Connect with us

Dicas de leitura

LIVRO E SITE VOLTADOS PARA ESCOLAS CONTAM A HISTÓRIA DE CAMPINAS

Portal Hortolândia

Publicado

em

Diferentes aspectos da história de Campinas, como os personagens e o patrimônio cultural e arquitetônico, são mostrados no livro “República de Campinas”, que terá noite de autógrafos no dia 14 de julho, aniversário da cidade, junto com o lançamento do site do mesmo nome. O livro do jornalista José Pedro Martins e do fotógrafo Martinho Caires, igualmente responsáveis pelo site, é voltado para o público escolar, pesquisadores e comunidade em geral.

     O evento do dia 14 de julho, quinta-feira, será às 19 horas, na Livraria Leitura do Parque D.Pedro Shopping (Praça da Alimentação, ao lado dos cinemas). No dia 15 de julho, sexta-feira, também haverá noite de autógrafos, com lançamento do site, na Livraria Leitura do Campinas Shopping.

     O livro “República de Campinas”, em que o site é baseado, foi     contemplado no FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Campinas) em 2015. Largo do Carmo, Largo do Rosário, Catedral Metropolitana, Instituto Agronômico e Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) são alguns dos locais e bens do patrimônio histórico local mostrados pelo livro e site e que têm conexão com a história republicana de Campinas.

     Campinas foi um dos berços do movimento republicano, vitorioso a 15 de novembro de 1889. Entrevistas com historiadores, que vão apresentar olhares diferenciados sobre a história republicana de Campinas, e dicas de livros e outros materiais que podem ser consultados também integram o menu do site.

     José Pedro Martins é jornalista e escritor, autor de vários livros em meio ambiente, cidadania, cultura e história, como “Campinas, imagens da história” (2007, Editora Komedi), “Basílica do Carmo, história de fé no coração de Campinas” (2010, Komedi) e “FEAC 50 anos: uma história de inovação e solidariedade” (2014, Editora Arte Escrita).

     O fotógrafo Martinho Caires também é produtor cultural, editor de imagens, fotojornalista e profissional de Marketing. Professor de fotografia no MACC, Museu de Arte Contemporânea de Campinas (2016) e Oficinas Culturais Hilda Hilst (2015) e também já deu aulas nas Faculdades Metrocamp e no MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas. Já trabalhou em fotojornalismo na Revista “Veja” e “Correio Popular”, entre outros veículos, e fez mais de 60 exposições individuais e coletivas. José Pedro Martins e Martinho Caires são editores da Agência Social de Notícias.

Foto: Trilhos das ferrovias que foram fundamentais para o crescimento de Campinas e para o movimento republicano (Foto Martinho Caires)

SERVIÇO

Noite de autógrafos do livro “República de Campinas”, com lançamento do site do mesmo nome, de José Pedro Martins e Martinho Caires

Dia: 14 de julho

Horário: 19 horas

Local: Livraria Leitura, Praça da Alimentação (ao lado dos cinemas), do Parque D.Pedro Shopping, em Campinas

 

Dia: 15 de julho

Horário: 19 horas

Local: Livraria Leitura, Campinas Shopping

Dicas de leitura

Livros infantis que estimulam raciocínio ganham nova coleção

Portal Hortolândia

Publicado

em

Coleção da Catapulta Editores, que já vendeu mais de 50 milhões de cópias, traz desafios e conhecimento para crianças entre 3 e 11 anos

A coleção que já vendeu mais de 50 milhões de cópias pelo mundo acaba de ganhar mais títulos. Os livros Abremente Desafios são lançamentos da Catapulta Editores, com títulos para crianças entre 3 e 11 anos e têm a proposta de estimular o raciocínio, o aprendizado e curiosidades sobre diversos temas do conhecimento. Os pequenos poderão se aventurar tanto em casa, com a família, quanto na escola.

Em formato de sorvete e muito coloridos, os livros são divididos em oito faixas etárias – um título para cada uma delas. As obras contêm 128 páginas, em formato de leque, com desafios que vão ampliar o conhecimento das crianças de maneira muito divertida!

“Recém-chegada ao Brasil, a coleção Abremente Desafios é uma grande aposta da editora. Pela capacidade de entreter as crianças enquanto elas aprendem, os títulos podem ser incorporados à lista de livros paradidáticos, assim como serem ótimas opções para o desenvolvimento psicomotor”, explica a diretora da Catapulta Editores no Brasil, Carmen Pareras.

Disponível nas principais livrarias do país, em lojas físicas e online, cada título da coleção tem preço sugerido de R$ 34,90.

Continue Lendo

Dicas de leitura

Neste mês de abril, Senac Campinas realiza atividades gratuitas de incentivo à leitura

Portal Hortolândia

Publicado

em

Programação tem início no dia 9, com palestra A arte de criar leitores”. Depois, haverá distribuição de livros em ponto de ônibus e a tradicional Semana Senac de Leitura

Para quem gosta de ler, este mês de abril está repleto de atividades gratuitas no Senac Campinas. Segundo Goimar Dantas, jornalista, roteirista e escritora, com as novas tecnologias, instigar as crianças a desenvolverem o hábito de ler é um grande desafio para pais e educadores.  E é esse o tema da palestra A arte de criar leitores, mediada pela Goimar, que dá início à programação das atividades de incentivo à leitura no dia 9/4, às 19 horas.

“Há quem acredite que mediadores de leituras têm de atuar, necessariamente, como professores ou bibliotecário. É um erro. Todos podem ser mediadores de leitura: pais, avós, tios, padrinhos, amigos, educadores, bibliotecários, escritores, editores, livreiros, agentes culturais, em geral. É possível, portanto, fazer mediação de leitura em casas, bibliotecas, escolas, salas de leitura, clubes, hospitais, abrigos, associações, ONG’s e qualquer outro lugar onde existam duas ou mais pessoas e um livro”, conta Goimar.

Para assistir a palestra não há necessidade de inscrição. O interessado deve chegar com 15 minutos de antecedência do horário marcado (19 horas). Na ocasião, haverá sessão de autógrafos com a jornalista em seu último livro lançado, que leva o mesmo nome da palestra.

Nos dias 10 e 11, no Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (EMTU), equipe do Senac fará uma distribuição de livros da Editora Senac com o intuito de  mobilizar a sociedade a participar da 4ª Semana Senac de Leitura, que ocorre de 22 a 27 de abril sob o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas. No total, 15 atividades serão oferecidas ao público sem custo. Haverá a tradicional feira de troca de livros no saguão da unidade, palestras, oficinas, bate-papo, exposição, entre outros.

A programação completa da 4ª Semana Senac de Leitura e as inscrições para as atividades estão disponíveis no Portal Senac da unidade, em www.sp.senac.br/campinas.

Serviço:

Palestra: “A arte de criar leitores

Data: 9 de abril de 2019

Horário: às 19 horas

Local: Senac Campinas

Endereço: Rua Sacramento, 490 – Centro – Campinas/SP

4ª Semana Senac de Leitura

Data: de 22 a 27 de abril de 2019

Local: Senac Campinas

Endereço: Rua Sacramento, 490 – Centro – Campinas/SP

Programação e inscrições: www.sp.senac.br/campinas

Continue Lendo

Dicas de leitura

Projeto da Leiturinha incentiva 100 mil crianças de todo o Brasil a plantar árvores

Portal Hortolândia

Publicado

em

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o clube de assinaturas distribui sementes da flora brasileira na edição de 2018 da campanha Pequeno Consciente

São Paulo, maio de 2018 – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, lança no mês de maio a terceira edição da campanha Pequeno Consciente, que tem como objetivo incentivar o conhecimento sobre a flora brasileira. Em parceria com o Viveiro Camará, a iniciativa pretende estimular as 100 mil crianças e suas famílias que recebem os kits a plantar árvores por todo o País. Para isso, serão distribuídos ao longo de todo o mês de junho sementes de árvores da flora brasileira.

O projeto que a cada ano cresce mais, junto com o clube, distribuiu na última edição 40 mil sementes de árvores, e pretende levar consciência ambiental para cada vez mais pequenos! Segundo Cynthia Spaggiari, coordenadora de Curadoria e Conteúdo da Leiturinha, a ação é importante pois, com ela, é possível praticar os valores de cuidado, respeito e conhecimento com os pequenos, algo que a Leiturinha considera fundamental tanto na leitura quanto na tarefa de cultivar uma árvore e preservar o meio ambiente. “É muito importante investirmos em gestos como esses, que inclusive colaboram no engajamento dos familiares durante as atividades da criança, criando em todos a consciência do cuidado com o planeta Terra”, afirma.

O kit de livros do mês de maio, que recebe um selo de edição especial, entrega para os assinantes um envelope com sementes de Cedro Rosa, Canafístula, Jacaranda-Branco, Manduirana, Ipê-Branco e Ipê-Roxo-Sete-Folhas, além de um guia sobre como fazer o plantio. Para completar, os assinantes também encontrarão adesivos personalizados que servirão para decorar o local onde as futuras árvores serão plantadas.

As redes sociais da Leiturinha também estarão mobilizadas para a ação. A hashtag #PequenoConsciente poderá ser utilizada pelos pais para compartilharem fotos do plantio da semente, além de todos os momentos em comemoração a data.

Sobre a Leiturinha
A Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil e um dos produtos oferecidos pela PlayKids. Criada em 2014, ela promove o hábito da leitura compartilhada para mais de 100 mil famílias, distribuídas em mais de 5.100 cidades brasileiras. A atuação da Leiturinha se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Para fazer parte, acesse: leiturinha.com.br.

Continue Lendo



Max Milhas