Connect with us

Nossa Cidade

Obras dos novos PEVs avançam

Publicado

em

imagem 88

 

As obras de construção dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros Materiais Recicláveis) entram em nova fase. Duas unidades, em etapa mais avançada, são preparadas para receber gradil: a do Jd. Nossa Senhora de Fátima (PEV 9) e a do Jd. Santa Esmeralda (PEV 11). Eles fazem parte da rede de equipamentos públicos para o descarte correto de materiais recicláveis da Prefeitura de Hortolândia

Anuncio

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a cidade ganhará, em breve, mais cinco PEVs. Além destes, também estão em construção as unidade do Jd. Santa Emília (PEV 10), na Rua Luísa Febrônio Marini; do Jd. Nova Alvorada (PEV 12), na Rua Alcebíades Marques (antiga Rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé; e da região do Jd. São Sebastião (PEV 13), na  Rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião). Com isso, a Prefeitura disponibilizará à comunidade, ao todo, 13 PEVs. Atualmente, há oito em funcionamento e cinco em construção. 

Dados da Secretaria de Obras mostram que os PEVs 9, 10 e 11 já dispõem de guarita com infraestrutura elétrica e hidráulica, reboco, esquadrias metálicas e de madeira, telhado, pisos e revestimentos, restando somente o acabamento fino como louças e metais, instalações e acabamentos elétricos, vidro e pintura geral. No Jd. N. Senhora de Fátima, após o nivelamento de terreno, operários executam, nesta quarta-feira (14/08), fechamento com gradil metálico com pintura eletrostática (foto). No Santa Esmeralda, iniciam a escavação de brocas, onde serão afixados os gradis. Já no Santa Emília, além do gradil, falta ainda colocar piso intertravado.

Advertisement

No Jd. Nova Alvorada e no Loteamento Adventista Campineiro, região do São Sebastião, as obras estão na etapa inicial. Em ambos, foi feita a limpeza do terreno, tendo sido concluída também a terraplenagem.

O que são PEVs

Os PEVs são espaços públicos, onde os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “lixo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).

Os equipamentos implantados funcionam de domingo a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Os localizados dentro do Aterro de Inertes, no Pq. Orestes Ôngaro, e na Administração Regional, do Jd. Santiago, funcionam em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h (veja endereços abaixo).

Advertisement

Os equipamentos são construídos a partir de recursos da Caixa Econômica Federal, destinados a oferta de um local apropriado para o descarte correto de materiais reaproveitáveis, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Os equipamentos ampliam a coleta seletiva e proporcionam local adequado para população descartar resíduos da construção civil e volumosos”, explica a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

Incentivo ao crescimento, com sustentabilidade

A ampliação do número de PEVs no município faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O PIC prevê mais de 100 obras e serviços, que serão realizados em todas as regiões da cidade. O Programa busca criar condições urbanas, ambientais, sociais e humanas para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Para realizar o programa, a Prefeitura viabilizou recursos financeiros por meio de parcerias com os governos estadual, federal e a com a iniciativa privada. 

Confira o endereço dos PEVs:

Advertisement

EM FUNCIONAMENTO:

•PEV 1 – Auxiliadora, Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

•PEV 2 – Adelaide, Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

•PEV 3 – Parque Gabriel, Avenida Joaquim Martarolli, 2005

Advertisement

•PEV 4 – Interlagos, Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

•PEV 5 – Vila Real, Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

•PEV 6 – Jardim Amanda, Rua Augusto dos Anjos, s/n

•PEV 7 – Orestes Ôngaro, Rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes 

Advertisement

•PEV 8 – Jd. Santiago, Rua João Joaquim Calixto, 230 

EM CONSTRUÇÃO:

•PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima, Rua Manoel Antônio da Silva, nº 610 (em construção)

•PEV 10 – Jd. Santa Emília, Rua Luísa Febrônio Marini (em construção)

Advertisement

•PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda, Rua Ágata  (em construção)

•PEV 12 – Jd. Nova Alvorada, Rua Alcebíades Marques (antiga Rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé (em construção)

•PEV 13 – São Sebastião, Rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (em implantação) 

 

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade4 minutos ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos16 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região39 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil54 minutos ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial1 hora ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade1 hora ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade23 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

Advertisement
cinema

Populares