Connect with us

Nossa Cidade

Atividades da campanha Novembro Azul orientam sobre saúde do homem

Publicado

em

imagem 28

Neste mês, toda a sociedade se mobiliza pela campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata. Em Hortolândia, a Prefeitura também aderiu à ação e iluminou a Ponte da Esperança (estaiada) de azul. Ao longo do mês, uma programação diversa levará mais conhecimento sobre a doença à população. As atividades começam nesta quinta-feira (07/11), com palestra na UBS Santa Clara. Confira a programação completa abaixo.

A Secretaria de Saúde de Hortolândia oferece os exames de ultrassom de próstata e de sangue (PSA, ou Antígeno Prostático Específico), que auxiliam no diagnóstico precoce. Para isso, o paciente deve ser consultado por um clínico geral na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa, profissional que pode iniciar os exames necessários, como toque retal, e dar o encaminhamento para o especialista. A prevenção ao câncer de próstata é um importante aliado da saúde: cerca de 90% dos casos descobertos precocemente têm cura.

Anuncio

A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. O câncer de próstata não dá sinais expressivos: é uma doença silenciosa.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a partir dos 50 anos de idade, todos os homens devem realizar exames preventivos contra o câncer de próstata, como acontece com as mulheres em relação ao câncer de mama. O principal exame é o toque retal. Por meio desta análise clínica, o médico pode suspeitar de câncer na próstata e indicar outros exames que confirmem ou descartem a doença.

Advertisement

“O toque retal pode ser realizado no consultório do clínico geral. Por isso, os pacientes que têm alguma suspeita devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, uma vez que o generalista inicia o processo de diagnóstico na própria consulta”, destacou a secretária Interina de Saúde, Mary Guimar Almeida Rocha. Casos suspeitos de câncer de próstata são encaminhados para urologistas do Centro de Especialidades Médicas, médicos que solicitam o ultrassom e o PSA.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, todos os meses a Prefeitura realiza cerca de 650 exames PSA. O Antígeno Prostático Específico é uma enzima produzida pelas células da próstata. A alta concentração no sangue pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo. Por isso, o exame é complementar, e não diagnóstico. Pacientes que recebem o pedido deste exame nas unidades de saúde de Hortolândia são atendidos em cerca de 30 dias.

Já o ultrassom de próstata é mais específico no diagnóstico da doença, em conjunto com os exames complementares. A média mensal de pedidos atendidos pela Secretaria de Saúde é de cerca de 30 exames. Pedidos solicitados pelos médicos são agendados para atendimento do paciente em dois meses.

Além dos exames preventivos, é importante manter hábitos saudáveis. A prática de exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada, além de evitar o câncer, garantem mais qualidade de vida.

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade13 minutos ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos26 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região49 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil1 hora ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial1 hora ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade2 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade24 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

Advertisement
cinema

Populares