Connect with us

Eventos

2ª edição do Jacuba Festival Graffiti Sessions acontece neste sábado e domingo (27 e 28/02)

Prefeitura

Publicado

em

As cores e os desenhos vibrantes do graffiti tomam conta de Hortolândia. Neste sábado e domingo (27 e 28/02) acontece a 2ª edição do Jacuba Festival Graffiti Sessions. Organizado pelos grafiteiros Kranium (Leandro Ferreira dos Santos) e Cabelin (Hélio Domingues da Luz), o evento contará, desta vez, com a participação de cinco artistas de diferentes estados brasileiros: Bromou (TO), Dolores (RJ), Guilherme Asthma (SP), xGuix (SP) e Marquinhos ATG (PE). Os artistas farão uma intervenção coletiva, das 9h às 18h, na Unidade Cultural “Arlindo Zadi”, órgão da Prefeitura de Hortolândia, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A atividade seguirá os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19, com uso obrigatório de máscara, distanciamento entre os artistas e disponibilização de álcool em gel. O evento é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, profissionais e empresas artístico-culturais do município que tiveram as atividades paralisadas pela pandemia do Coronavírus. 

De acordo com os organizadores, o evento tem a proposta de levar arte para os espaços urbanos da cidade. “Queremos integrar os artistas e a população, de modo que a arte faça parte do cotidiano das pessoas, além de fortalecer ainda mais a cena do grafitti na cidade e na região”, destaca o grafiteiro Kranium, idealizador do evento. Com a realização da segunda edição, o objetivo é que o festival se torne fixo na agenda cultural do município. 

Os grafiteiros pintarão na fachada externa do teatro da unidade um mural de 12 metros de comprimento por 8 metros e altura que, quando estiver pronto, se transformará em uma grande obra de arte ao ar livre. O público poderá acompanhar a intervenção artística desde que respeitando os protocolos sanitários. 

De acordo com o grafiteiro Cabelin, responsável pela curadoria do evento, esta edição foi pensada para proporcionar a troca de experiências entre artistas de diferentes regiões do Brasil e a vivência deles com a comunidade local e a dinâmica do espaço onde o evento acontecerá. “A ideia é olhar para além da região Sudeste e da capital paulista como referenciais do grafitti, aumentando assim a pluralidade de estilos de trabalhos na cidade”, explica Cabelin.

Conheça os artistas que participam da 2ª edição do Jacuba Festival Graffiti Sessions:

Kranium (Leandro Ferreira dos Santos – idealizador do evento):

Começou no grafitti em 1997 ao realizar seus primeiros desenhos usando como referência algumas revistas do segmento. Em 1999, integrou movimentos de graffiti em muros de Hortolândia. Foi nesse momento que se deu conta de que era esse o caminho que queria trilhar. De forma natural e autodidata, foi buscando novas inspirações, estilos, descobrindo novas formas, cores e aperfeiçoando técnicas do grafitti até criar uma identidade própria, que trouxesse mais cor, que o representasse como artista e fizesse mais sentido para ele. Cores vivas e formas geométricas são marcas sempre presentes nos seus desenhos e sua assinatura como artista. Vielas, carros abandonados, murais, paredes, telas ou qualquer outro material que sirva de suporte são usados como ferramentas para expressar e materializar sua criatividade. Atua principalmente na Região Metropolitana de Campinas, onde se tornou referência no graffiti, participando de mostras, projetos, curadorias, oficinas e exposições com o objetivo de transformar a realidade das pessoas ao seu redor e propagar sua arte mundo afora.

Cabelin (Hélio Domingues da Luz – curador do evento):

Formado no Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, Cabelin é natural de Curitiba. Foi em 1998 que se encontrou com a arte do graffiti e toda sua vertente cultural em Hortolândia. Desde então, já fez intervenções nas cidades de Campinas, Indaiatuba, Limeira, Sumaré, Monte Mor, Jundiaí, Sorocaba, Cosmópolis, Valinhos, Vinhedo, Holambra, Paulínia, Salto, Nova Odessa, Atibaia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Sorocaba, Brodowski, Bragança Paulista e Grande São Paulo e nas capitais São Paulo, Curitiba, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Tocantins e Santiago (Chile). Participou de alguns dos principais eventos de graffiti, tais como Vira Copos Arte Urbana (2019), Meeting Of Styles Brasil, em Porto Alegre (RS) (2019) e Pmw Street Graffiti, em Palmas (TO) (2019).

Já ministrou oficinas de graffiti e promoveu palestras em escolas estaduais e particulares. Busca em seus graffitis o trabalho mais figurativo com momentos de protestos. Uma das características é a de sempre pintar meninas de cabelos enormes que rompem com as limitações da parede.

Marquinhos ATG (Recife/PE):

Artista autodidata, Marquinhos ATG é grafiteiro e interventor urbano com formação em fotografia. Atua como designer em projetos gráficos, identidade visual de empresas, eventos, exposições, entre outros. “A arte liberta” é tema recorrente em seus trabalhos, cujo simbolismo tem a intenção de conscientizar a sociedade sobre o poder da arte, sobretudo o graffiti, um dos quatro elementos do hip hop. As participações em festivais de graffiti em outros estados da região Nordeste possibilitou seu enriquecimento profissional, vivências e trocas de experiências que resultaram em constante amadurecimento artístico de suas obras.

xGuix (Guilherme Matsumoto – São Paulo/SP):

Mais conhecido como xGuix, é neto de imigrantes japoneses, o que influenciou bastante na sua forma de agir, pensar e criar. Começou pintar nas ruas em 2007, mas desde criança teve contato com desenho, rua e spray. Seu trabalho é facilmente reconhecido e já faz parte do cotidiano das pessoas que transitam pela cidade, seja pelos personagens com traços marcantes ou pelas cores características que compõem o trabalho do artista, como seus peixes que “nadam” por toda cidade. Hoje são vistos trabalhos expressivos do artista em toda cidade de São Paulo e alguns lugares no exterior. Envolvido com a arte há mais de 10 anos, o paulistano é influenciado pelas ruas de São Paulo, cidade a qual inspirou sua arte e estilo de vida. Produzindo trabalhos em muros, telas, e diversos suportes, já foi convidado para grandes projetos tanto no Brasil quanto no exterior.

Guilherme Asthma (São Paulo/SP):

Artista visual formado em Design de Animação pela Universidade Anhembi Morumbi, com diversos cursos relacionados à área de desenho e arte na Quanta Academia de Artes, Méliès – Faculdade Criativa, entre outros workshops e mentorias. Participou de diversos projetos nas áreas de publicidade, séries de TV, animações e games, atuando na área de ilustração e direção de arte. Já ilustrou para grandes empresas como Disney, Nestlé, Uber, Globo, Ford, Ambev, 3M, Pepsico, entre outras. Em paralelo, sempre apostou na produção de material autoral, fazendo graffiti nas ruas há mais de 14 anos, presente em eventos ligados ao tema, mutirões, trabalhos coletivos e painéis solo. Recentemente, estendeu suas pinturas para as telas e galerias, participando de diversas exposições e mostras, além de publicações de livros e quadrinhos independentes. Desde então, segue produzindo novos projetos e acreditando na importância de contar histórias.

Bromou (Bruna Moreira – Palmas/TO):

Natural do Rio de Janeiro, cresceu em Palmas (TO), onde vive e trabalha como ilustradora e muralista. Iniciou no graffiti em 2018 e desde então retrata suas percepções sobre o cerrado e o estilo de vida nortista. Ilustra momentos em que a natureza e a cidade se encontram por meio de seus murais coloridos. Graduada em arquitetura e urbanismo, hoje busca ressignificar o espaço urbano utilizando a arte de rua como principal ferramenta.

Dolores (Dolores Esos – Rio de Janeiro/RJ):

Há 4 anos, além de telas, madeira, papéis e plataformas digitais, descobriu o graffiti e desde então abriu um novo universo de produções e novas escalas, alcançando não só alturas como podendo proporcionar arte ao grande público que está nas ruas. Seu estilo é quase um retrato de sua trajetória. As causas sociais são temas muito presentes em suas obras e o feminino também costuma ser muito explorado principalmente nos trabalhos ao ar livre, com a presença de figuras de mulheres potentes. Dar ao feminino essa conquista quase que literal dos espaços na sociedade machista que tanto priva as mulheres do seu direito existencial de ser e estar. Ser o que se quer ser e estar onde quiser estar.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso

Eventos

Artistas unem teatro de sombras, máscaras, música e audiovisual para criar o espetáculo infantojuvenil “O Livro de Todas as Respostas”

Portal Hortolândia

Publicado

em

Equipe integrada por artistas de diversas linguagens artísticas fará a estreia do espetáculo infantojuvenil “O Livro de Todas as Respostas”, entre os dias 28 e 30 de abril, às 11:30 e às 20:00, com apresentações gratuitas através de seu canal no YouTube. Este espetáculo foi contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc, promovido pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Impulsionados pelas questões: o que seria do mundo real sem a Fantasia? Seria a Fantasia uma parte essencial deste nosso mundo, intrínseca ao ser humano e às nossas vidas? E inspirados pela obra clássica “História Sem Fim”, do autor alemão Michael Ende, o coletivo iniciou o processo de criação de um espetáculo que usa a Fantasia para expor temas essenciais da vida cotidiana, como a dúvida que jovens e adolescentes enfrentam ao tentar escolher uma profissão, e a pressão que sofrem da família e da sociedade. A história narra um processo de autoconhecimento e auto afirmação.

“O livro de todas as respostas” é um espetáculo audiovisual filmado, concebido por um coletivo de jovens artistas que, pela primeira vez, une seus diversos talentos a fim de criar e descobrir uma nova linguagem cênica que mistura teatro de máscaras (através das máscaras inteiras expressivas pesquisadas pelo diretor e ator Cadu Ramos), teatro de formas animadas (como luz e sombra, recortes em papel e lightbox – investigados pelo diretor de arte e também ator Virgílio Guasco) e a linguagem do audiovisual (conduzida pelo cineasta e videomaker Levi Munhoz). Todos os elementos visuais foram confeccionados artesanalmente pelos próprios integrantes do coletivo, além da trilha sonora e dramaturgia, que foram criados especialmente para o espetáculo.

A narrativa conta a história de Elisa, uma adolescente que vive com seu pai, e está se questionando sobre o que quer fazer quando crescer. A relação dos dois é abalada quando a menina tenta esconder uma nota ruim do boletim. Chateada, ela desabafa com um motorista de aplicativo sobre a pressão que sofre do pai com relação ao seu futuro. Christopher, o bondoso motorista, sugere que ela visite o Mago de Todas as Perguntas, pois ele seria o único que poderia ajudá-la com suas questões. Porém, mal sabia Elisa que, ao visitar o tal mago, precisaria percorrer uma longa jornada fantástica em busca do livro que contém as respostas para sua vida.

Com a intenção de ser um alívio poético para os olhos e para o coração, o espetáculo é de classificação livre, pensado principalmente para o público adolescente e juvenil, mas que também não deixa de encantar crianças e adultos com sua estética, cores, máscaras, música, e história encantadora. 

O espetáculo será transmitido pelo canal do YouTube O Livro de Todas as Respostas, em uma curta temporada de seis apresentações, seguidas de bate-papo com a equipe de criação. Além do canal do YouTube, os artistas criaram um perfil no Instagram (@olivrodetodasasrespostas) onde compartilham com o público informações, curiosidades e o making of de todo o processo de criação. 

FICHA TÉCNICA

– Direção Geral: Cadu Ramos

– Direção de Arte: Virgílio Guasco

– Direção Musical: Felipe Macedo

– Fotografia e edição de vídeo: Levi Munhoz

– Roteiro e dramaturgia: Bruna Meneguetti

– Figurino: Laura Françozo

– Iluminação: Érico Damineli

– Atuação: Bruna Munhoz, Cadu Ramos, Virgílio Guasco

– Assessoria em confecção de máscara: Cadu Ramos

– Confecção de silhueta: Virgílio Guasco

– Identidade Visual: Marina Faria

– Comunicação em mídias digitais: Thomas dos Anjos

– Assessoria de imprensa: Lucas Sequinato

– Produção Executiva e Administrativa: Coletivo Caju Cultura

SERVIÇO

Estreia através do canal do YouTube O Livro de Todas as Respostas

Datas: 28, 29 e 30 de abril, com bate papo online com os artistas envolvidos após o espetáculo no período noturno.

Horários: Duas apresentações por dia, às 11h30 e às 20h

Contato e mais informações: Instagram @olivrodetodasasrespostas

Link do Canal: https://www.youtube.com/channel/UCNZoPyFwMqLouO4a_KeJt0Q 

foto Levi Munhoz



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Eventos

Shopping Dom Pedro ilumina andorinha em homenagem ao Abril Azul

Portal Hortolândia

Publicado

em

Parque D. Pedro Shopping, maior centro de compras da Região Metropolitana de Campinas, manterá sua tradicional Andorinha iluminada com a cor azul em homenagem ao Abril Azul, mês dedicado a conscientização do autismo. A ação busca chamar a atenção das pessoas para a causa, diminuir o preconceito e incentivar a inclusão da pessoa autista na sociedade.

Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos da América, uma em cada 110 pessoas possuem o espectro autista – seguindo esta estatística, o Brasil teria, então, cerca de 2 milhões de autistas. Porém, esta ainda é uma doença pouco conhecida da população em geral, o que causa diversos preconceitos e informações equivocadas. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), instituiu o dia 2 de abril como Dia Mundial do Autismo, e esticou as celebrações da data para todo o mês de abril.

Firmando sua posição de responsabilidade social, o Parque D. Pedro Shopping participa da campanha utilizando seu tradicional símbolo: a Andorinha. O pássaro será iluminado com a luz azul ao longo de todo o mês de abril, e pretende, atraindo os olhares das pessoas que passam por ali, iluminar também a causa de luta por direitos e melhorias para as pessoas com autismo e suas famílias.

“Como parte integrante da comunidade em que está inserido, sentimos a necessidade de aproveitar a visibilidade do shopping para elucidar uma causa tão importante quanto essa. Estamos trabalhando para que possamos oferecer, além da estrutura de compras e lazer do empreendimento, qualidade de vida para todos que nos visitam”, afirma Rodrigo Galo, superintendente do Parque D. Pedro Shopping.

A ação de iluminação da Andorinha se estenderá ao longo de 2021, e trará as cores das campanhas respectivas dos próximos meses. Dentre as datas a serem comemoradas, estão o Maio Amarelo, para a conscientização da segurança do trânsito; Setembro Amarelo, para a prevenção do suicídio; Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama, e Novembro Azul, para o de próstata.

Sobre o Parque D. Pedro Shopping

O Parque D. Pedro Shopping, empreendimento administrado pela Aliansce Sonae, é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da região de Campinas. Com 127.300 m² de ABL (área bruta locável) oferece mais de 470 opões aos clientes entre cerca de 385 Lojas, sendo 26 Lojas âncora e 18 Megalojas, 18 Restaurantes e 39 Operações na praça de alimentação. Além de um complexo que inclui 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento.

Referência em sustentabilidade no setor foi o primeiro a receber certificação ambiental, adotando desde sua construção políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional. Atento às principais tendências de comportamento e consumo investe sistematicamente em inovação por meio de interação digital com seus clientes, fazendo uma extensão da experiência de quem visita o shopping fisicamente com os ambientes digitais.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Eventos

Espetáculo teatral ganha versão online para entreter toda a família

Portal Hortolândia

Publicado

em

Depois de circular por centenas de cidades Brasil afora, ‘Um Reino Sem Dengue’ transforma a tela no seu palco principal para continuar conscientizando crianças e adultos sobre a dengue, um tema que se mantém atual e que, agora, utiliza a tecnologia para diminuir distâncias e garantir acesso à cultura e lazer à população de todas as idades.

A peça é ambientada em um reino onde não existem doenças, mas que é invadido por um inimigo “invisível” que deixa o rei doente. Para desvendar este mistério, o melhor detetive das redondezas é chamado. Com a ajuda do príncipe, das princesinhas e de seus súditos, ele descobre que o grande vilão é o mosquito Aedes Aegypti. A história é baseada no livro homônimo de Alda de Miranda, que traz ilustrações de Ricardo Girotto.

“Em todos os nossos projetos temos o propósito de democratizar o acesso às artes e utilizá-las como ferramenta de fixação e conscientização sobre temas relevantes, como a dengue, por meio de atividades lúdicas e estimulantes, como o teatro. O intuito de ‘Um Reino Sem Dengue’ é reforçar as principais medidas de prevenção: fazer a limpeza adequada, eliminar focos de água parada e jogar lixo no lugar devido. Tudo isso com auxílio de uma linguagem mais leve e divertida e, claro, com o encantamento que o teatro traduz”, comenta Ana Paula dos Santos, coordenadora geral do projeto Teatro na Villa, que está em sua segunda edição.

O espetáculo terá tradução simultânea em libras e será comandado pela primeira vez por Mariane Bigio que, entre tantas atribuições, é atriz, cordelista e contadora de histórias. Apostando na ludicidade, a peça utiliza a informação, o teatro de bonecos e a trilha sonora animada como ferramentas para estimular a imaginação das crianças e esclarecer (ou reforçar) a relevância do assunto para os adultos, contribuindo – mesmo que indiretamente – para o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Neste novo formato, ‘Um Reino Sem Dengue’ será apresentado no sábado (24 de abril) com transmissão ao vivo pelo Canal da Villa 7 | AH7 no Youtube e pelo Instagram da atriz. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Teatro na Villa – 2ª Edição é apresentado pelo Ministério do Turismo através da Secretaria Especial de Cultura, contando com produção da Villa 7 Cultura, apoio da Agroinfo e patrocínio da Chem-Trend.

SERVIÇO:  Teatro na Villa – Um Reino sem Dengue

Data e Hora: Sábado, 24 de abril, às 16h

Transmissão ao vivo: Canal da Villa 7 | AH7 no Youtube e Instagram da Mariane Bigio

Evento online e gratuito



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade8 minutos atras

Prefeitura testa iluminação de novo sistema instalado no Pq. Socioambiental Chico Mendes

O novo sistema modernizado de iluminação, implantado, pela Prefeitura de Hortolândia, no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado na região Central...

Nossa Cidade58 minutos atras

“1ª Corrida e Caminhada on-line da Melhor Idade” mobiliza idosos de Hortolândia durante a pandemia

Pelo menos 30 idosos – 24 mulheres e seis homens — inscreveram-se na “1ª Corrida e Caminhada on-line da Melhor...

Nossa Cidade2 horas atras

Abertas inscrições para cursos profissionais online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”

Estão abertas as inscrições para dois cursos online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”: “Sistema Partida de motores” e “Fabrique...

Nossa Cidade5 horas atras

Mostra Na Lona tem programação variada nesta terça-feira (20/04)

A 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona está movimentada nesta terça-feira (20/04), com quatro espetáculos e duas oficinas. Todas...

Policial6 horas atras

Mães de sentenciados enviam drogas para sentenciados da PII de Hortolândia

K4 estava escondida em pares de chuteiras  A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que na manhã de ontem, 19,...

Nossa Cidade6 horas atras

Nota da Prefeitura com relação à Operação Contágio da Polícia Federal em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo, informa que, em relação à Operação Contágio, da Polícia Federal,...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares