Connect with us

Saúde & Beleza

Como ajudar alunos com dislexia

Publicado

em

dislexia

Entenda a dificuldade de aprendizagem mais comumente diagnosticada e conheça seus sinais antes de implementar simples e eficientes estratégias de ensino

Um em cada 20 brasileiros tem baixa habilidade de decodificação e soletração e, por isso, enfrentam dificuldades no reconhecimento preciso das palavras e na compreensão de texto.

Anuncio

Déficits cognitivos com comprometimento da leitura também são chamados de dislexia, a dificuldade de aprendizagem mais comum diagnosticada atualmente. A dislexia torna difícil reconhecer e usar os sons na linguagem.

No ambiente de sala de aula, isso se traduz em alunos invertendo letras, tendo problemas para pronunciar novas palavras ou reconhecer aquelas que já lhes foram apresentadas. 

Advertisement

Professores devem saber, antes de tudo, que ter dislexia não significa que o aluno não seja inteligente, mas que, com o apoio certo, eles podem se sair muito bem em qualquer talento que decidam superar.

Para que isso aconteça, o trabalho do tutor precisa ser focado em estabelecer um ambiente de sala de aula que seja propício para ajudar todos os alunos aprenderem de forma mais eficaz. Mas por onde começar? Segundo Amanda Santana, tutora da GoStudent Brasil, existe uma estratégia de sucesso até mesmo para aulas online que ajudam a identificar os sinais de dislexia e dar o suporte certo aos seus alunos. 

Preste atenção aos sinais mais comuns:

  • Dificuldade para ler (especialmente em voz alta)
  • Impasses com a ortografia
  • Dificuldade para lembrar a sequência das coisas 
  • Muito esforço para seguir instruções
  • Comportamento errado ou hábito de perturbar a aula
  • Ser muito quieto ou tímido demais
  • Adormecer na aula

Melhores maneiras de ajudar os alunos a superar e ter sucesso:

  • Eduque-se sobre o que é a Dislexia 

Cérebros disléxicos funcionam de maneira diferente: eles geralmente se destacam no pensamento espacial e na criatividade, então acham o processamento visual e o uso da memória desafiadores. Por exemplo, os desafios mais comuns dos disléxicos estão relacionados à leitura, ortografia e escrita, mas a dislexia também pode afetar a capacidade de concentração e as habilidades de planejamento, e tudo isso pode ter um sério impacto na autoestima dos alunos. Oferecer oportunidades eficazes para jovens aprendizes com dislexia, na verdade, exige que os tutores reformulem como eles enxergam o diagnóstico, tratando-o como uma forma de neurodiversidade e reconhecendo que o cérebro funciona e aprende de maneiras diferentes.

  • Forneça tarefas e atividades multissensoriais

Embora fornecer atividades multissensoriais já seja uma prática comum na maioria das aulas presenciais, isso se torna ainda mais importante no ensino remoto. Quando você adota o estímulo de outros sentidos mais fortes, também permite que os alunos fortaleçam suas áreas mais fracas com paciência suficiente. Então, em vez de apenas contar a história, a fórmula ou o fato, encontre imagens que ilustrem os eventos ou literalmente desenhe uma linha de pensamento para os alunos seguirem e faça com que eles visualizem o conteúdo. Isso aumentará a possibilidade de a informação chegar ao cérebro por diferentes caminhos, de modo que as chances de aprendizado se tornem mais fortes.

  • Defina instruções e expectativas claras

A dislexia geralmente afeta a memória, então seguir muitas instruções se torna mais desafiador. Como tutor, tente dividir as instruções em etapas mais simples e viáveis. Por exemplo: concentre-se em uma pequena quantidade de informações e explique o que você esperava que fosse entregue ao final da aula ou até mesmo na próxima vez que você se conectar com seu aluno. Fazer com que o estudante entenda por que aquele tópico está sendo ensinado e onde ele é aplicado respeita sua capacidade de combinar sentidos mais fortes e mais fracos e se beneficiar disso.

Com mestrado e especialização em temas de inclusão, Amanda dedica seu tempo criando e aperfeiçoando estratégias para ajudar alunos com diferenças de aprendizagem a encontrar o melhor método para prosperar na escola. Atualmente, Amanda é tutora de crianças e adolescentes na GoStudent e compartilha seus materiais e experiências personalizadas com outros tutores que desejam aprender sobre ensino inclusivo. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade46 minutos ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos58 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região1 hora ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil2 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial2 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade2 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade1 dia ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

Advertisement
cinema

Populares