Connect with us

Eventos

Carnaval de rua reúne 44 blocos em desfiles por toda Campinas até dia 29

Redação

Publicado

em

44 blocos sairão às ruas de Campinas (SP) durante este mês de fevereiro. Até o dia 29 próximo, comunidades e coletivos mostrarão o trabalho de um ano inteiro para trazer à população alegria e cultura.

Neste próximo sábado, dia 8 de fevereiro, três blocos fazem a animação: RUA – Unidos pela Música, na Praça Bento Quirino; Bloco Z, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, e o Grêmio Carnavalesco e Cultural Bloco Vô Jajá, no Parque Prado.

Na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a região central da cidade ganha a folia do tradicional Cordão do Félix, que se apresenta a Praça Carlos Gomes a partir das 18 horas.

No sábado, dia 15, a City Banda, o maior bloco da região, arrasta multidão em torno da Praça Arautos da Paz, no Taquaral, enquanto no mesmo dia, no Distrito de Sousas, o tradicional Unidos do Candinho mostra sua evolução. No domingo, dia 16, dez blocos comandam a folia em diversos bairros da cidade.

Já a partir da sexta-feira de Carnaval, dia 21, até a terça-feira, dia 25, a cidade ganha, diariamente, outro colorido com confete e serpentina. São vários blocos em diferentes bairros de Campinas.

E para quem pensa que a festa acabou, tem mais Carnaval no sábado, 29, com o bloco do Instituto Cidas, na Vila San Martin.

Estrutura

A organização dos desfiles é coordenada pela Secretaria de Cultura de Campinas. Para todos os blocos cadastrados oficialmente, a Prefeitura fornece suporte institucional aos desfiles.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar cuidam da segurança pública. O monitoramento do trânsito e fechamento de ruas tem atuação da Emdec. Equipes de Saúde do Samu estão atentas para o atendimento dos casos de emergência.

A Setec cuida da fiscalização e regulamentação dos ambulantes e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo dos pedidos para liberação de horários especiais de funcionamento do comércio nesse período.

A Secretaria de Serviços Públicos atua com equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). A Secretaria de Cultura também fornece banheiros químicos em todos os trajetos dos desfiles.

Carnaval pacífico

O diretor de Cultura de Secretaria de Cultura, Alexandre Randi, enfatiza que “o trabalho conjunto entre os órgãos públicos, a sociedade civil, as associações dos comerciantes e os blocos de rua tem resultado em um Carnaval cada vez mais organizado, trazendo a confiança do público. Os efeitos dessa articulação vêm em mais segurança e no aumento da economia local”.

Randi destaca também a importância da conscientização do folião para um Carnaval pacífico. “É fundamental que o folião mantenha o respeito ao próximo e com a cidade. Fizemos um guia com algumas dicas que ajudam na execução de um Carnaval com menos impacto. São lembretes simples que fazem a diferença, como, por exemplo, ‘Se beber, não dirija’,’Não leve copos e garrafas de vidro’, ‘lixo é no lixo’, ‘Não é não!’, entre outros”, acentua.

Dicas para o folião

  • Se beber, respeite a vida; não dirija. Respeite a vida.
  • Use transportes alternativos/app/ táxi. Haverá linhas especiais de ônibus.
  • Caso tenha crianças acompanhando, faça crachá ou pulseira com a identificação da criança.
  • Evite usar objetos de valor, como relógios, joias e outros que chamem atenção.
  • Em caso de situação suspeita, informe às autoridades presentes no local.
  • Não faça xixi na rua. Procure o sanitário químico mais próximo.
  • Lixo é no lixo. Preserve a cidade em que vivemos.
  • Não é não! Respeito na hora da paquera é obrigatório.
  • Proteja-se! Use camisinha.
  • Sexo em lugar público é atentado ao pudor.
  • Brinque de forma pacífica.
  • Não leve copos e garrafas de vidro.
  • É proibido o porte de armas e material perfuro-cortante de qualquer natureza.

Eventos

Confira as Lives pra você curtir de casa nesta sexta-feira

Redação

Publicado

em

Por

Confira a programação de lives pra você curtir em casa nesta sexta-feira(22). Tem live de artistas da região e de artistas artistas nacionais.

Destaque da região é o grupo Gospel Memwa, que será transmitido nas redes do Portal Hortolândia. Já no âmbito nacional o destaque se divide em Chitãozinho e Xororó e Gusttavo Lima.

PROGRAMAÇÃO

  • Israel e Rodolffo – 17h
  • Ludmilla – 18h30
  • Memwa – 19h no Portal Hortolândia
  • Anavitória – 19h
  • Atitude 67 – 19h
  • Ava Rocha (Em Casa com Sesc) – 19h
  • Chitãozinho e Xororó – 20h
  • Pabllo Vittar – 20h
  • Diogo Nogueira – 21h
  • Gusttavo Lima – 21h
Continue Lendo

Eventos

Domingo (10) tem LIVE de Zezé Di Camargo e Luciano

Portal Hortolândia

Publicado

em

“Românticos Demais”, a turnê de Zezé Di Camargo e Luciano que percorre as estradas do Brasil inteiro, ganha edição em show virtual neste domingo, dia 10 de maio, às 16h30, no canal dos artistas no Youtube.

Nem Zezé Di Camargo e Luciano sabem muito bem como é que 29 anos se passaram desde que “É o Amor” se consagrou de Norte a Sul do país, sendo, de tempos em tempos, regravada pelas vozes mais plurais da Música Brasileira. Mais que isso: por mais planejamento que tenham traçado nessas quase três décadas, parece espantoso até para eles o fato de estarem em voga de modo tão constante, por todo esse tempo, período que parece um grão na história da humanidade, mas que tem absoluta relevância no quebra-cabeça da vida da gente.

Em casa, atentos aos cuidados e seguindo todas as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde), o espetáculo dos irmãos goianos, conhecido por grandes estruturas, com painéis de LED, muitas imagens em telões e efeitos de luzes, é “uma viagem no tempo” e, agora, traz uma grande homenagem às mães do Brasil de forma mais singela sem perder a elegância.

“Assim como nos shows, o repertório da nossa live vai ter aquelas canções que não necessariamente foram trabalhadas nas rádios, de 1991 para cá, mas que o público gosta e sempre cantou e pediu nos shows”, afirma Luciano

Segundo Zezé Di Camargo, o público de casa poderá contemplar um pedacinho de cada época da dupla, durante toda a sua trajetória e numa data mais especial ainda. “Vai ser um show para todas as mamães do Brasil, em especial para aquelas que não podem estar com seus filhos nesta data por conta da pandemia. Vai ser bom demais. Um afago na alma.

O diretor Fábio Lopes promete surpresas aos dois filhos de Francisco e Helena. “É uma honra comandar a primeira live da dupla que tanto representa no cenário da música brasileira”, finaliza.

Continue Lendo

Eventos

Domingo (10) tem live de Zeca Pagodinho

Portal Hortolândia

Publicado

em

Zeca Pagodinho anunciou, na terça-feira (5), uma live especial de Dia das Mães em seu canal no YouTube e em seu perfil no Instagram no domingo (10).

A transmissão deve começar às 13h e terá uma hora e 15 minutos de duração.

Depois da live do músico, Edson & Hudson se apresentará às 14h15, e Zezé Di Camargo & Luciano, às 19h.

Continue Lendo