Eventos

Empreendedorismo pós-maternidade fortalece iniciativas em feira regional

A próxima edição do Mercado Mundo Materno de Campinas ocorre nos dias 6 e 7 de abril, no Espaço Guanabara. Além de diversos expositores com produtos criativos e inovadores voltados para o universo infantil, o evento traz palestras sobre empreendedorismo e maternidade. A entrada é gratuita.

No primeiro fim de semana de abril ocorre a terceira edição do Mercado Mundo Materno. A feira criada em Campinas reúne mais de 40 expositores com produtos autorais e soluções criativas e sustentáveis com foco neste segmento – de mãe para mãe- abrangendo o universo de gestantes, mães e pós maternidade e as necessidades da criança, especialmente na primeira infância. Além disso, a programação conta, também, com palestras gratuitas sobre empreendedorismo feminino e cuidados para a gestantes, bebês e crianças com grandes nomes do empreendedorismo pós maternidade.

Anuncio


O objetivo é movimentar o mercado regional e incentivar mães e mulheres que tenham ideias criativas, sustentáveis e autorais, a empreender de forma mais assertiva. Hoje, no Brasil, “elas” já chefiam 45% dos lares brasileiros, ocupam 37,8% dos cargos de chefias e a cada ano aumentam o índice de escolaridade. O empreendedorismo feminino movimenta cerca de R$ 1,8 trilhões na economia nacional e 50% das mulheres que empreendem, o fizeram após a maternidade, principalmente por uma necessidade de ter certa flexibilidade – na hora de levar o filho à escola, na hora de levá-lo ao médico – o que, talvez, outro emprego, não ofereceria.

Ideias inovadoras e sustentáveis

Entre os expositores de Campinas, alguns desenvolveram ideias bem originais e trazem ideias sustentáveis que incentivam o consumo consciente, como a Gicatrica, loja criada por uma mãe que percebeu a grande quantidade de roupas que comprava para sua filha e como elas duravam tão pouco tempo. Pensando nisso, ela criou a primeira marca de roupa infantil do mercado brasileiro que é expansível e acompanha o crescimento da criança, uma ideia brilhante de roupa que estica.

Acompanhando as tendências de mercado, a loja Humaninhos Kids traz roupas infantis confortáveis, divertidas e seguem a tendência da moda no gender – sem gênero, sem barreiras entre o masculino e feminino. O objetivo é incentivar a criança a realmente desempenhar o papel infantil de brincar e se divertir e incentivar a criação com foco não em roupa, mas sim no ser humano.

Para as mamães, a Dandelia Esculturas é capaz de eternizar o barrigão, o pezinho e até a mãozinha das crianças em esculturas que podem ser usadas como luminárias, quadros e outros objetos de decoração. Já a Joia de Leite eterniza o leite materno em joias personalizadas como braceletes, pingentes, colares, berloques e anéis.

Palestras

A programação de palestras do evento começa no sábado, às 14h, com a fala da publicitária Laís Chedid sobre “Empreendedorismo: Do Sonho à Realidade”. Com 12 anos de carreira e muitas experiências acumuladas, Laís conta sobre a realidade de ter o seu próprio negócio e a jornada desde a formatação da ideia de uma nova marca ou produto até que ele esteja efetivamente no mercado e rendendo bons frutos. Às 16h, a palavra fica por conta da coach e educadora parental Maria Clara Freitas, que contará suas experiências e as transformações que sua vida sofreu pós maternidade.

No dia 7, domingo, Bruna Collaço, enfermeira especialista em bebês, consultora em amamentação, responsável pela Mãe Coruja – empresa de assessoria materna com foco em cuidados com o recém-nascido e aleitamento materno, traz todos os mitos e verdades sobre amamentação a partir das 14h. E, para encerrar a programação de palestras, Mariana Simões, mãe, ginecologista e obstetra, promove um debate sobre Parto Respeitoso, às 16h.

Todas as palestras são gratuitas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site: sympla.com.br/mercadomundomaterno.

Sobre a feira Mercado Mundo Materno

A MMM nasceu em 2017, quando a empresária Soraya Cury decidiu reunir em um só evento mulheres que, como ela, descobriram novos talentos após a maternidade. Soraya trabalhava há 18 anos na área comercial e gerência de grandes marcas em shoppings centers, mas só depois do nascimento da Helena, hoje com 3 anos, criou a própria marca de produtos infantis feitos à mão.

“Quando me tornei mãe, uma ‘chavinha’ virou aqui dentro e eu percebi que só conseguiria me dedicar a algo que fizesse sentido para mim e, depois de criar a ideia do Paninho Sling, percebi que isso acontece com muitas mulheres, que também só se encontraram profissionalmente após o parto”.

Do meu produto para criar a feira, como forma de fortalecer o mercado e apoiar o ecossistema, foi um passo a mais. A feira reúne hoje diversas marcas de variados tipos de produtos especiais do universo infantil e materno, que vão desde moda a brinquedos, decoração e utilidades.

Serviço: 
Mercado Mundo Materno
Data:
 Sábado e domingo, 6 e 7 de abril 
Horário: 
das 10h às 20h
Local: 
Espaço Guanabara (R. Dr. Oswaldo Cruz, 300)
Entrada: 
Gratuita 
Inscrições para palestras: 
sympla.com.br/mercadomundomaterno

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo