Eventos

Clássicos em Cena faz nova apresentação em Hortolândia

Projeto, que completa 15 anos em 2015, se apresenta no dia 21 de outubro às 20h

O projeto Clássicos em Cena faz mais uma apresentação gratuita em Hortolândia, no dia 21 de outubro, no Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso, às 20h. Desta vez, o grupo que se apresenta é o Choro Pro Santo. O projeto é patrocinado pela empresa CCR AutoBAn, com incentivo do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e produção da Direção Cultura.

Anuncio


O Clássicos em Cena consiste numa série de apresentações comentadas de música, de diversos tipos. Criado em 2000 e realizado pela Direção Cultura Produções, o projeto apresenta uma atração diferente a cada concerto. Todas as apresentações têm entrada franca e são abertas ao público. Os comentários, divertidos e descontraídos, realizados pelo Maestro ParcivalMódolo durante os concertos, aproximam as pessoas do universo da música de qualidade ao construírem um cenário para as composições executadas.

Já se apresentaram pelo projeto, ao longo de 15 anos, grupos como Quinteto de Madeiras, grupo Lado a Lado, Duo de Viola e Cravo, SOFT – Orquestra da Sociedade Filarmônica de Valinhos, Janice Pezoa Trio, entre outros

Os concertos vêm ocorrendo mensalmente, de agosto a novembro, sempre no Centro de Convivência do Idoso. As próximas atrações serão Black Voices, Choro pro Santo e Sexteto Carlos Gomes.

Sobre Choro Pro Santo

O Choro Pro Santo nasceu em 2005 com a proposta de interpretar música brasileira com a fusão de compositores clássicos de várias épocas. A principal característica do grupo é a junção de três instrumentistas virtuoses numa formação inusitada e original. Em meio aos arranjos do grupo – que toca desde Pinxiguinha e Ataulfo Alves a Vila Lobos e Stravinsky – são interpretadas também composições próprias.

Outra grande característica do grupo é a de trabalhar emoções e afetividades através de trechos incidentais com trilhas de filmes, desenhos, sons do cotidiano, músicas emblemáticas de várias fases e estilos como rock, jazz e erudito com muita sensibilidade, domínio e irreverência. Baseia seus ritmos no samba, baião e choro. Já se apresentou em vários estados e capitais do país como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre o Maestro

O curador e comentarista da série é o Maestro ParcivalMódolo, doutor pela Universityof Southern California e Coordenador Geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Nascido em Americana, interior de São Paulo, depois de estudar, ensinar e reger nas principais cidades brasileiras, Parcival foi para a Alemanha onde, por quatro anos, completou seus estudos de regência na WestfälischeLandeskirchenmusikschule, em Herford, onde obteve grau de mestrado com especialização em música dos séculos XVII e XVIII. Enquanto lá esteve, regeu várias orquestras como maestro convidado e tornou-se titular da Orquestra de Sunden, Vestefália.

Rege regularmente várias orquestras brasileiras e do exterior. Para alguns países retorna anualmente, como os Estados Unidos, Cuba, Peru, entre outros. Ainda no exterior é Gastdirektor da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha (1984), Maestro visitante da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA (1992). Atualmente é o Principal Maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Potsdam, Alemanha, e Maestro Principal e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Sobre a Direção Cultura

A produtora cultural localizada em Campinas (SP) se dedica à idealização, execução e gestão de projetos culturais. Tem o objetivo de transformar as pessoas por meio da arte a da cultura, e, assim, tornar-se referência nacional e internacional no segmento. Mais informações: www.direcaocultura.com.br.

Sobre a CCR AutoBAn

A CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.

PROGRAMAÇÃO – Próximas apresentações em Hortolândia
21/10 – Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso – Escola de Artes Augusto Boal
11/11 – Sexteto Carlos Gomes (na Escola de Música)

SERVIÇO
Clássicos em Cena – Choro Pro Santo
Local: Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso – Escola de Artes Augusto Boal – Rua Casemiro de Abreu, s/nº | Remanso Campineiro
Data: 21 de outubro
Horário: 20h
Entrada: gratuita

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo