Connect with us

Nossa Cidade

Iniciada obra que garante coleta de esgoto no Orestes Ongaro

Publicado

em

imagem 47

Parque do Horto também recebe serviço; 3 mil residências serão beneficiadas nos dois bairros

 

Anuncio

A Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), continua o trabalho para oferecer rede coletora de esgoto a toda cidade. Equipes estão no bairro Orestes Ongaro, onde realizam a instalação da rede de esgoto nas vielas, que passam pelos quintais de aproximadamente 1.204 residências daquele bairro. Além de captar os detritos destas casas, a obra impede o vazamento de esgoto para terrenos vizinhos e sarjetas, evitando a contaminação da rede de águas pluviais. 

A instalação da rede de coleta de esgoto também acontece no Parque do Horto. Aproximadamente 872 residências foram beneficiadas com a obra que já está 90% concluída na localidade. A região da Taquara Branca teve o mesmo serviço concluído em 2017. A rede de esgoto garante prevenção de doenças, além de desenvolvimento social, econômico e qualidade de vida para a população.

Advertisement

As vielas são trechos existentes em alguns quintais onde não é possível instalar rede coletora convencional. Nestes locais, não é permitido nenhum tipo de construção. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a Lei Complementar 34/2011 do Código de Obras, proíbe a edificação nestas áreas e prevê que cada viela deve ter em média três metros de largura, dependendo da situação de cada construção.

  “Isso é necessário para que, durante o trabalho de implantação da rede coletora, a viela tenha espaço suficiente para a entrada de máquinas que realizarão o serviço”, explica o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Torrecilas. A sugestão é que no local seja feito um canteiro ou pequena horta.

No Parque do Horto, na região da Taquara Branca e no Parque Orestes Ongaro, a Sabesp construiu estações elevatórias que recebem os resíduos captados nas casas. Estes detritos são impulsionados por uma espécie de bomba para a rede coletora que levará os dejetos até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). 

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, para Hortolândia universalizar a rede coletora de esgoto, além da conclusão das obras no Parque do Horto e Orestes Ongaro, a Administração realizará o mesmo tipo de serviço em pequenos trechos de alguns bairros da cidade.

Advertisement

LUTA PELO ESGOTO

A luta histórica da população por esgoto começou na década de 1980 e viu os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 92,44% de cobertura do serviço, índice registrado em 2017. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), a cidade é a 8ª em percentual de cobertura entre os 21 municípios. Esse resultado contou principalmente, com a participação popular.

 

Histórico – Esgoto em Hortolândia

Advertisement

·Década de 80: organização de movimentos populares em prol do esgoto

 

·1997: a Sabesp assume os serviços de água e esgoto na cidade. No contrato de concessão é previsto o prazo de dois anos para oferecer coleta e tratamento de esgoto.

 

Advertisement

·2003: a Sabesp inicia as obras da ETE, paralisadas depois por questões jurídicas envolvendo a concessionária e a empreiteira contratada para realizar a obra.

 

·2005: o prefeito Angelo Perugini assume a Prefeitura e inicia uma fiscalização rígida sobre a Sabesp a fim de que empresa apresente um novo cronograma de obras e cumpra o contrato de concessão. A Prefeitura ameaça romper o contrato com a companhia.

 

Advertisement

·2006: a população, com apoio da Prefeitura, vai às ruas reivindicar à Sabesp esgoto coletado e tratado. Um abaixo-assinado organizado pela comunidade é entregue ao Ministério Público. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras de rede coletora de esgoto e libera as primeiras ligações de residências a rede coletora de esgoto. Também apresenta o cronograma de obras exigido pela Prefeitura.

 

·2007: a Prefeitura cria a Comissão de Acompanhamento de Obras de Esgoto, composta por representantes da sociedade civil. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

 

Advertisement

·2009: a ETE é inaugurada e, quatro meses depois, já tratava 30% do esgoto do município.

 

·2012: no segundo governo do prefeito Perugini, 72% da cidade tinha cobertura com rede coletora.

 

Advertisement

·2017: Hortolândia apresenta 92,44% de atendimento total de esgoto. 

 

·2018: Meta de universalizar o serviço até o final do ano.

 

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos17 minutos ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade1 hora ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos1 hora ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região2 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil2 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial2 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade3 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

Advertisement
cinema

Populares