Connect with us

Dicas de leitura

“História de Chuva” tem lançamento na Livraria Cultura

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Nova obra da Coordenadora do GEPEM, Luciene Tognetta, convida crianças a superarem seus medos

história de chuva para acabar com o medo (dela)

Anuncio


A obra “História de chuva para acabar com o medo (dela)”, de autoria de Luciene Regina Paulino Tognetta, editada e impressa pela Editora Adonis, será lançada no próximo dia 14, às 15h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Campinas.

O livro, segundo a própria escritora, aborda o tema medo; mas de forma descontraída. “’História de chuva para acabar com o medo (dela)’ não fala do medo de ser deixado de lado, de ser maltratado, como os livros da coleção ‘Os medos que a gente tem’ ou ‘Falando de Sentimentos’. Ela fala de medos de uma forma ‘menos séria’, mas não menos importante. É um livro mais leve que trata de coisas que podem parecer bobas para um adulto, mas não para uma criança”, complementa Luciene.

A obra surgiu do medo de chuva que o filho Gabriel, de 7 anos, e o amigo dele, André, sentiam. A partir dessa vivencia organizá-la como uma história e transportá-la para o papel foi um pulo. “Um dia eu e o Gabriel fizemos um guarda-chuva supersônico – claro que no faz de conta – e lutamos bravamente contra o medo dele que era apavorante. Lançamos um raio no medo e comemoramos muito o fato de o derrotarmos. Prontamente escrevi e enviei para o André para que ele fizesse o mesmo com seu medo.

Advertisement

E olha que deu certo”, entrega a escritora.

Gabriel, aliás, é o grande inspirador das obras infantis de Luciene, são 4 títulos baseados nas histórias vividas por ele, que também se arrisca em dar pitacos nas ilustrações.

Aliás, falando em ilustrações… ‘História de chuva para acabar com o medo (dela)’ é mais um título da parceria – de longa data, por sinal – entre escritora e ilustrador. O americanense Paulo R. Masserani, responsável por dar cor e forma a história, acredita que o resultado dessa parceria não poderia ser melhor. “Depois de tanto trabalho juntos já criamos um entrosamento o que deixa o processo criativo fluir melhor pois ela já conhece meu trabalho, meu estilo de ilustração e eu já conheço o estilo de escrever dela e a temática de seus livros, nos dando base e nos deixando mais a vontade para surgir com ideias e as discutir”, revela Paulo. Já a escritora, é só elogios ao ilustrador, “Paulo é muito sensível aos temas dos livros. Ele compreende a discussão teórica que os fundamenta, ainda que não seja um estudioso da psicologia. É mais do que um artista, um homem sensível à vida. Eu e Paulo sentamos juntos e eu lhe conto as histórias…. aí ele faz os rascunhos e voltamos a conversar sobre cada ilustração. Praticamente, sempre, estamos de acordo com o que ele desenha.”

‘História de chuva para acabar com o medo (dela)’ é um convite não só às crianças para superarem seus medos, por meio do exemplo das personagens nas páginas do livro, mas também aos pais que as auxiliam nessa superação. “Os pais precisam reconhecer os medos que parecem bobos nas crianças – mas não são – e ajudá-las a superá-los. Uma boa maneira é pelo jogo simbólico, como a personagem do livro faz”, conclui Luciene.

Advertisement

A escritora

Luciene Regina Paulino Tognetta é doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, tendo cursado parte do doutorado na Universidade de Genebra (Suíça) e pós-doutorado em desenvolvimento na Universidade do Minho, em Portugal, sobre o tema bullying. A escritora é também Coordenadora da linha de Pesquisas Afetividade e Virtudes pelo GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) e membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e do GEPEM – Unesp e desenvolve pesquisas relacionadas ao tema da afetividade e formação de personalidades éticas. Além de “História de chuva”, e do recém lançado “Pata de Elefante”, Luciene assina outros títulos, infantis e para professores, cujos principais temas são: educação, ética e afetividade.

Serviço

O que é? Lançamento: “História de chuva para acabar com o medo (dela)”
Quando? Dia 14 de setembro, às 15h30
Onde? Livraria Cultura – Shopping Iguatemi Campinas
Endereço: Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina – Campinas/SP

Advertisement

luciene e paulo


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Dicas de leitura

Acesso gratuito à biblioteca virtual da Unicamp é liberado

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

biblioteca virtual da Unicamp

Você sabia que a biblioteca virtual da Unicamp, da USP e da Unesp oferecem acesso gratuito a uma vasta coleção de livros, tanto físicos quanto virtuais? Falaremos mais sobre a Universidade de Campinas, mas é possível verificar as outras através destes links: Biblioteca USP e Biblioteca Unesp.

Como acessar a biblioteca virtual da Unicamp?

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) conta com 30 bibliotecas centrais, além de 28 bibliotecas setoriais, distribuídas em unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos.

Anuncio


Além do recurso físico, que tem certas restrições, há também a presença da Biblioteca Digital da Unicamp. Aqui, o usuário poderá ter acesso a todos os conteúdos acadêmicos e científicos.

Sem contar o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) e o Repositório da Produção Científica e Intelectual que, em poucos cliques, é possível ter acesso a artigos científicos, tese e etc.

Advertisement

Atualmente, são 40.854 títulos (físicos e virtuais), onde mais de 2 mil são assinaturas exclusivas da Unicamp e 38.000 são acessados através do Portal de Periódicos da CAPES. 

Os horários de funcionamento das bibliotecas podem ser consultados AQUI.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

Confira lista especial de obras para celebrar o Dia do Livro

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

livros-leitura-financas

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e, para homenagear a data, a Livraria da Travessa do Iguatemi São Paulo preparou um rico catálogo para os amantes da literatura, com 10 títulos indispensáveis que tratam os livros como tema central. As obras navegam entre história, ficção, guias e clássicos e podem ser encontradas na livraria localizada no Piso Superior do shopping.

A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. A data comemorativa é simbólica e tem origem na história da literatura mundial. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.

Confira abaixo a seleção completa para todos os tipos de leitores para celebrar a data:

Anuncio


PARA OS AMANTES DE LIVRARIAS:

150 Bookstores You Need To Visit Before You Die | Elizabeth Stamp: Navegar numa livraria é uma experiência insubstituível. A autora americana Elizabeth Stamp selecionou as 150 livrarias mais exclusivas do mundo que valem a pena visitar. Da Austrália à França, e do Japão aos Estados Unidos, as livrarias aqui variam desde estabelecimentos que existem há décadas até lojas recém-inauguradas. Cada loja foi selecionada por uma característica marcante, seja uma história interessante, uma coleção única ou um cenário fabuloso. Este livro lindamente encadernado, o mais recente da série 150, contém fotografias inspiradoras e uma riqueza de informações sobre cada local.

Advertisement


PARA LEITORES DE LIVROS SOBRE LIVROS:

Books And The People Who Make Them | Stephanie Vernet: Esta introdução única, divertida e informativa ao mundo editorial mostra aos jovens leitores como um livro percorre a jornada do caderno do escritor até as mãos do leitor. O que está faltando no mundo dos livros infantis? Um livro sobre como um livro é feito! Esta exploração dos bastidores apresenta páginas duplas coloridas e peculiares que retratam todas as fases da vida de um livro. Perfeito para os leitores lerem sozinhos ou com seus adultos favoritos, este livro é o primeiro do gênero – um complemento perfeito para a biblioteca de todo jovem amante de livros.

Caixa de Palavras: Por que você deve ler (e o que ler) | Jose Roberto de Castro Neves: O que é um livro? Pode ser apenas um bloco de papel envolvido por uma capa. Pode, igualmente, ser um agrupamento de palavras, uma cornucópia de informações, uma fonte de formação pessoal… No entanto, todos já tivemos a vida revolucionada por um livro. A força deste objeto, portanto, vai muito além daquilo que vemos: repousa em algo impalpável, quase mágico, que molda personalidades, toca almas, muda civilizações, altera o rumo dos acontecimentos. Basta que haja um leitor de coração aberto. E este é precisamente o tipo de leitor que José Roberto de Castro Neves é. Por isso mesmo, foi capaz de escrever estas páginas encantadoras, que são sobretudo um tributo ao poder transformador dos livros. Ao lado dele, passeamos por algumas das principais obras da humanidade, que aqui têm sua força não só comentada, mas celebrada, enaltecida, vivida.

É um Livro | Lane Smith: Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o nosso velho, bom e amado livro. Aquele que, ao contrário dos produtos eletrônicos, não apita, não interage, não conecta nem twitta. Mas que, só pela emoção da narrativa e das imagens, prende a atenção (e ainda rouba o coração) de qualquer um.

Advertisement

PARA OS QUE PROCURAM A HISTÓRIA DOS LIVROS:

O Aparecimento do Livro | Lucien Febvre | Henri-Jean Martin: Concebido por Lucien Febvre e realizado por Henri-Jean Martin, O Aparecimento do Livro é, desde sua publicação em 1958, um texto fundamental para os estudos sobre o livro. A proposta do estudo é estudar a ação cultural e a influência do livro durante os trezentos primeiros anos de sua existência, partindo da Renascença até aproximadamente o Romantismo. A obra explora os efeitos da técnica tipográfica, aperfeiçoada tal como se atribui a Gutenberg, enquanto era gradualmente assimilada pelas práticas de leitura e de acordo com fatores econômicos, políticos, culturais e geográficos. Trata do entorno do livro impresso, desde os seus antecedentes, como a introdução do papel na Europa, até a ampliação do número de leitores, ao lado das mudanças nas relações sociais e dos diferentes embates ideológicos do período.


História do Livro e da Edição | Yann Sordet: A obrapercorre, com efeito, os ecossistemas da comunicação gráfica desde as tabuletas de argila até os livros digitais, desdobrando um conhecimento espantoso, instruindo sem pedantismo o leitor. Como estrangeiro (americano, mas amigo da França), vejo aí a marca de um certo espírito francês: a clareza de exposição apoiada em um domínio profundo da pesquisa; uma bela arquitetura de conjunto aliada a uma erudição colhida na ciência mais recente. Este livro se lê de duas maneiras: de ponta a ponta, ao longo de uma narração que retraça a evolução do livro através de três milênios, e como manual em que o especialista ou o simples curioso pode se abeberar, informando-se sobre assuntos precisos a partir de um sumário bem detalhado ou do índice remissivo.


Infinito em um Junco: A invenção dos livros no mundo antigo | Irene Vallejo: Fenômeno editorial espanhol traduzido para mais de 30 idiomas, ensaio sobre a história do livro vem conquistando prêmios e leitores. Um livro sobre a evolução dos livros, um passeio pela trajetória desse artefato fascinante que inventamos para que as palavras pudessem ser transportadas pelo espaço e pelo tempo: O infinito em um junco conta a história desse objeto desde sua criação, milênios atrás, passando por todos os modelos e formatos que testamos ao longo da jornada humana. Acima de tudo, esta é uma fabulosa aventura coletiva protagonizada por milhares de pessoas que, ao longo do tempo, protegeram e tornaram o livro possível: contadores de histórias, escribas, iluminadores, tradutores, vendedores ambulantes, professores, sábios, espiões, rebeldes, freiras, aventureiros; leitores de todos os cantos, nas capitais onde se concentra o poder e nas regiões mais remotas, onde o conhecimento se refugia em tempos de caos. Pessoas comuns cujos nomes muitas vezes são apagados da história; gente que salva essas fontes de memória, os verdadeiros protagonistas desta obra.

Advertisement

PARA OS ROMÂNTICOS:

Meus Dias Na Livraria Morisaki | Satoshi Yagisawa: Best-seller internacional, o livro é um mágico e comovente romance japonês sobre o poder da literatura. A jovem Takako perde tudo, mas se encontra na livraria que pertence a sua família há três gerações. Takako é uma jovem de 25 anos que levava uma vida relativamente tranquila. Até que seu namorado, Hideaki, o homem com quem ela esperava formar uma família, anuncia que vai se casar com outra pessoa. De repente, a vida de Takako começa a desmoronar. Ela sai do emprego e entra numa depressão profunda. No auge do seu desespero, ela recebe uma ligação de Satoru, um tio que ela não via há muitos anos. Satoru é um homem excêntrico e pouco convencional, principalmente depois que sua esposa, Momoko, o deixou. Ele é quem cuida da livraria Morisaki, um pequeno espaço, num prédio antigo, em Jinbôchô, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para os leitores.

PARA OS LEITORES CLÁSSICOS:

The Penguin Classics Book | Henry Eliot: O Penguin Classics Book é o companheiro do leitor da maior biblioteca de literatura clássica do mundo. Abrangendo 4.000 anos, desde as lendas da Antiga Mesopotâmia até a poesia da Primeira Guerra Mundial, com tragédias gregas, sagas islandesas, épicos japoneses e muito mais, abrange 500 autores e 1.200 livros, dando-lhes vida com descrições vivas, literatura conexões e belos designs de capa.

Advertisement


The Penguin Modern Classics Book | Henry Eliot: Oguia essencial para a literatura do século XX em todo o mundo. Durante seis décadas, a série Penguin Modern Classics tem sido uma série de livros que define uma era e está em constante evolução, abrangendo obras de pioneiros modernistas, iconoclastas de vanguarda, visionários radicais e contadores de histórias intemporais. Este companheiro de leitor apresenta todos os títulos publicados na série até agora, com mais de 1.800 livros e 600 autores, de Achebe e Adonis a Zamyatin e Zweig. Repleto de descrições animadas, listas de leitura surpreendentes, movimentos literários importantes e mais de duas mil imagens de capa, The Penguin Modern Classics Book é um convite para mergulhar e explorar a maior literatura dos últimos cem anos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

Avatar de Editor

Published

on

By

Diário de um Banana é um sucesso na Biblioteca Municipal de Hortolândia

A Biblioteca Municipal de Hortolândia divulgou a lista dos 10 livros mais emprestados no mês de novembro, proporcionando uma visão fascinante sobre as preferências literárias dos leitores da cidade.

O destaque continua sendo a franquia “Diário de um Banana”, do autor Jeff Kinney, nas colocações de número 1, 4, 5 e 10. Confira abaixo todos os outros.

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

  1. “Diário de um Banana – Rodrick é o Cara”
    Autor: Jeff Kinney
  2. “Querido Diário Otário: Eu Sou a Princesa ou o Sapo?”
    Autor: Jim Benton
  3. “Lua Nova”
    Autor: Stephenie Meyer
  4. “Diário de um Banana – A Verdade Nua e Crua”
    Autor: Jeff Kinney
  5. “Diário de um Banana – As Memórias de Greg Heffley”
    Autor: Jeff Kinney
  6. “O Retrato de Dorian Gray”
    Autor: Oscar Wilde
  7. “Mau Começo – Livro Primeiro”
    Autor: Lemony Snicket
  8. “Caçadores de Zumbis – Volume 5”
    Autor: John Kloepfer
  9. “Mal-Entendido em Moscou”
    Autora: Simone de Beauvoir
  10. “Diário de um Banana – Vai ou Racha”
    Autor: Jeff Kinney

Anuncio


Esses títulos refletem a diversidade de gostos e interesses da comunidade de leitores de Hortolândia, abrangendo desde literatura infantojuvenil até clássicos atemporais. A biblioteca continua sendo um espaço vital para a promoção da leitura e o compartilhamento de experiências literárias.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Hortolândia Hortolândia
Policial2 minutos ago

Homem é preso após agressões físicas e psicológicas contra a companheira em Hortolândia

Na noite de ontem (22), a polícia de Hortolândia se dirigiu até o bairro Vila São Pedro, após receberem relatos...

Nova onda de calor no Sudeste Nova onda de calor no Sudeste
Nossa Cidade14 minutos ago

Nova onda de calor no Sudeste chega em breve e pode afetar Hortolândia

Uma nova onda de calor no Sudeste. Isso é o que pode ocorrer nos próximos dias, segundo previsões do Climatempo...

Lua Cheia Rosa Lua Cheia Rosa
Brasil27 minutos ago

Saiba como ver a Lua Cheia Rosa, fenômeno que ocorrerá hoje (23) no céu de todo país

Na noite de hoje (23), um fenômeno conhecido como Lua Cheia Rosa poderá ser visto no céu de todo país....

Consimares Consimares
Nossa Região1 hora ago

Escola em Elias Fausto implanta projeto de compostagem em parceria com o Consimares

Estudantes da Escola Municipal Aparecida do Carmo Maschietto, em Elias Fausto, estão se tornando verdadeiros agentes de mudança ao aprenderem...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade3 horas ago

Confira quando a Praça da Cidadania, em Hortolândia, será inaugurada

Nesta quinta-feira (25), Hortolândia celebra a entrega da Praça da Cidadania, um projeto colaborativo entre o Governo do Estado de...

mega-sena mega-sena
Brasil6 horas ago

Sorteio da Mega-Sena oferece prêmio de R$ 3,5 milhões hoje à noite

A Caixa Econômica Federal realizará o sorteio do concurso número 2716 da Mega-Sena nesta terça-feira (23), com um prêmio estimado...

curso profissionalizante de Soldador curso profissionalizante de Soldador
Cursos18 horas ago

Inscrições gratuitas para curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas, distribuídas em...

Advertisement
cinema

Populares