Connect with us
Publicidade


Dicas de leitura

Projeto da Leiturinha incentiva 100 mil crianças de todo o Brasil a plantar árvores

Portal Hortolândia

Publicado

em

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o clube de assinaturas distribui sementes da flora brasileira na edição de 2018 da campanha Pequeno Consciente

Publicidade

São Paulo, maio de 2018 – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, lança no mês de maio a terceira edição da campanha Pequeno Consciente, que tem como objetivo incentivar o conhecimento sobre a flora brasileira. Em parceria com o Viveiro Camará, a iniciativa pretende estimular as 100 mil crianças e suas famílias que recebem os kits a plantar árvores por todo o País. Para isso, serão distribuídos ao longo de todo o mês de junho sementes de árvores da flora brasileira.

O projeto que a cada ano cresce mais, junto com o clube, distribuiu na última edição 40 mil sementes de árvores, e pretende levar consciência ambiental para cada vez mais pequenos! Segundo Cynthia Spaggiari, coordenadora de Curadoria e Conteúdo da Leiturinha, a ação é importante pois, com ela, é possível praticar os valores de cuidado, respeito e conhecimento com os pequenos, algo que a Leiturinha considera fundamental tanto na leitura quanto na tarefa de cultivar uma árvore e preservar o meio ambiente. “É muito importante investirmos em gestos como esses, que inclusive colaboram no engajamento dos familiares durante as atividades da criança, criando em todos a consciência do cuidado com o planeta Terra”, afirma.

O kit de livros do mês de maio, que recebe um selo de edição especial, entrega para os assinantes um envelope com sementes de Cedro Rosa, Canafístula, Jacaranda-Branco, Manduirana, Ipê-Branco e Ipê-Roxo-Sete-Folhas, além de um guia sobre como fazer o plantio. Para completar, os assinantes também encontrarão adesivos personalizados que servirão para decorar o local onde as futuras árvores serão plantadas.

As redes sociais da Leiturinha também estarão mobilizadas para a ação. A hashtag #PequenoConsciente poderá ser utilizada pelos pais para compartilharem fotos do plantio da semente, além de todos os momentos em comemoração a data.

Sobre a Leiturinha
A Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil e um dos produtos oferecidos pela PlayKids. Criada em 2014, ela promove o hábito da leitura compartilhada para mais de 100 mil famílias, distribuídas em mais de 5.100 cidades brasileiras. A atuação da Leiturinha se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Para fazer parte, acesse: leiturinha.com.br.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Dicas de leitura

Aumenta o número de crianças leitoras entre 5 e 10 anos, aponta pesquisa

Portal Hortolândia

Publicado

em

Para diretora da Catapulta Editores, o período de pandemia contribuiu para a chegada do livro em casa

Publicidade

O último levantamento da pesquisa Retratos da Literatura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, identificou um aumento no número de leitores entre 5 e 10 anos. Desde março, mês em que a COVID-19 foi enquadrada como pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), as crianças têm estado fisicamente distantes da escola. Para a diretora da Catapulta Editores no Brasil Carmen Pareras, esse é um movimento que acompanha a chegada do e-commerce mais próximo do dia a dia das famílias.

“Todos nós tivemos de nos reprogramar para transformar nossas casas em escritórios digitais, refeitórios, escolas de ensino à distância e salas de lazer”, explica Pareras. Nesse sentido, a diretora da Catapulta Editores entende que o livro infantil pode ter ganhado um espaço especial nas atividades em casa, entre pais e filhos.

As medidas adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus envolveram o isolamento social em diversas regiões do país. Com isso, lojas em diferentes áreas do comércio se mantiveram fechadas e distantes do público, principalmente entre os meses de março e julho deste ano. “Dessa forma, tivemos de acelerar o processo de comercialização por meio de canais eletrônicos. As mídias online nos aproximaram do nosso público, oferecendo um canal de comunicação que nos permite ouvir suas opiniões e sugestões”, explica Pareras.

Dia a dia em casa

A diretora da Catapulta Editores ressalta a quantidade de pais que relataram a mudança no comportamento infantil no período em casa, sob isolamento social. “Esse foi um dos momentos em que nós, inclusive, lançamos títulos no mercado literário, que têm tido boa aceitação”, acrescenta Pareras.

Um dos lançamentos foi a coleção Timóteo, composta por quatro livros. Indicadas para crianças a partir de quatro anos, as obras apresentam temas do cotidiano e rotina de maneira bastante lúdica. Ao final de cada título, há um jogo para que os pequenos memorizem o que a narrativa os mostrou.

Receber itens de compra em casa se tornou mais comum no período da pandemia. Segundo Pareras, esse é um dos fatores que aproximou toda a família aos livros infantis. “Anteriormente, as crianças se isolavam e ficavam concentradas em jogos eletrônicos. Quando se cansavam, mostravam-se irritadiças e passavam às travessuras, tentando atrair a atenção dos pais.  Com a facilidade de receber nossos livros em casa, pais e filhos se aproximaram e melhoraram a interação. ”

Obras interativas

A boa aceitação do e-commece durante a pandemia indica que a editora segue no caminho certo. “O objetivo da Catapulta Editores é promover a participação da família e estimular as crianças a reconhecer os livros como um meio de informação divertida, desde a idade mais tenra”, acrescenta Pareras.

Cores vibrantes, texturas relevos e sons fazem parte do acervo de títulos da editora. São obras que aguçam o tato, a visão e a audição – o que contribuem para o aprendizado infantil. “Além de estimular e desenvolver a coordenação motora, ao promover a curiosidade e prender a atenção”, afirma Pareras.

A coleção Abremente é a mais importante da Catapulta Editores. Os livros que a compõem foram desenvolvidos por psicopedagogas e já venderam mais de 50 milhões de cópias pelo mundo. “Por conta do conteúdo das obras, elas foram incorporadas a listas de livros paradidáticos. A coleção tem oito livros, que abrange crianças de 3 aos 11 anos”, celebra a diretora.

O período em casa, devido a pandemia, exige que adultos se reinventem para manter as crianças entretidas e se desenvolvendo. A Catapulta Editores oferece alguns títulos voltados para a culinária infantil, como o Chef Mirim, que apresenta receitas de diversos países. São pratos simples de serem elaborados e promovem um momento de interação entre a família.

“Outro ponto positivo é ajudar as crianças a entender sobre a importância de organizar tarefas passo a passo. Com a obra, os pequenos a partir de oito anos têm acesso a utensílios de cozinha, como batedor de metal, fôrma para tortinhas e pão duro, que acompanham o livro”, finaliza Pareras.

Qualidade das atividades em casa é uma característica percebida pela diretora da Catapulta Editores e que encontra outro dado da pesquisa Retratos da Literatura do Brasil. Além do aumento de leitores entre 5 e 10 anos, o levantamento aponta a boa variedade, a qualidade da literatura infantil no país e o investimento das famílias na mediação do livro com os filhos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Dicas de leitura

Fim das dívidas: como fechar essa difícil equação?

Portal Hortolândia

Publicado

em

No momento em que o Brasil contabiliza mais de 60 milhões de endividados, autora carioca lança manual para jovens e adultos tomarem as rédeas ao lidar com suas finanças

Publicidade

Se você pudesse voltar no tempo, até ter 15 anos, o que teria feito de diferente na sua vida financeira? A escritora Ana Cristina Melo não hesitaria ao responder: “tudo”. Vítima de decisões equivocadas em uma carreira precoce de gestora, iniciada aos 21 anos, ela resolveu compartilhar suas experiências (ou a falta delas) no lançamento Controle seu dinheiro antes que ele te devore.

Publicado pela Editora Opala, o livro é um manual de “educação financeira para jovens que ainda não se endividaram e adultos que já começaram a ser devorados pelas dívidas”. Indicada, portanto, a todos que querem evitar o descontrole de suas finanças pessoais, a obra presta um serviço no momento que o país contabiliza mais de 60 milhões de endividados.

A autora aprofunda os dados ao destacar o número de “superendividados”, ou seja, pessoas que contraíram dívidas maiores que a renda ou o próprio patrimônio. “Para essas pessoas, a cada mês significava que, provavelmente, a conta fechava negativa, e alguma despesa deixava de ser paga”. São mais de 30 milhões imersos nessa progressão geométrica chamada juros compostos.

Analista de Sistemas por formação, Ana Cristina apresenta uma série de simulações, a partir de exemplos hipotéticos, para indicar os caminhos de modo a fechar essa simples, porém difícil equação: gastar menos do que se recebe ou, em caso pior, liquidar as dívidas quando o salário não é dos melhores. Inclusive, ela dedica orientações também para os desempregados.

O livro é dividido em três partes principais: a primeira, para quem não se endividou e precisa tomar decisões importantes, como alugar ou comprar um imóvel. A segunda parte tem foco em quem gasta mais que recebe e precisa aprender a definir prioridades, ou seja, a cortar despesas. Ana Cristina traz aqui uma série de informações sobre orçamento e planejamento financeiro.

Já a parte final, intitulada bônus, é voltada especialmente àqueles que se livraram do problema e buscam uma iniciação em investimentos. A autora oferece um panorama geral sobre aplicações, ações, taxas e previdência privada. Informações úteis que permitam ao contribuinte decidir, inclusive, o momento de se aposentar. Para não precisar trabalhar até morrer, ou morrer trabalhando.

FICHA TÉCNICA:

Título: Controle seu dinheiro antes que ele te devore
Autora: Ana Cristina Melo
Editora: Opala

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Dicas de leitura

Amazon disponibiliza 50.000 títulos de livros gratuitos para você baixar

Portal Hortolândia

Publicado

em

“O que você faz em seu tempo livre?”. Esta é uma pergunta que permeia a mente de muitas pessoas. Mas que tal utilizar alguns minutinhos ou mesmo algumas horas deste período para ler? A Amazon está disponibilizando 50.000 títulos gratuitos em formato ebook (ou livros digitais) para download gratuito.

Publicidade

Divididos por temáticas como Administração, Negócios e Economia, Fantasia, Horror e Ficção Científica, Esporte e Lazer, Policial, Suspense e Mistério, Inglês e Outras Línguas, LGBT, Sociedade e Ciências Sociais, Turismo e Viagem e outras, você certamente encontrará alguma coisa que te agrade.

Dentre os títulos mais populares no momento desta postagem estão:

  • A Pérola que Rompeu a Rocha, de Nadia Hashimi
  • O Amanhã não está à Venda, de Ailton Krenak
  • Sejamos todos Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie e Christina Baum
  • Aprenda Inglês Mais Rápido: Iniciante Nível 1: Conversação Básica, deRich Johnson
  • Dom Casmurro (Prazer de Ler), de Machado de Assis, Diego Moscardini, e outros.

Lembrando esta oferta é válida por um período específico, então não perca tempo! Mas os livros que baixar, continuarão disponíveis em seu Kindle.

Confira todos os títulos e categorias: clique aqui

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares