura do seu automóvel. Consequentemente, nossa recomendação é fazer justamente o oposto, conforme descreveremos em cada tópico, são ótimas dicas para manter a pintura automotiva.
1. Estacionar sob o sol
Sim, o sol é prejudicial à tinta do carro. Quantas vezes você já viu modelos mais antigos com capô ou teto corroídos pelo tempo? Na verdade, uma série de fatores contribui para essa degradação, como chuva, fezes de passarinhos, maresia e até temperaturas extremas, como a que estamos enfrentando esse ano.
“O jeito é parar na sombra, em lugar seco e arejado, como também recomendam os fabricantes de outros tipos de produto. Qualquer tipo de incidência sobre a tinta pode ser maléfica”, explica Reinaldo Silva, funileiro do bairro da Mooca em São Paulo (SP).
As fabricantes reforçam que cada modelo tem características específicas e recomendam que o proprietário use os produtos indicados no manual ou nos sites oficiais, bem como os que forem indicados pelas oficinas da rede autorizada.
2. Estacionar sob árvores ou chuvas
Como dissemos acima, chuvas ácidas ou de granizo e fezes de passarinhos, entre outros agentes externos, podem ser corrosivos e acabar com a tintura.
“A dica é evitar parar debaixo de árvores, se for possível, e em lugares onde qualquer tipo de coisa possa cair na lataria, como ao lado de obras, por exemplo”, reforçam o funileiro Reinaldo e a opinião das próprias fabricantes.
3. Lavar o carro sob o sol
Não é bom lavar o carro com a lataria quente – quando o carro está sob o sol, por exemplo. Isso pode gerar manchas na pintura, já que sob essas temperaturas a água sobre a lata evapora rapidamente e o sabão acaba deixando marca.
“Talvez isso não aconteça em uma ou duas lavagens. Mas se feito de forma constante, esse processo pode criar vícios na tinta e posteriormente danificar a pintura”, explica o especialista.
4. Usar produtos inadequados
Se você tem costume de lavar seu carro, saiba que existem produtos específicos para fazê-lo. Atenção às recomendações do fabricante e de especialistas. Fuja de itens inadequados, como esponjas muito ásperas, sabonetes ou xampus que não sejam neutros e toalhas ou panos sujos.
“O ideal é usar panos macios, como os de microfibra, e produtos de qualidade específicos para automóveis, não qualquer tipo de sabão que se compra no mercado”.
5. Não lavar nem secar, e cobrir errado
Deixar o carro totalmente sujo ou empoeirado também é ruim para a pintura – até porque as partículas de sujeira/poeira podem arranhar a lataria. Tem o costume de cobrir seu carro? Também é importante usar a capa correta, já que uma que não está de acordo com o carro também pode causar arranhões.
“O ideal é manter uma regularidade de lavagens e respeitar todas as dicas. Vai cobrir? Tenha uma capa feita ou indicada para seu próprio modelo e que seja ‘respirável’, para evitar acúmulo de umidade. E minha dica é que isso seja feito somente em longos períodos de hibernação”, finaliza Reinaldo.
Outros
Como encontrar um verdadeiro Pai de Santo
Na jornada espiritual dentro das tradições afro-brasileiras, como Candomblé, encontrar um pai de santo verdadeiro e confiável é essencial.
Esses líderes espirituais desempenham um papel crucial, atuando como guias e mediadores entre os fiéis e as entidades espirituais. Contudo, a tarefa de discernir um verdadeiro mentor espiritual em meio a tantas opções pode ser desafiadora.
Aqui estão algumas diretrizes práticas para ajudá-lo a encontrar um pai de santo autêntico e confiável.
1. Pesquise sobre sua História e Formação
Um autêntico pai de santo possui uma formação sólida, geralmente aprendida ao longo de muitos anos. É importante investigar sobre quem ensinou e quais foram as influências espirituais do líder religioso em questão.
Líderes espirituais genuínos, como Pai Antônio de Ogum, destacam-se pelo vasto conhecimento e prática contínua. Com mais de 40 anos de experiência, Pai Antônio é amplamente respeitado por sua profundidade de conhecimento e habilidade em orientar e realizar rituais complexos, o que o torna um exemplo de liderança confiável na comunidade espiritual.
2. Entenda os Valores e Práticas
Um verdadeiro pai de santo pratica e ensina valores éticos e morais consistentes com as tradições da religião. A integridade, o respeito e a compaixão são características fundamentais. É vital frequentar sessões e observar como o pai de santo interage com sua comunidade e com os buscadores espirituais. Um líder espiritual deve ser inclusivo, acessível e respeitoso com todos, independentemente de seu status.
3. Verifique a Reputação na Comunidade
A reputação de um pai de santo pode ser um forte indicativo de sua autenticidade. Converse com membros mais antigos e respeitados da comunidade sobre suas experiências e percepções. Um líder espiritual autêntico terá um histórico de ações positivas e uma boa reputação entre aqueles que ele serve.
4. Participe de Rituais
Participar de rituais é crucial para sentir a atmosfera e a energia do espaço espiritual. Observe como os rituais são conduzidos e como as pessoas reagem às atividades. Um verdadeiro pai de santo conduz rituais com respeito e seriedade, criando um ambiente seguro e sagrado para todos os participantes.
5. Cuidado com Promessas Milagrosas
Desconfie de líderes espirituais que prometem soluções rápidas e milagrosas para problemas complexos. Um verdadeiro pai de santo entenderá e ensinará que o crescimento espiritual é um processo que requer tempo, dedicação e paciência, e não é alcançado através de soluções instantâneas.
6. Consultas e Aconselhamento
Durante as consultas, um pai de santo verdadeiro oferece aconselhamento que visa o bem-estar e o crescimento espiritual dos consultantes, sem forçar decisões ou ações. Ele deve fornecer orientação que empodere o indivíduo a tomar decisões informadas e conscientes sobre sua vida.
7. Valorize a Transparência
A transparência em todas as práticas é um sinal de um verdadeiro líder espiritual. Isso inclui clareza nos custos de serviços e rituais, bem como nas práticas administrativas da casa de santo. Um pai de santo genuíno mantém uma postura aberta e honesta sobre todas as atividades realizadas sob sua liderança.
8. Confie em Suas Intuições
Por fim, confie nas suas próprias intuições. Ao interagir com um pai de santo, observe como você se sente em sua presença. Seu instinto pode ser um guia poderoso para determinar se o ambiente e a liderança são autênticos e alinhados com suas necessidades espirituais.
Conheça o Pai de Santo Antônio de Ogum
Pai Antônio de Ogum é um renomado pai de santo e um dos médiuns mais respeitados do Brasil, com mais de 40 anos de experiência em práticas espirituais, especialmente dentro das tradições do Candomblé. Sua jornada começou ainda na juventude, quando foi iniciado nas práticas religiosas afro-brasileiras, desenvolvendo ao longo dos anos uma conexão profunda e respeitosa com as entidades espirituais, especialmente com Ogum, o orixá guerreiro e protetor nas religiões de matriz africana.
Ao longo de sua trajetória, Pai Antônio de Ogum construiu uma reputação sólida baseada em respeito, sabedoria e um profundo comprometimento com a ética e o bem-estar de seus seguidores. Ele é conhecido por sua habilidade em orientar rituais, oferecer aconselhamento espiritual e realizar leituras precisas através dos búzios, ajudando as pessoas a encontrarem caminhos de cura e melhoramento pessoal.
Pai Antônio também é um educador e líder comunitário, dedicando-se a ensinar os princípios das religiões afro-brasileiras para novas gerações, promovendo a continuidade e a integridade dessas práticas. Sua casa é um lugar onde muitos buscam refúgio e orientação, atraídos pela atmosfera de acolhimento e pelo respeito mútuo que são marcas de seu trabalho.
A extensa experiência de Pai Antônio de Ogum o coloca em uma posição única para auxiliar em questões complexas e desafiadoras, seja em nível pessoal, espiritual ou comunitário. Sua liderança e sabedoria continuam a inspirar e beneficiar muitos, solidificando sua posição como uma figura chave nas práticas espirituais do Brasil.
Outros
Chegada do Novo Celta 2024 promete renovação no mercado
O novo Celta da Chevrolet, modelo icônico no Brasil, está previsto para retornar ao mercado em 2024. Com design renovado e motorização atualizada, o veículo promete reacender a paixão dos brasileiros por carros acessíveis. Após ser descontinuado em 2016, o Celta retorna com expectativas elevadas de redefinir os padrões do mercado automobilístico nacional.
O modelo, que foi um sucesso de vendas desde seu lançamento original em 2000, promete continuar sua trajetória de popularidade com a nova geração. A Chevrolet ainda não confirmou os planos de lançamento do novo Celta no Brasil para 2024, mas a possibilidade de reviver o nome “Celta” está sendo considerada.
Além das características técnicas como airbags, sistema de freios ABS e sensor de ré, o novo Celta se destaca por um design que incorpora elementos de outros modelos da marca. A montadora apresentou uma versão sedan durante o lançamento no México, possivelmente batizada como Prisma, e especula-se que esta versão tenha um preço inicial mais acessível que o Onix Plus.
A expectativa cresce enquanto a Chevrolet se prepara para trazer de volta um dos modelos mais queridos pelos brasileiros. A confirmação de sua chegada ao mercado nacional ainda é uma incerteza, mas a empolgação dos entusiastas automotivos é palpável.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir:
-
Empregos1 semana ago
Concurso público dos Correios terá cargos de nível médio e superior
-
Eventos1 semana ago
Encontro de carros antigos movimenta o estacionamento do Shopping Parque das Bandeiras neste final de semana
-
Cursos1 semana ago
FATEC Sumaré abre inscrições para superior gratuito
-
Nossa Cidade1 semana ago
Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados
-
Animais Perdidos1 semana ago
Procura-se por Rabito perdido no Amanda 2
-
Outros6 dias ago
Procura-se por Snoopy perdido no São Jorge
-
Empregos6 dias ago
Gingante da fita adesiva contrata Ajudante de Utilidades
-
Nossa Região1 semana ago
Importante rede de mercados fecha 4 lojas na região: entenda os motivos