Connect with us

Eventos

1º Festival do Pastel na Estação Cultura de Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Pra fechar o ano com chave de ouro escolhemos a Cidade de Campinas, os campineiros terão o Festival do Pastel + Mercado Místico que acontecem dias 14 e 15 de Dezembro, a partir das 10h na Estação Cultura de Campinas. A entrada gratuita e é muito fácil chegar.

Depois de 6 anos com o Festival do Pastel em São Paulo estaremos em Campinas.
Além de saborear deliciosos pasteis vamos ter uma praça de alimentação com Sanduíches variados, pratos da culinária baiana, mineira, mexicana, chilena e oriental, salgados em geral, massas, risoto, crepes, tapioca, pizza, sorvetes artesanais, picolés, paletas, milk shakes, donuts, pipoca, brigadeiros e outros docinhos, bolos, bombons, sucos, refrigerantes, água, chás, frapês, raspadinhas, chopp, cerveja artesanal estão no cardápio do evento, que também oferece alternativas vegetarianas e veganas.

Se você é fã de pastel, já tem compromisso: visitar a Estação Cultura de Campinas, um espaço público de cultura e lazer dos campineiros, para apreciar as diversas opções do tão paulistano pastel.

1ºFestival do Pastel

Serviço

1º Festival do Pastel – Entrada gratuita
Data: 14 e 15 de Dezembro
Realização : Art Shine Promoções e Eventos.
Apoio : Prefeitura Municipal de Campinas e Secreatria de cultura.
Local: Estação Cultura de Campinas
Endereço : Praça Mal Floriano Peixoto – Vila Rialto, Campinas – SP, 13010-061
Horário: 10 às 20h.
Quanto: Entrada Gratuita
Estacionamento Gratuito (1000 vagas): R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial (Campinas), Campinas – SP, 13035-270

Eventos

“Sábado e domingo fitness” agitam Campinas com aulas de ritmos

Avatar

Publicado

em

Por

A Secretaria de Esportes e Lazer retoma neste fim de semana, 25 e 26 de janeiro, o projeto “Sábado e domingo fitness”. Aulas de ritmos vão agitar os frequentadores da Lagoa do Taquaral e os moradores da Vila União, Parque Jambeiro, San Martin, Carlos Lourenço e Vida Nova.

As atividades, previstas para acontecerem todos os fins de semana (veja programação abaixo) são gratuitas e não é preciso fazer inscrição prévia.

“Nós vamos retomar neste fim de semana o ‘Sábado e domingo fitness’. Além do tradicional Domingo Fitness na Lagoa do Taquaral, teremos muita agitação, com aulas de ritmos em mais cinco pontos espalhados pela cidade e tudo de graça. O projeto conta com o apoio de várias academias da cidade e é um convite para as famílias terem um fim de semana diferente”, explica o secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi.

Este ano o projeto “Sábado e Domingo Fitness” completa 5 anos, com o objetivo levar saúde e lazer para diferentes regiões da cidade. “Ano a ano temos aumentado o número de participantes e esperamos que cada vez mais a população abrace essa causa e venha participar das atividades que, além de divertidas, fazem bem para a saúde”, completou o secretário.

Confira a programação

Conj. Hab Vida Nova – Aula de Ritmos
Data: todos os sábados
Horário: 8h30
Local: Av Com Emílio Pieri,221- Conj. Hab Vida Nova

Jardim Carlos Lourenço – Aula de Ritmos
Data: todos os sábados
Horário: 08h30
Local: Rua Hermatino Prado, s/n°- Jardim Carlos Lourenço

Vila San Martin – Aula de Ritmos
Data: todos os sábados
Horário: 10h
Local: Rua Elza Monnerat, n°120 CDHU- Vila San Martin

Parque Jambeiro – Aula de Ritmos
Data: todos os domingos
Horário: 09h30
Local: Av. Washington Luiz, 438- Parque Jambeiro

Lagoa do Taquaral – Aula de Ritmos
Data: todos os domingos
Horário: 09h30
Local: Ringue de patinação da Lagoa do Taquaral

Parque Res. Vila União – Aula de Ritmos
Data: todos os domingos
Horário: 10h
Local: Av. Carlos Larcerda, s/n°- Parque Res. Vila União.

Continue Lendo

Eventos

Folias de Reis realizam 41º Encontro de Bandeiras neste domingo

Avatar

Publicado

em

Por

As Folias de Reis em Campinas chegam ao seu ponto alto com o tradicional Encontro de Bandeiras, que está na 41ª edição. O evento acontece neste domingo, 26 de janeiro, das 8h às 18h, na Associação da Folia de Reis de Campinas (Asfrecam) e a entrada é gratuita.

Durante o mês de janeiro, as companhias de Reis fazem as suas festas, comemorando a chegada e o retorno às comunidades, mas é na “Festa da Dona Maria”, como o encontrão é conhecido, que os grupos de Folias da cidade e da região mostram, coletivamente, suas cantorias e evoluções.

“Dona Maria (in memorian) iniciou a tradição em 1978 para pagar uma promessa e seguiu como devota da bandeira, recebendo grupos de muitos lugares, desde cidades vizinhas até foliões de outros estados”, conta Marcela Bonetti, especialista cultural da Secretaria de Cultura de Campinas. “Dona Maria fez tão lindamente esse papel, que ao longo dos anos a festa ganhou destaque na cidade e hoje é feita por sua neta, Regiane, que já ensina sua filha e envolve toda a família nos preparativos”, destaca.

Além da participação dos grupos Ases do Brasil, Voz do Oriente, São José Operário, Estrela Guia, Grupo Folclórico Campinense e Missão Sagrada, a próxima edição receberá os grupos de cultura popular da cidade: Urucungos, Puítas e Quijengues; Baque Mulher; Tambor de Crioula; Samba de Bumbo, Caixeiras das Nascentes e o Savuru, de danças populares.

A Folia de Reis também é motivo de festa neste sábado, 25, com o grupo Voz do Oriente, na Comunidade São Geraldo Magela (Rua Jetiva, 804, Jardim Aeroporto), a partir das 16h.

Patrimônio Imaterial

Em Campinas, a Folia de Reis é reconhecida como patrimônio cultural imaterial desde outubro de 2018, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

“A importância de trazer a celebração do Dia de Reis para a região central, com a participação das Companhias, é uma forma de colaborar para a salvaguarda da Folia de Reis e de contar para a cidade que esses grupos estão pulsantes nas regiões, na cultura popular, indo de casa em casa. Não são mais vistos nos grandes centros, mas todos os anos realizam seus “Giros” e celebram, com suas festas de “chegada”, a tradição da Bandeira de Santos Reis”, afirma a especialista cultural.

A estudiosa lembra que a tradição já teve início em novembro quando as companhias saíram em seus “Giros”, que significam o início da peregrinação que remete aos Reis Magos, que culminam com o tradicional encontro de bandeiras da Vila Castelo Branco.

Serviço
41º Encontro de Bandeiras
Quando: domingo, 26, das 8h às 18h.
Onde: Associação da Folia de Reis de Campinas – Asfrecam (Rua Humberto de Campos, 183. Vila Castelo Branco).
Entrada gratuita.

Continue Lendo

Eventos

Hoje tem Happy Quinta no Shopping Hortolândia

Avatar

Publicado

em

Por

Revelação de Talentos - Shopping Hortolândia

Hoje(23) tem HappyHour na praça de Alimentação do Shopping Hortolândia, a partir das 19h30, com muita música e promoções.

Enquanto você saborear um bom petisco, o cantor Ailton Júnior toca o melhor do sertanejo.

E os “baladeiros” de plantão podem dar aquela esticada no Estação São Bento e continuar a festa com Fábio Bruno & Henrique, na Festa do Beijo do Estação. (Listas e Reservas 19-989675249)

SERVIÇOS
HappyHour no Shopping Hortolândia
Quando: Quinta-feira(23) a partir das 19h30
Local: Praça de Alimentação do Shopping Hortolândia

SERVIÇOS
Festa do Beijo – Estação São Bento
Quando: Quinta-feira(23) a partir das 21h
Local: Estação São Bento do Shopping Hortolândia

Continue Lendo



Max Milhas