Connect with us

Dicas de leitura

Projeto da Leiturinha incentiva 100 mil crianças de todo o Brasil a plantar árvores

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

leiturinha

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o clube de assinaturas distribui sementes da flora brasileira na edição de 2018 da campanha Pequeno Consciente

São Paulo, maio de 2018 – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, lança no mês de maio a terceira edição da campanha Pequeno Consciente, que tem como objetivo incentivar o conhecimento sobre a flora brasileira. Em parceria com o Viveiro Camará, a iniciativa pretende estimular as 100 mil crianças e suas famílias que recebem os kits a plantar árvores por todo o País. Para isso, serão distribuídos ao longo de todo o mês de junho sementes de árvores da flora brasileira.

Anuncio


O projeto que a cada ano cresce mais, junto com o clube, distribuiu na última edição 40 mil sementes de árvores, e pretende levar consciência ambiental para cada vez mais pequenos! Segundo Cynthia Spaggiari, coordenadora de Curadoria e Conteúdo da Leiturinha, a ação é importante pois, com ela, é possível praticar os valores de cuidado, respeito e conhecimento com os pequenos, algo que a Leiturinha considera fundamental tanto na leitura quanto na tarefa de cultivar uma árvore e preservar o meio ambiente. “É muito importante investirmos em gestos como esses, que inclusive colaboram no engajamento dos familiares durante as atividades da criança, criando em todos a consciência do cuidado com o planeta Terra”, afirma.

O kit de livros do mês de maio, que recebe um selo de edição especial, entrega para os assinantes um envelope com sementes de Cedro Rosa, Canafístula, Jacaranda-Branco, Manduirana, Ipê-Branco e Ipê-Roxo-Sete-Folhas, além de um guia sobre como fazer o plantio. Para completar, os assinantes também encontrarão adesivos personalizados que servirão para decorar o local onde as futuras árvores serão plantadas.

Advertisement

As redes sociais da Leiturinha também estarão mobilizadas para a ação. A hashtag #PequenoConsciente poderá ser utilizada pelos pais para compartilharem fotos do plantio da semente, além de todos os momentos em comemoração a data.

Sobre a Leiturinha
A Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil e um dos produtos oferecidos pela PlayKids. Criada em 2014, ela promove o hábito da leitura compartilhada para mais de 100 mil famílias, distribuídas em mais de 5.100 cidades brasileiras. A atuação da Leiturinha se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Para fazer parte, acesse: leiturinha.com.br.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Dicas de leitura

Confira lista especial de obras para celebrar o Dia do Livro

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

livros-leitura-financas

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e, para homenagear a data, a Livraria da Travessa do Iguatemi São Paulo preparou um rico catálogo para os amantes da literatura, com 10 títulos indispensáveis que tratam os livros como tema central. As obras navegam entre história, ficção, guias e clássicos e podem ser encontradas na livraria localizada no Piso Superior do shopping.

A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. A data comemorativa é simbólica e tem origem na história da literatura mundial. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.

Confira abaixo a seleção completa para todos os tipos de leitores para celebrar a data:

Anuncio


PARA OS AMANTES DE LIVRARIAS:

150 Bookstores You Need To Visit Before You Die | Elizabeth Stamp: Navegar numa livraria é uma experiência insubstituível. A autora americana Elizabeth Stamp selecionou as 150 livrarias mais exclusivas do mundo que valem a pena visitar. Da Austrália à França, e do Japão aos Estados Unidos, as livrarias aqui variam desde estabelecimentos que existem há décadas até lojas recém-inauguradas. Cada loja foi selecionada por uma característica marcante, seja uma história interessante, uma coleção única ou um cenário fabuloso. Este livro lindamente encadernado, o mais recente da série 150, contém fotografias inspiradoras e uma riqueza de informações sobre cada local.

Advertisement


PARA LEITORES DE LIVROS SOBRE LIVROS:

Books And The People Who Make Them | Stephanie Vernet: Esta introdução única, divertida e informativa ao mundo editorial mostra aos jovens leitores como um livro percorre a jornada do caderno do escritor até as mãos do leitor. O que está faltando no mundo dos livros infantis? Um livro sobre como um livro é feito! Esta exploração dos bastidores apresenta páginas duplas coloridas e peculiares que retratam todas as fases da vida de um livro. Perfeito para os leitores lerem sozinhos ou com seus adultos favoritos, este livro é o primeiro do gênero – um complemento perfeito para a biblioteca de todo jovem amante de livros.

Caixa de Palavras: Por que você deve ler (e o que ler) | Jose Roberto de Castro Neves: O que é um livro? Pode ser apenas um bloco de papel envolvido por uma capa. Pode, igualmente, ser um agrupamento de palavras, uma cornucópia de informações, uma fonte de formação pessoal… No entanto, todos já tivemos a vida revolucionada por um livro. A força deste objeto, portanto, vai muito além daquilo que vemos: repousa em algo impalpável, quase mágico, que molda personalidades, toca almas, muda civilizações, altera o rumo dos acontecimentos. Basta que haja um leitor de coração aberto. E este é precisamente o tipo de leitor que José Roberto de Castro Neves é. Por isso mesmo, foi capaz de escrever estas páginas encantadoras, que são sobretudo um tributo ao poder transformador dos livros. Ao lado dele, passeamos por algumas das principais obras da humanidade, que aqui têm sua força não só comentada, mas celebrada, enaltecida, vivida.

É um Livro | Lane Smith: Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o nosso velho, bom e amado livro. Aquele que, ao contrário dos produtos eletrônicos, não apita, não interage, não conecta nem twitta. Mas que, só pela emoção da narrativa e das imagens, prende a atenção (e ainda rouba o coração) de qualquer um.

Advertisement

PARA OS QUE PROCURAM A HISTÓRIA DOS LIVROS:

O Aparecimento do Livro | Lucien Febvre | Henri-Jean Martin: Concebido por Lucien Febvre e realizado por Henri-Jean Martin, O Aparecimento do Livro é, desde sua publicação em 1958, um texto fundamental para os estudos sobre o livro. A proposta do estudo é estudar a ação cultural e a influência do livro durante os trezentos primeiros anos de sua existência, partindo da Renascença até aproximadamente o Romantismo. A obra explora os efeitos da técnica tipográfica, aperfeiçoada tal como se atribui a Gutenberg, enquanto era gradualmente assimilada pelas práticas de leitura e de acordo com fatores econômicos, políticos, culturais e geográficos. Trata do entorno do livro impresso, desde os seus antecedentes, como a introdução do papel na Europa, até a ampliação do número de leitores, ao lado das mudanças nas relações sociais e dos diferentes embates ideológicos do período.


História do Livro e da Edição | Yann Sordet: A obrapercorre, com efeito, os ecossistemas da comunicação gráfica desde as tabuletas de argila até os livros digitais, desdobrando um conhecimento espantoso, instruindo sem pedantismo o leitor. Como estrangeiro (americano, mas amigo da França), vejo aí a marca de um certo espírito francês: a clareza de exposição apoiada em um domínio profundo da pesquisa; uma bela arquitetura de conjunto aliada a uma erudição colhida na ciência mais recente. Este livro se lê de duas maneiras: de ponta a ponta, ao longo de uma narração que retraça a evolução do livro através de três milênios, e como manual em que o especialista ou o simples curioso pode se abeberar, informando-se sobre assuntos precisos a partir de um sumário bem detalhado ou do índice remissivo.


Infinito em um Junco: A invenção dos livros no mundo antigo | Irene Vallejo: Fenômeno editorial espanhol traduzido para mais de 30 idiomas, ensaio sobre a história do livro vem conquistando prêmios e leitores. Um livro sobre a evolução dos livros, um passeio pela trajetória desse artefato fascinante que inventamos para que as palavras pudessem ser transportadas pelo espaço e pelo tempo: O infinito em um junco conta a história desse objeto desde sua criação, milênios atrás, passando por todos os modelos e formatos que testamos ao longo da jornada humana. Acima de tudo, esta é uma fabulosa aventura coletiva protagonizada por milhares de pessoas que, ao longo do tempo, protegeram e tornaram o livro possível: contadores de histórias, escribas, iluminadores, tradutores, vendedores ambulantes, professores, sábios, espiões, rebeldes, freiras, aventureiros; leitores de todos os cantos, nas capitais onde se concentra o poder e nas regiões mais remotas, onde o conhecimento se refugia em tempos de caos. Pessoas comuns cujos nomes muitas vezes são apagados da história; gente que salva essas fontes de memória, os verdadeiros protagonistas desta obra.

Advertisement

PARA OS ROMÂNTICOS:

Meus Dias Na Livraria Morisaki | Satoshi Yagisawa: Best-seller internacional, o livro é um mágico e comovente romance japonês sobre o poder da literatura. A jovem Takako perde tudo, mas se encontra na livraria que pertence a sua família há três gerações. Takako é uma jovem de 25 anos que levava uma vida relativamente tranquila. Até que seu namorado, Hideaki, o homem com quem ela esperava formar uma família, anuncia que vai se casar com outra pessoa. De repente, a vida de Takako começa a desmoronar. Ela sai do emprego e entra numa depressão profunda. No auge do seu desespero, ela recebe uma ligação de Satoru, um tio que ela não via há muitos anos. Satoru é um homem excêntrico e pouco convencional, principalmente depois que sua esposa, Momoko, o deixou. Ele é quem cuida da livraria Morisaki, um pequeno espaço, num prédio antigo, em Jinbôchô, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para os leitores.

PARA OS LEITORES CLÁSSICOS:

The Penguin Classics Book | Henry Eliot: O Penguin Classics Book é o companheiro do leitor da maior biblioteca de literatura clássica do mundo. Abrangendo 4.000 anos, desde as lendas da Antiga Mesopotâmia até a poesia da Primeira Guerra Mundial, com tragédias gregas, sagas islandesas, épicos japoneses e muito mais, abrange 500 autores e 1.200 livros, dando-lhes vida com descrições vivas, literatura conexões e belos designs de capa.

Advertisement


The Penguin Modern Classics Book | Henry Eliot: Oguia essencial para a literatura do século XX em todo o mundo. Durante seis décadas, a série Penguin Modern Classics tem sido uma série de livros que define uma era e está em constante evolução, abrangendo obras de pioneiros modernistas, iconoclastas de vanguarda, visionários radicais e contadores de histórias intemporais. Este companheiro de leitor apresenta todos os títulos publicados na série até agora, com mais de 1.800 livros e 600 autores, de Achebe e Adonis a Zamyatin e Zweig. Repleto de descrições animadas, listas de leitura surpreendentes, movimentos literários importantes e mais de duas mil imagens de capa, The Penguin Modern Classics Book é um convite para mergulhar e explorar a maior literatura dos últimos cem anos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

Avatar de Editor

Published

on

By

Diário de um Banana é um sucesso na Biblioteca Municipal de Hortolândia

A Biblioteca Municipal de Hortolândia divulgou a lista dos 10 livros mais emprestados no mês de novembro, proporcionando uma visão fascinante sobre as preferências literárias dos leitores da cidade.

O destaque continua sendo a franquia “Diário de um Banana”, do autor Jeff Kinney, nas colocações de número 1, 4, 5 e 10. Confira abaixo todos os outros.

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

  1. “Diário de um Banana – Rodrick é o Cara”
    Autor: Jeff Kinney
  2. “Querido Diário Otário: Eu Sou a Princesa ou o Sapo?”
    Autor: Jim Benton
  3. “Lua Nova”
    Autor: Stephenie Meyer
  4. “Diário de um Banana – A Verdade Nua e Crua”
    Autor: Jeff Kinney
  5. “Diário de um Banana – As Memórias de Greg Heffley”
    Autor: Jeff Kinney
  6. “O Retrato de Dorian Gray”
    Autor: Oscar Wilde
  7. “Mau Começo – Livro Primeiro”
    Autor: Lemony Snicket
  8. “Caçadores de Zumbis – Volume 5”
    Autor: John Kloepfer
  9. “Mal-Entendido em Moscou”
    Autora: Simone de Beauvoir
  10. “Diário de um Banana – Vai ou Racha”
    Autor: Jeff Kinney

Anuncio


Esses títulos refletem a diversidade de gostos e interesses da comunidade de leitores de Hortolândia, abrangendo desde literatura infantojuvenil até clássicos atemporais. A biblioteca continua sendo um espaço vital para a promoção da leitura e o compartilhamento de experiências literárias.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

Hortolândia recebe exposição de livros de autores negros: confira local e data do evento

Avatar de Editor

Published

on

By

livros de autores negros

A Biblioteca Municipal de Hortolândia realiza uma exposição de livros de autores negros até o dia 31 deste mês. A ação integra a campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura” e tem por objetivo promover o debate sobre o racismo e conscientizar a população sobre o tema.

Neste mês, a campanha terá outras ações, que podem ser conferidas através deste LINK.

Livros de autores negros na Biblioteca de Hortolândia

Anuncio


Os livros estão expostos na estante “Dicas de leitura”, que fica dentro da própria biblioteca. Também são mostradas biografias sobre personalidades negras e obras relacionadas à cultura afro. Os títulos estão disponíveis para empréstimo para usuários cadastrados.

De acordo com o coordenador do espaço, Rafael Antonio da Silva, o acervo da biblioteca tem 50 livros de autores negros ou sobre assuntos diversos sobre a cultura negra. “Com essa exposição, a Biblioteca Municipal cumpre seu papel social. Neste mês tão importante de celebração à consciência e à cultura negra, a biblioteca coloca em destaque autores, personagens e histórias protagonizadas por figuras negras e obras que abordam a questão da luta racial”, destaca Silva.

Advertisement

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central e abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail [email protected].

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

10ª Gincana da Melhor Idade 10ª Gincana da Melhor Idade
Nossa Cidade3 horas ago

Inscrições abertas para a 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, em Hortolândia, deu início, nesta semana, às inscrições para...

Campanha do Agasalho 2024 Campanha do Agasalho 2024
Nossa Cidade3 horas ago

Campanha do Agasalho 2024: confira os pontos oficiais para doação em Hortolândia

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Governo, deu início nesta quinta-feira (18/04) à 4ª edição...

viaduto na Vila Real viaduto na Vila Real
Nossa Cidade4 horas ago

Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados

A construção do viaduto na Vila Real, que será localizado sobre a via férrea, está prestes a ser iniciada. Esta...

Ponte Estaiada Ponte Estaiada
Nossa Cidade4 horas ago

Ponte Estaiada ficará interditada por 10 dias: confira os horários

Motoristas devem ficar atentos aos novos horários do bloqueio do tráfego na Ponte Estaiada, em Hortolândia, pelos próximos dias. De...

shopping de Indaiatuba shopping de Indaiatuba
Policial6 horas ago

Quatro pessoas são presas após furto de mais de R$ 36 mil em shopping de Indaiatuba

Quatro pessoas, sendo três mulheres e um homem, furtaram cerca de R$ 36 mil em produtos de um shopping de...

transporte público de Piracicaba transporte público de Piracicaba
Policial8 horas ago

Ônibus do transporte público de Piracicaba é incendiado e assusta moradores

Por volta das 4 horas da manhã de ontem (17), um ônibus do transporte público de Piracicaba foi incendiado e...

Queda de temperatura Queda de temperatura
Nossa Cidade10 horas ago

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que...

Advertisement
cinema

Populares