Connect with us

Eventos

Coletividade é tema da exposição “Quase Multidão”

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

quase multidao

A exposição “Quase Multidão” chega a Campinas a partir de quarta-feira, 13 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC). Com 25 imagens, a mostra aborda a relação entre as experiências individualizadas e coletivas da sociedade pós-moderna. A abertura acontece no dia 12, às 19h, e a exposição segue até o dia 26 de agosto com entrada gratuita.

“Quase Multidão” é uma foto-instalação de 25 imagens projetadas em uma tela de cinco lados. A cada 2 minutos, cinco imagens são projetadas ao mesmo tempo, formando um conjunto que se relacionam entre si. Uma trilha sonora acompanha a projeção de cada conjunto, chamados de “Trabalho”, “Lazer”, “Manifestação”, “Mediação” e “Vigilância”. O projeto foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Fundo de Investimentos Cultural de Campinas – FICC, uma das linhas de fomento cultural da cidade de Campinas.

Anuncio


A inspiração da mostra surgiu a partir da reflexão sobre experiências coletivas. Em tempos de cultura pós-moderna, em um mundo fragmentado, atomizado e individualista, os grandes movimentos de massa e de coletividade perderam espaço. A solidão das pessoas nas grandes metrópoles propicia um ambiente cada vez mais competitivo em que a luta individual ganha mais espaço que a coletiva.

O foco da exposição é mostrar que as experiências coletivas ainda fazem parte da vida social. No Brasil, esse fenômeno é particularmente interessante porque o país vive um momento em que vemos muitos movimentos nesse sentido.

Advertisement

O que “Quase Multidão” pretende investigar é essa aparente contradição: em uma sociedade pós-moderna, pós-fordista, individualizada e egoísta, nos deparamos com um crescimento das experiências coletivas e comuns. São movimentos bastante diferentes daqueles do Século XX, os devires são outros, as subjetividades também, a tecnologia evoluiu e a ‘massa’ se transformou em ‘multidão’. Esse termo traduz a busca de pontos em comum sem, no entanto, produzir uma igualdade que nivele as subjetividades. A multidão pode ser encarada como uma rede aberta em expansão onde as diferenças podem se expressar livremente.

O diretor do projeto, Caue Nunes, já realizou seis curtas-metragens, sendo dois documentários e quatro ficções. Recebeu oito prêmios em festivais de cinema e os curtas participaram de festivais em diversos países. Nunes também foi curador da “Mostra Curta Audiovisual” em Campinas por três edições e é professor de ciências sociais da PUC-Campinas.

Sobre a Liquidificador Produções

A Liquidificador Produções é uma produtora cultural sediada em Campinas especializada em projetos audiovisuais com o objetivo de viabilizar a produção cultural desde a perspectiva da descentralização do eixo SP-RJ, integração e estímulo ao desenvolvimento da economia criativa do interior do Estado de São Paulo.

Advertisement

O núcleo de profissionais atuantes na produtora é formado por Caue Nunes, cineasta premiado e professor universitário, especialista em edição de cinema pela Escola Internacional de Los Baños (Cuba), mestre em documentário pelo Labjor/Unicamp – Mariana Maurer – produtora e diretora de arte para curtas, longas, seriados de TV e vídeos publicitários, além de idealizadora e diretora da Mostra Curta Audiovisual de Campinas, já em sua 9° edição – Tania Jacomini, produtora cultural com experiência em audiovisual, exposições, pesquisas, instalações de atividades para crianças e espetáculos teatrais, entre outros.

Além do lançamento da fotoinstalação “Quase Multidão”, a Liquidificador Produções desenvolve outros dois projetos no ano de 2015: o curta-metragem “Fantasmo”, de Mateus Loner e a 9ª edição da “Mostra Curta Audiovisual”, que acontece todos os anos na cidade de Campinas.

Serviço – “Quase Multidão”

Abertura: 12 de agosto às 19h

Advertisement

Data: de 13 a 26 de agosto

Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC)

Endereço: Rua Benjamin Constant, 1636, Centro, Campinas

Horários: de terça a sexta, das 9h às 17h, sábados das 9h às 16h, domingos e feriados das 9h às 13h

Advertisement

Entrada: gratuita

Informações: (19) 3236-4716 e 2116-0346

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Eventos

Inscreva-se gratuitamente para o Vem de Bike Hortolândia, ainda dá tempo!

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Vem de Bike Hortolândia

A 6ª edição do Vem de Bike Hortolândia já tem quase mil inscritos. O evento ciclístico tradicional será no dia 5 de maio, às 7h e o passeio terá largada no trecho sob a icônica Ponte da Esperança (estaiada).

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o evento é voltado para pessoas de todas as idades e de diversas localidades. Além da oportunidade de desfrutar de um passeio ciclístico em um ambiente seguro e convidativo, os participantes têm a opção de contribuir com o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, doando 1 kg de alimento não perecível no dia do evento.

Anuncio


O “Vem de Bike” tem como propósito fomentar a mobilidade ativa e a sustentabilidade, oferecendo aos participantes a chance de explorar os principais pontos da cidade pedalando em um trajeto especialmente planejado para promover o bem-estar e o contato com a natureza.

Inscreva-se na 6ª edição do Vem de Bike Hortolândia

As inscrições continuam abertas e são gratuitas, podendo ser realizadas por meio deste LINK, onde os participantes também receberão uma camiseta exclusiva.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Corrida Solidariedade em Movimento acontecerá em Hortolândia no próximo mês: confira como se inscrever

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Corrida Solidariedade em Movimento

No dia 26 de maio, acontecerá a Corrida Solidariedade em Movimento, um evento que une esporte e solidariedade em uma causa nobre. As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 9 de maio, através deste LINK. Serão disponibilizadas mil vagas para os participantes.

A largada será às 7h30, na avenida Panaíno, no cruzamento com a avenida Antônio da Costa Santos, em Hortolândia.

Retirada dos kits da Corrida Solidariedade em Movimento

Anuncio


A retirada dos kits da prova está agendada para o dia 25 de maio, um sábado, no Estacionamento do GoodBom, localizado na Emancipação, das 9h às 15h. Para retirar o kit, é necessário realizar a doação de 1kg de alimento não perecível. Os participantes devem levar um documento com foto ou o comprovante de inscrição.

A premiação será distribuída para os melhores colocados, com troféus para os primeiros cinco colocados masculino e feminino na classificação geral, bem como para as três maiores equipes.

Advertisement

Além disso, haverá troféus para os três primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria, divididas por faixa etária: 16 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos, e 70 anos em diante.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

3ª edição do Literalendo é evento gratuito e chega em breve em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

3ª edição do Literalendo

O 3ª edição do Literalendo acontecerá no dia 26 de maio, no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Hortolândia.

Este evento literário promete integrar as comemorações do aniversário de 33 anos da cidade, sob o tema “A Leitura e seus mundos” e está programado para ocorrer das 10h às 17h, oferecendo uma série de atrações para todos os públicos.

Mais detalhes sobre a 3ª edição do Literalendo

Anuncio


Uma das atrações mais esperadas é a distribuição gratuita de livros para os estudantes matriculados na rede municipal de ensino, além das escolas parceiras do programa Bolsa Creche e da OSC Maria do Carmo. E o público também poderá apreciar exposições de trabalhos pedagógicos e culturais ao longo do parque.

Além disso, haverá apresentação musical da atriz e professora de teatro Carla Fioroni, conhecida por sua participação na novela juvenil “Chiquititas” (SBT) e na peça teatral “Trair e coçar é só começar”.

Advertisement

O Literalendo não é o único evento literário planejado pela Administração Municipal. No dia 24 de maio, está prevista a realização do tradicional “14º Hortolendo nas escolas”, que acontecerá nas próprias unidades de ensino.

Com foco na comunidade escolar, incluindo crianças, jovens, adultos, familiares e profissionais da educação, a festa literária promete enriquecer o ambiente educacional com atividades e experiências voltadas para o universo dos livros e da leitura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

mega-sena mega-sena
Brasil3 horas ago

Sorteio de R$ 100 milhões da Mega-Sena acontece sábado

A Caixa Econômica Federal sorteia neste sábado o prêmio estimado de R$ 100 milhões pela Mega-Sena. O concurso 2.715 promete...

curso de jardinagem curso de jardinagem
Cursos19 horas ago

Inscrições gratuitas para curso de Jardinagem em Hortolândia

As inscrições gratuitas para o curso de Jardinagem em Hortolândia já começaram. A iniciativa visa qualificar profissionais e promover o...

Futebol Amador de Hortolândia Futebol Amador de Hortolândia
Esportes19 horas ago

Rodada promete ótimas disputas no Futebol Amador de Hortolândia, que acontece este fim de semana

O futebol amador de Hortolândia tem grandes confrontos neste fim de semana, em torneios de diversas categorias, como o Supermaster....

Copa Hortolândia de Judô Copa Hortolândia de Judô
Esportes19 horas ago

Copa Hortolândia de Judô começa amanhã (20), com a presença de grandes atletas da região

A Copa Hortolândia de Judô, evento organizado pela Federação Paulista da modalidade em colaboração com a Prefeitura Municipal, começará amanhã...

Jardim Minda Jardim Minda
Policial21 horas ago

Furto de celular em padaria do Jardim Minda termina com homem preso

Na tarde de ontem (18), uma equipe policial recebeu informações de que o ocupante de um veículo que estaria envolvido...

prisão prisão
Policial21 horas ago

Tentativa de fuga e prisão: homem é detido em Sumaré conduzindo moto roubada

Na manhã de ontem (18), a polícia de Sumaré foi até o Jardim Nova Esperança após receber um alerta sobre...

viaduto viaduto
Nossa Região21 horas ago

Caminhão fica preso em viaduto de Campinas e causa congestionamento

O viaduto da Rodovia Francisco Von Zuben (SP-91), em Campinas, ficou ‘travado’ na tarde de hoje (19), por conta de...

Advertisement
cinema

Populares