Connect with us

Saúde & Beleza

Excesso de telas para crianças: mitos e verdades

Publicado

em

celular

Ao pensar no crescimento saudável de uma criança, é inevitável analisar o conjunto de hábitos que constituem a rotina nos primeiros anos de vida daquele indivíduo. Nesse sentido, o uso de telas (televisão, notebook, games, celular e outros) é um tema que deve ser levado em consideração por pais e responsáveis que se preocupam com o aprimoramento neurológico, motor e socioemocional dos pequenos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, além das academias de saúde estrangeiras, recomendam que até os 2 anos as crianças não sejam expostas a qualquer tempo de tela, por menor que seja. Isso porque essa fase é fundamental para a criação de vínculos afetivos reais e concretos.

Anuncio

“O grande problema é que a tela é uma via de mão única; o que a tela representa repercute na criança, mas o que a criança faz não repercute na tela”, afirma Hélio Van Der Linden, neuropediatra e coordenador do Departamento Científico de Neurologia Infantil da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Tal situação é justamente o contrário da interação social humana. “Quando a mãe brinca com o bebê, ele pode responder com risadas, ao passo que a mãe pode ter o reflexo de sorrir, o que vai estabelecendo um vínculo afetivo entre as pessoas envolvidas, uma situação de ação e reação. Essa reciprocidade social é responsável por formar redes neuronais saudáveis”, exemplifica o especialista.

Advertisement

O mesmo vale para o aprimoramento motor, que é desenvolvido a partir de movimentos como brincar, segurar e construir, já logo nos primeiros meses de vida. Assim, no simples ato de jogar bola e perceber que o uso de força em cima do objeto faz com que ele role, a criança obtém uma noção de mundo mais concreta.

Outra grande dificuldade é que, com pixels coloridos e conteúdos cada vez mais criativos, nada mais é capaz de prender tanto a atenção da criança quanto a tela. “Ela visualiza inúmeras mudanças em pouquíssimo tempo, e aí quando compreende que o toque do dedo faz com que possa voltar várias vezes, ou ir para frente, ou mudar de vídeo, a criança vai se acostumando com a ideia de que tudo é assim: muito rápido, dinâmico. Quando vem para o mundo real, vê que é totalmente diferente, que demanda tempo para conseguir as coisas, construir, montar, e isso torna as brincadeiras desinteressantes”, explica Hélio.

Malefícios para a saúde

Somados os fatores mencionados, cria-se uma possibilidade de dependência e, por consequência, de irritabilidade quando a criança é afastada dosdispositivos. Ao dificultar o desenvolvimento de habilidades emocionais, o uso de telas pode atrapalhar a capacidade de autorregulação. O imediatismo proporcionado pela tecnologia altera a percepção de mundo dos indivíduos e inibe o reconhecimento de que uma situação não é tão ruim como parece, além de limitar a compreensão sobre a resolução de problemas.

Advertisement

Há, ainda, preocupação com o fato que, quando está assistindo um desenho ou focada em um jogo, a criançadeixa de se movimentare gastar energia. Diante disso, o desenvolvimento motor pode ser alterado, comprometendo desde a coordenação motora fina até o aparecimento de quadros de obesidade.

Além disso,a tela, quando utilizada em excesso no período noturno, afeta negativamente a produção do hormônio do sono. “Quando somosexpostosa muita luminosidade, o cérebro diminui a produção de melatonina, o que tem repercussão direta na qualidade do sono. Dessa forma, conseguir dormir fica mais difícil e o sono, em si, não é tão reparador”, conta o especialista.

Recomendações

Entende-se que, com rotinas corridas e a situação individual de cada família, nem sempre é possível seguir à risca as recomendações de uso de tela para crianças. Mas, ainda assim, é importante lembrar que cada esforço é válido e, quanto menor o uso, maiores os benefícios a longo prazo para o desenvolvimento do indivíduo na infância.

Advertisement

Assim, fica a recomendação direta da Sociedade Brasileira de Pediatria:

  • Até 24 meses: uso nenhum de telas, nem mesmo de forma passiva;
  • Entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, com a supervisão de adultos;
  • Entre 6 e 10 anos: no máximo entre uma e duas horas por dia, ainda com supervisão;
  • De 11 a 18 anos: o recomendado é, no máximo, de duas a três horas, sempre colocando limites e acompanhando como esse uso acontece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

fotografia fotografia
Cursos6 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região29 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil44 minutos ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial50 minutos ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade1 hora ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade23 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade24 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

Advertisement
cinema

Populares