Connect with us

Saúde & Beleza

Cardioncologia: Paciente com câncer requer acompanhamento diferenciado

Publicado

em

saude

No mês da campanha Setembro Vermelho, que reforça a necessidade de cuidar da saúde do coração, o Centro de Oncologia Campinas amplia a lista de serviços aos pacientes ao introduzir mais uma especialidade essencial ao tratamento do câncer, a oncocardiologia. O atendimento multidisciplinar é um facilitador do bem-estar do paciente, seja por questões de conveniência ou, mais importante, por possibilitar atenção completa à saúde.

A oncocardiologia é direcionada às doenças cardiovasculares que podem acometer pacientes com câncer antes, durante e depois do tratamento. O acompanhamento com o cardioncologista possibilita maior chance da detecção de uma cardiotoxicidade e, se necessário, uma rápida intervenção, capaz de não alterar o planejamento e o protocolo oncológicos.

Anuncio

“Nosso papel como cardioncologista é tentar detectar precocemente essas alterações do coração relacionadas com o câncer e com o tratamento do câncer”, reafirma o oncocardiologista Otávio Rizzi Coelho Filho, que atenderá os pacientes do COC ao lado dos também cardioncologistas Otávio Rizzi Coelho, Rafael Sudario Vieira Toledo, Adriana Aparecida Bau, Camila Nicolela Geraldo Martins e Marcelo Idalgo Rodrigues.

Durante o curso da quimioterapia, é mandatório que o cardiologista use as ferramentas adequadas para proteger o coração do paciente. Ainda que o tratamento do câncer tenha evoluído muito, e que a grande parte dos pacientes tenha resposta positiva, há uma chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O motivo, explica Otávio Rizzi, é que os pacientes que têm a maioria dos tipos de câncer vão dividir fatores de risco para doença cardiovascular. 

Advertisement

“O cigarro é o vilão do câncer e do coração; obesidade tem relação muito grande com alguns tipos de neoplasia e doença no coração; alimentação inadequada, sedentarismo, etilismo. Todas essas situações têm grande impacto no risco de câncer e também de doença cardiovascular”, exemplifica Rizzi. Além disso, os tratamentos quimioterápicos e radioterápicos para a neoplasia, apesar de muito evoluídos, ainda fazem uso de drogas capazes de trazer riscos ao coração. “Tive a oportunidade de estar nos Estados Unidos, trabalhando num dos grupos de cardioncologia mais importantes do mundo. Nesse período, participei de estudos que ajudaram a descobrir alguns padrões de lesões no coração de alguns tipos de quimioterapia”, reforça.

Ter uma equipe de cardiologia com experiência e treinada no mesmo ambiente do tratamento oncológico ajuda a agilizar o diagnóstico de doenças do coração e ainda pode oferecer cuidados precisos e ágeis para contribuir com o tratamento oncológico. “Em algumas situações, bem raras, a doença no coração é tão importante que nós teremos de interromper ou diminuir o tratamento oncológico. Mas na grande maioria das vezes, com o acompanhamento especializado, conseguimos dar remédios e fazer eventualmente pequenas mudanças para que o paciente não pare o tratamento e continue tratando a doença de maneira adequada”, detalha Rizzi.

Hoje, os grandes centros de oncologia no Brasil e no mundo, afirma, têm uma equipe de cardiologia especializada para poder dar o suporte do rápido diagnóstico e intervenção terapêutica. “O nosso papel no Centro de Oncologia Campinas é poder ajustar situações para que a equipe consiga oferecer os tratamentos oncológicos que vão mudar a evolução da doença”, confirma.

Benefícios

Advertisement

O tratamento cardiológico especializado traz vários benefícios. “O primeiro é que o câncer tem os mesmos fatores de risco que a doença cardiovascular, que pode estar escondida. Sabendo disso, é feito uso de um protocolo de rastreio direcionado ao paciente oncológico”, resume. O segundo motivo é que como em certos casos os tratamentos para o câncer podem afetar o coração, o cardiologista especializado saberá exatamente o que procurar e em que situações e momentos. “Ele poderá detectar essa doença cardiológica quando ela está precoce e quando está precoce, é maior a chance de não ter de parar o tratamento quimioterápico”, detalha Rizzi.

Setembro Vermelho

Setembro Vermelho é uma campanha de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde do coração e de agir para evitar problemas cardíacos. Levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta para 1,1 mil mortes diárias no Brasil em decorrência de alguma doença cardiovascular. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com cuidados preventivos.

O Dia Mundial do Coração é celebrado em 29 de setembro. Números divulgados pela Organização Mundial da Saúde confirmam a importância da prevenção e dos cuidados cardiovasculares. Doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e AVC (Acidente Vascular Cerebral) matam 18 milhões de pessoas por ano – isso representa 31% de todos os óbitos.

Advertisement

No Brasil, estima a OMS, são mais de 350 mil mortes por ano por infarto e AVC. A hipertensão, que pode ser controlada por meio de acompanhamento com um cardiologista, uso de medicamentos e mudança de hábitos, é a causa de 40% dos infartos e de 80% dos AVCs.

Sobre o COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia e hematologia, dentre outras.

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados de pacientes dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

Advertisement

O Centro de Oncologia Campinas completará 45 anos de história em novembro de 2022. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade16 minutos ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos29 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região52 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil1 hora ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial1 hora ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade2 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade24 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

Advertisement
cinema

Populares