Eventos

Grupos da Cultura Caipira de Hortolândia participam do “Revelando São Paulo”

Festival será em Valinhos e resgata a cultura tradicional do Estado

Grupos da Cultura Caipira de Hortolândia se apresentarão no XIX Festival da Cultura Paulista Tradicional “Revelando São Paulo”. O evento será na quinta-feira (24/09), e no sábado (26/09) em Valinhos, no Parque Municipal de Feiras e Exposições “Monselhor Bruno Nardini”, localizado na Rua D. João VI, 82, no Jardim Planalto. Os grupos culturais contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Anuncio


O Festival recebe neste ano, mais de 200 atrações de 160 municípios paulistas. O “Revelando São Paulo” foi criado em 1996 pela Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, e é voltado para a Cultura Tradicional do Estado de São Paulo (Patrimônio Imaterial).

Hortolândia já foi representada no evento, nesta quarta-feira (23/09), durante o “Encontro de Violeiros”. Nove duplas se apresentaram: Raimundo Santos e Mondini, Zé Cordeiro e Oliveira, João do Lá e Zé Laci, Zequinha e Caboclinho, Tigrão e Rei da Selva, Alisson e Geovane, Nil Miranda e Lino Queiroz, Luis Carlos e Fortaleza e Selino e Selito.

Na quinta-feira (24/09), a partir das 11h, será realizado o “Encontro da Dança do Catira”, com a apresentação dos Pioneiros do Catira de Hortolândia. No sábado (26/09) a partir das 10h, será a vez do “Encontro de Bandeira de Santos Reis”, com a apresentação da Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”.

Grupo de Catira Pioneiros do Catira

Os grupos de dança do Catira surgiram no Brasil no final do século XVI. Em Hortolândia, o Catira iniciou-se por volta de 1920. Atualmente, com a formação do grupo Pioneiros do Catira, os valores e a dança estão sendo recuperados.

O conjunto, criado em 2006, é formado por grandes nomes, como os mestres Chiquinho, Toninho, Nelsinho e alguns dos seus familiares, colegas e parceiros, que contribuem para a produção, preservação e transmissão da cultura caipira.

Realizado ao som de uma viola e conduzido no ritmo de bate-pés e na palma da mão, o Catira é executado com oito a dezesseis pessoas que dançam e encantam em duas fileiras que se entrecortam. A apresentação conta ainda com um maravilhoso momento de cantoria.

Companhia de Reis Rosa dos Anjos

A origem do grupo está fundamentada nos saberes da cultura popular e citações bíblicas referentes ao nascimento de Cristo. Com este conhecimento, em 1982, mestre Chiquinho, o saudoso mestre Esequias Barra e a comunidade fundaram a Companhia de Reis Rosa dos Anjos em Hortolândia.

Com instrumentos de corda e percussão, os integrantes levam uma mensagem de esperança por onde passam e preparam as pessoas para a chegada de Jesus e, depois do nascimento, lembram a visita dos Santos Reis, promovendo, deste modo, com muita alegria, a festa de Santos Reis.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo