Connect with us

Nossa Cidade

Agora, denúncia de descarte irregular de resíduos pode ser feita via aplicativo de celular

Publicado

em

imagem 170

A fim de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos em Hortolândia, a Prefeitura acaba de lançar uma ferramenta digital gratuita, ao alcance das mãos do usuário. É o App Agenda Verde, lançado, na tarde desta terça-feira (26/11), pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Consórcio Horto Ambiental, durante evento no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, onde também foi apresentado o “2º Estudo Gravimétrico dos Resíduos Sólidos de Hortolândia”. A nova ferramenta substituirá o WhatsApp da Agenda Verde. O vice-prefeito e secretário da pasta, José Nazareno Zezé Gomes, representou o prefeito Angelo Perugini, que cumpria agenda fora do município. O representante do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Fábio Orsi; e o vereador Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon; e a secretária adjunta, Eliane Nascimento, também compareceram.

“O aplicativo da Agenda Verde vai dar, com certeza, mais qualidade e agilidade à prestação do serviço público, porque a denúncia chega em tempo real. Quando alguém chega ao local do descarte, tira a foto e já sai direto no aplicativo. Isso vai agilizar nosso trabalho eo munícipe vai ficar contente, porque, com certeza, nós vamos agir rapidamente”, destaca o secretário Zezé Gomes. É que, por meio do aplicativo, com apenas alguns cliques, é possível não somente denunciar descartes irregulares de resíduos, mas também obter informações sobre limpeza urbana, coleta seletiva e educação ambiental, dentre outros serviços relacionados.

Anuncio

“Este é o primeiro aplicativo lançado pela Prefeitura. O App da Agenda Verde é uma ferramenta que atua, dentro da ideia do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), na área socioambiental”, destacou o jornalista e gerente da Secretaria de Governo, Josemil Rodrigues, durante a apresentação do aplicativo, cuja gestão será feita pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura. 

“Juntos queremos melhorar a questão dos resíduos na cidade. O App vem trazer inteligência às nossas ações. Queremos dar resposta aos munícipes que nos procuram, sobretudo com relação aos locais viciados de descarte, que favorecem a proliferação de vetores que oferecem risco à saúde”, afirmou o engenheiro ambiental José Baldino de Vasconcelos, representante do consórcio Horto Ambiental.

Advertisement

A expectativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é que a nova ferramenta traga agilidade no conhecimento da ocorrência e o cidadão que estiver cometendo irregularidades seja orientado ou penalizado pelas secretarias afins. “Além dos serviços disponibilizados pela Ouvidoria, o Aplicativo Agenda Verde tornou-se uma ferramenta a mais para que a população se torne um agente participativo e fiscalizador em sua rua, bairro, cidade, denunciando descartes irregulares de resíduos realizados em nosso município, despertando ainda o pertencimento em cada cidadão por melhorias locais”, afirma a diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Cristina de Sousa.

Pronto para download

O aplicativo já está disponível para download nas lojas oficiais Google Play e AppleStore, podendo rodar em dispositivos móveis, como celulares e tablets com sistema operacional Google e também iOS. A pedido da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ferramenta foi desenvolvida pela Maximizi Inteligência e Tecnologia, empresa local com 30 anos de experiência, em parceria com a empresa Horto Ambiental, responsável pela limpeza urbana e coleta de resíduos.

Lá, além de poder enviar, sigilosamente, fotos e mensagens de textos denunciando descarte irregular, o usuário poderá encontrar o equipamento de coleta seletiva mais próximo de casa – seja um PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) ou um LEV (Local de Entrega Voluntária). É possível também consultar dias e horários da coleta seletiva domiciliar e telefones de serviços públicos úteis. Há ainda dicas ambientais. 

Advertisement

Para usar todas as funcionalidades do App Agenda Verde, é necessário se cadastrar, criando login e senha e fornecendo e-mail e telefone.

Segundo o desenvolvedor do App, Juracy Nascimento, além de otimizar os processos, o aplicativo poderá trazer o munícipe para dentro da gestão. “O foco principal é ampliar a interação com o munícipe, disponibilizando meios de ligação com gestores de departamentos. É possível cadastrar e identificar munícipes participativos. Na sala de gestão, é possível fazer o direcionamento das ocorrências. Com o uso do App, pretendemos acabar com o vandalismo. Cada munícipe poderá ser um fiscal”, comentou Nascimento.

PIC

O App do programa Agenda Verde integra o PIC, implantado pela Prefeitura com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Por meio dele, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego. Mais de 100 obras e serviços serão realizados por meio do PIC.

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Ciclista Ciclista
Nossa Região16 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil31 minutos ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial37 minutos ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade60 minutos ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade23 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade24 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região2 dias ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

Advertisement
cinema

Populares