Connect with us

Saúde & Beleza

Carnaval chegando: 10 dicas para se recuperar dos exageros de fim de ano e entrar na folia com saúde

Publicado

em

Dia Mundial da Alimentação

Depois das comemorações de final de ano, é chegada a hora de colocar em prática os projetos de ano novo. E pelo menos oito em cada dez pessoas têm nos planos questões como mudar hábitos alimentares, ter uma vida mais saudável e emagrecer, segundo pesquisa da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Para dar uma forcinha neste propósito, Daniele Cambuí, nutricionista comportamental do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), elenca 10 dicas fáceis para se colocar em prática imediatamente e já ter bons resultados para o Carnaval.

1 – Coma apenas quando sentir fome. “E nesta hora é importante selecionar alimentos saudáveis para saciar a fome e evitar ingerir aqueles que, embora considerados práticos, prejudicam uma dieta rica em nutrientes, sais minerais e vitaminas, tais como biscoitos recheados e salgadinhos. Esses alimentos têm alto índice calórico e alta taxa de gordura saturada, por isso não são recomendados.”

Anuncio

2 – Saiba distinguir o que é fome e o que é ansiedade. “Se a pessoa estiver passando por um momento emocional delicado, que envolva relacionamento, trabalho, novos desafios, por exemplo, é recomendável ponderar se a vontade de comer é indício de fome ou se são as emoções que estão levando-a a buscar pela comida. Lembre-se de que a comida é feita para nutrir e não deve ser usada para consolar. Caso a ansiedade esteja interferindo no apetite, é importante contar com ajuda profissional.”

3 – É imprescindível beber água. “A recomendação é de dois a três litros de água por dia, mas se a pessoa quiser fazer um cálculo ainda mais específico, ela pode considerar 35 ml de água para cada quilo de peso. Por exemplo, se a pessoa pesa 60 quilos, ao multiplicar 60 por 35, a recomendação é ingerir ao menos 2,1l ao dia. O primeiro copo de água deve ser consumido antes do café da manhã, em jejum.”

Advertisement

4 – Inclua, nas refeições, a maior quantidade de alimentos naturais possível. “Saladas com folhas e legumes são a melhor opção. Quem não gosta de salada pode inserir legumes no preparo do arroz. Outra dica é substituir o arroz por batata-doce, que também é carboidrato, porém tem menor índice glicêmico. A maçã também é uma boa opção, pois ajuda a saciar a fome; a fruta deve ser consumida com casca, que ajuda a acelerar o metabolismo e o esvaziamento gástrico.”

5 – Consuma menos calorias do que gasta. “É importante avaliar como é o seu dia a dia, se a pessoa é sedentária, então deve evitar totalmente as comidas de fast foods, preferir tudo o mais natural possível e em pequenas porções.”

6 – Insira, no café da manhã, ao menos uma fonte de proteína. “Costumo sugerir iogurte natural com frutas in natura, como morango, mirtilo ou banana e acrescentar uma fonte de fibra, que pode ser farelo de aveia, chia ou linhaça. Não recomendo os iogurtes industrializados por conta do uso de conservantes. Além do iogurte, é possível comer também um ovo mexido ou cozido.”

7 – Consuma legumes e verduras ricos em água. “Principalmente com essas ondas de calor e nos dias de folia, durante o Carnaval, eles ajudam a manter a hidratação corporal; alguns exemplos são pepino, tomate, abobrinha, alface, espinafre e repolho.” 

Advertisement

8 – Antes da refeição principal, coma uma salada. “Isso propicia maior saciedade e faz com que se coma menos os alimentos mais calóricos.”

9 – Consuma as chamadas gorduras insaturadas, aquelas de origem vegetal. “Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, abacate e alguns peixes são ótimas fontes de gordura boa, pois elevam o nível de HDL (colesterol bom) e também dão maior saciedade.”

10 – Não faça jejum sem acompanhamento profissional. “É totalmente contraindicado, pois pode levar a desnutrição, desidratação, fraqueza, hipoglicemia e outros problemas, além de gerar transtornos alimentares, como anorexia, bulimia e compulsão alimentar periódica. Então, o certo é fazer as principais refeições do dia – café da manhã, almoço e jantar – e consumir lanches saudáveis, frutas ou iogurtes no intervalo dessas refeições.

A nutricionista reforça que tais recomendações são para quem deseja recuperar o ritmo saudável e que, no caso de pessoas que desejam perder peso, devem ser atreladas a exercícios físicos, como caminhada, musculação, dança ou qualquer outra atividade que propicie prazer e agregue à saúde mental. Vale lembrar que antes de fazer qualquer atividade física, é essencial passar pela avaliação de um médico.

Advertisement

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 80 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase seis anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de duas mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

ripa de madeira ripa de madeira
Policial1 hora ago

Homem é preso após bater com ripa de madeira em criança, que vai a óbito, em Monte Mor

Na tarde do último sábado (27), uma criança que havia chegado ao hospital de Monte Mor, supostamente vítima de agressão,...

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos2 horas ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade3 horas ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos3 horas ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região4 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil4 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial4 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

Advertisement
cinema

Populares