Connect with us

Campinas

Chico César e Rita Benneditto são algumas atrações da Teia Campinas

chicoCezar

A estreia da Teia em Campinas será em grande estilo com uma agenda diversificada de ações dos Pontos de Cultura e shows dos artistas Chico César e Rita Benneditto. A Teia – Economia Viva Campinas Compartilhando Saberes e Novas Economias reunirá os Pontos de Cultura de Campinas e região neste fim de semana, nos dias 28, 29 de fevereiro e 1º de março, na Estação Cultura de Campinas, no Centro, com programação gratuita que inclui shows, teatro, exposição fotográfica, artes plásticas, oficinas, mostras de audiovisual, gastronomia, atividades para o público infantil, cultura digital e laboratório hacker, abrangendo matrizes indígena e afro-brasileira.  

O tradicional cortejo abre o evento na sexta, 28 de fevereiro. A concentração começa às 16h, em frente à Catedral Metropolitana, de onde sai rumo à Estação, local que ganhará uma intensa movimentação nos próximos dois dias, a partir das 8h. Além do palco principal com os grandes shows, haverá um espaço dedicado às crianças – Infância Cultura Viva, feiras indígena, de produtos orgânicos, das mulheres empreendedoras e seus produtos autorais. Os ambientes e atrações estarão adaptados com libras e audiodescrição. 

Anuncio

A Teia é um movimento de inovação permanente que, desde 2006, desencadeia uma potente ação de encantamento, reflexão e organização em rede por todo o Brasil e chega agora a Campinas. O principal objetivo é fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores e instituições, buscando alternativas na economia solidária, criativa, do conhecimento e colaborativa. 

Chico César

Advertisement

Pela primeira vez juntos no palco, o compositor paraibano Chico César e projeto da Casa de Cultura Tainã, Orquestra de Aço, prometem uma contundente e inesquecível interação estética entre a canção de Chico e o grupo regido por TC, presidente e um dos fundadores do ponto de cultura, formado por dez integrante que tocam um tipo de instrumento oriundo de Trinidad e Tobago, o steel drum. Será no sábado, 29, a partir das 18h. 

Irreverente e poético, Chico César tem muito a dizer. São 25 anos desde que lançou Aos Vivos, seu primeiro disco de inéditas, muitos sucesso, como Mama África e À Primeira Vista, até o mais recente álbum O Amor é um Ato Revolucionário. A discografia de Chico é composta por nove álbuns: Aos Vivos (1995), Cuscuz Clã (1996), Beleza Mano (1997), Mama Mundi (2000), Respeitem os meus cabelos brancos (2002), De uns tempos pra cá (2005), Francisco, Forró Y Frevo (2008), Estado de Poesia (2015) e O Amor é um Ato Revolucionário (2019).

Rita Benneditto

A cultura afro-brasileira ganhará potência na Teia Campinas com a musicalidade da maranhense Rita Benneditto. A compositora e cantora fechará a programação do evento com o show Tecnomacumba, no domingo, 1º de março, a partir das 16h. 

Advertisement

Espaço Cultura Viva na Infância

Nos dias 29/02 e 1/03, das 8h às 16h, as crianças ganharão um lugar de destaque na Estação Cultura, durante a Teia – Economia Viva. Brincadeiras, oficinas, peças de teatro, cinema, shows, entre outras atividades serão oferecidas gratuitamente pelos Pontos de Cultura e coletivos que atuam com o universo infantil. De forma lúdica, serão convidadas a mergulhar na cultura popular brasileira. 

Feira Indígena

Nos dias 29/02 e 1º de março, Campinas sedia a Feira Indígena, na Estação Cultura, dentro da Teia. A partir das 9h, indígenas de diversas etnias estão com exposição e vendas de artesanatos, alta gastronomia indígena, práticas de saúde, pintura corporal, apresentações de canto e  dança, compartilhando vivências e participando de rodas de conversa.

Advertisement

O Ponto de Cultura EtnoCidade, que atua na região de Campinas dando visibilidade às tradições no contexto urbano com ações voltadas para instituições culturais e educacionais, estará presente com  oito expositores de artesanato (cestarias, colares, brincos, entre outros) e uma barraca de comida sob o comando da chef Lu Ahamy.

A mestre cuca dos cocares apresentará pratos típicos da culinária Guarani, como Pira Txuun Rewegua (peixe com banana verde). O evento contará também com a presença do coletivo Acadêmicos Indígenas da Unicamp.

Feira de Produtos Orgânicos

O Livres – Rede de Produtos do Bem, produtores do acampamento Marielle Vive e do Conafer marcarão presença na Teia, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, a partir das 8h. Diversos produtos, como cerveja, café, chocolate, suco, doce, arroz, farinha, verduras, legumes, frutas entre outros, estarão expostos com o intuito de quebrar o rótulo gourmet do orgânico. 

Advertisement

O Livres criou um novo modelo de produção, comercialização e logística para viabilizar o consumo de alimentos sem agrotóxicos. Por meio de uma  plataforma, organiza grupos de consumidores, feiras e lojas que funcionam em sistema de permutas de prestação de serviços, créditos solidários, integrando produtores e consumidores.

Feira Criativa “Mãe Isabel”

A Feira Criativa “Mãe Isabel” é um espaço que homenageia Mãe Isabel, dentro da Teia, onde mulheres empreendedoras vão expor e vender seus produtos autorais. Sábado e domingo, a partir da 12h, estarão à mostra os trabalhos individuais e coletivos de Abalô Assessoria & Encantos, Botica de Yayá, Baobá Brasil, Miss Filó, Ateliê Karla Angelina, Butique da Nêga, Passará, Djumbo, Artes da Vera, Hype Vintage, Grife Criolê, Marias Cheias de Graça, Casa das Oficinas e Bazar Urucungos.

Programação

Advertisement

Dia 28/02

16h: Concentração do Cortejo em frente à Catedral Metropolitana – Os Pontos de Cultura de matrizes africanas e blocos da cidade homenageiam Mãe Isabel e Mestre Alceu

18h30: Cerimônia de Abertura 

Mostra de Audiovisual 

Advertisement

Exibição de filmes sobre a  “Cultura Viva”  produzidos por Pontos de Cultura de todo o Brasil. Curadoria: Pontão de Cultura Areté e Ponto de Cultura Ideia Coletiva. 

Sábado, 29/02 – Sessões: 10h, 14h, 16h, 18h e 20h

Domingo, 01/03 – Sessões: 10h, 14h, 16h e 18h 

Feira Indígena na Teia

Advertisement

Feira de produtos, alimentos, artesanato, vivências e rodas de conversa com a presença de diversas etnias indígenas. Organizado pelo Etnocidade e Acadêmicos Indígenas da Unicamp.

Sábado,  29/02 -das 9h às 22h

Domingo,  1/03 – das 9h às 20h

Exposição Ponto a Ponto

Advertisement

Conceitos sobre a rede dos Pontos de Cultura, a Política Nacional Cultura Viva e breve histórico das instituições. Com audiodescrição. 

Sábado, 29/02 – das 8h às 22h

Domingo, 01/03 – das 8h às 20h

Feira Criativa e Solidária Mãe Isabel

Advertisement

Feira de empreendimentos de produtos artesanais feitos por mulheres e Pontos de Cultura 

Dia 29/02: das 12h às 22h

Dia 1/03: das 12h às 20h

Espaço Culinária Afro-brasileira

Advertisement

Espaço da praça de alimentação dedicado a culinária afro-brasileira com o Ponto de Cultura Caminhos/Flor de Dendê e Projeto Sabores e Sabores.

Dia 29/02:  das 10h às 22h

Das 10h às 14h: Oficina de turbante (Instituto de Pernas pro Ar)

Dia 1/03: das 10h às 20h

Advertisement

Das 10h às 14h: Oficina de turbante (Instituto de Pernas pro Ar)

Baobáxia – Uma Cultura Digital Afrocentrada

Espaço conectivo com exposições e instalações dos projetos Baobáxia, Programa WASH,  Fab Lab&Cidadania, Socializando Saberes, TV  Comunitária de Rio Claro  e um estúdio de TV com software livre, dedicado a diálogos sobre os meios de comunicação  livre e temas da Teia.

Dia 29/02

Advertisement

14h: Roda de conversa – Mulheres na Economia Viva com  Alessandra Ribeiro, Lu Ahamy,  Mãe Eleonora e Maria Cecília 

Dia 1/03

10h: Roda de Conversa – Comunicação com Protagonismo, Autonomia e Empoderamento com agentes de mídia livre da cidade e região 

14h: Roda de Conversa – Cultura Viva Campinas para América Latina com Alexandre Santini, co-autor do livro “Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina” 

Advertisement

Praça de Alimentação

Diversas opções de alimentação de empreendimentos locais e dos Pontos de Cultura.

Dia 29/02: das 12h às 22h

Dia 1/03: das 12h às 20h

Advertisement

Infância Cultura Viva

Brincadeiras, oficinas, peças de teatro, cinema, shows, entre outras atividades serão oferecidas gratuitamente pelos Pontos de Cultura e coletivos que atuam com o universo infantil. Curadoria e apoio do Ponto de Cultura Garatuja.

Dia 29/02

8h30: Feira da Infância: Uma exposição interativa permanente 

Advertisement

9h30: Vivência Mamulenga: Espetáculo de Bonecos  Mamulengos, com Ponto de Cultura  Inventor de Sonhos

10h30: Oficinas Ideia Coletiva e Inventor de Sonhos

12h: Espetáculo Histórias que a passarinho me contou (Grupo Passarinhas) 

13h: Grupo Cantavento 

Advertisement

14h30 – 16h: Oficina Abayomi (Instituto de Pernas pro Ar)  

15h e 17h: Mostra Ideia Coletiva de animação

Dia 1/03

8h às 12h: Brinquedos inclusivos para  vivências e tabuleiros gigantes. Parceria Fabriquinha de Brinquedos

Advertisement

8h30: Feira da Infância: Uma exposição interativa permanente 

10h: Oficina de animação (Ideia Coletiva) 

11h: Palhaço Penico 

12h: Histórias que a Passarinha me contou (Grupo Passarinhas) 

Advertisement

14h30 – 16h: Oficina Abayomi (Instituto de Pernas pro Ar)  

15h: Oficina de animação com Ponto de Cultura Ideia Coletiva

Palco Principal

Um espaço de experimentação e interações estéticas entre artistas e Pontos de Cultura.

Advertisement

Dia 29/2

A partir das 18h

Mestre Lumumba  

Afoxé Ponto de Cultura e Memória Ibaô 

Advertisement

Orquestra Tambores de Aço 

Chico César e Orquestra Tambores de Aço 

Dia 1/03

11h: Orquestra do Ponto de Cultura Anelo 

Advertisement

A partir das 16h

Jongo Dito Ribeiro e Jongo Filhos da Semente

Banda Ori e Grupo de Dança Oju Obá

Rita Benneditto

Advertisement

Feira de Produtos Orgânicos

Valorize a agricultura familiar e orgânica de Campinas com Livres – Rede de Produtos do Bem, produtores do acampamento Marielle Vive e do CONAFER.

Dia 29/02:  das 8h às 14h

Dia 1/03: das 8h às 14h

Advertisement

Palco Mestre Alceu

Espaço dedicado à cultura popular e tradicional de Campinas e região com roda de conversa sobre temas da Teia.  Com apoio do Pontos de Cultura Ruffnek Sound System e Usina Geradora.

Dia 29/03

10h: Folia de Reis – Ases do Brasil

Advertisement

11h: Roda de conversa “Economia Viva” com Célio Turino, idealizador do Programa Cultura Viva, e movimentos culturais. Apresentação das Caixeiras das Nascentes

14h: Samba de Bumbo Nestão Estevão 

15h: Urucungos 

16h: João Arruda, Sinhá e Tião 

Advertisement

Dia 1/03

10h: Vivência Baque Mulher

14h: Apresentação Baque Mulher 

15h: Maracatucá

Advertisement

16h: Espetáculo Tiririca com Mestre Marquinhos, do grupo de capoeira Crispim Menino Levado

Sala dos Toninhos

Dia 29/02

10h: Roda de Capoeira com mestres e aprendizes de Campinas , articulada pelo Instituto de Pernas pro Ar

Advertisement

16h: Batalha de MC’s Cultura Viva (Organização Instituto de Pernas pro Ar)

Serviço

Teia – Economia Viva Campinas Compartilhando Saberes e Novas Economias

Quando: Dia 28, a partir das 16h; dia 29/02 e 1/03, a partir das 8h

Advertisement

Onde: Estação Cultura de Campinas (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro, Campinas)

Entrada gratuita

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Campinas

Paris 6 encerra suas operações em Campinas após sete anos

paris 6

O Paris 6, reconhecido por seus pratos batizados com nomes de celebridades, anunciou na última segunda-feira (4) o encerramento de suas operações em Campinas.

Presente na cidade há sete anos, com uma única unidade localizada na Alameda do Parque Dom Pedro, a famosa rede de restaurantes optou por encerrar suas atividades na região.

Fim das atividades do Paris 6 em Campinas

Anuncio

O anúncio foi feito através de uma postagem no Instagram, embora não tenha fornecido detalhes sobre os motivos que levaram a essa decisão. Recentemente, a filial de Salvador, na Bahia, também fechou suas portas devido a “motivos de força maior”. Confira a nota de encerramento completa do Paris 6:

“Caros clientes, colaboradores e amigos do Paris 6 Campinas,

Advertisement

Queremos comunicar o encerramento da nossa unidade em Campinas, que por sete anos foi um lar gastronômico para tantos momentos especiais.

Agradecemos a cada cliente que nos honrou com sua presença, contribuindo para a atmosfera única do Paris6. Aos nossos colaboradores, expressamos nosso profundo reconhecimento pelo empenho, dedicação e paixão em servir.

Campinas, agradecemos por nos receber tão calorosamente e fazer parte desta jornada incrível. Foram sete anos de experiências gastronômicas, risadas e memórias que jamais esqueceremos.

Embora este capítulo chegue ao fim, o Paris 6 continuará a encantar paladares em outras localidades. A todos que fizeram parte dessa história, nosso muito obrigado. Guardaremos Campinas em nossos corações.”

Advertisement

No entanto, o fechamento das unidades do Paris 6 não indica necessariamente o fim da rede de restaurantes estilo bistrô no Brasil, ou mesmo no estado de São Paulo, já que a mensagem assegura que ela “continuará a encantar paladares em outras localidades”.

A trajetória do Paris 6 na cidade

O Paris 6 em Campinas foi a primeira filial da rede a ser inaugurada no interior de São Paulo, após o sucesso alcançado pela marca na capital paulista.

Fundada pelo empresário Isaac Azar em 2006, a marca de restaurantes estilo bistrô francês ganhou destaque no Brasil por batizar seus pratos com nomes de famosos, que muitas vezes colaboram na criação dos mesmos. A lista de celebridades inclui atores, cantores, atletas e influenciadores, como Jade Picon, Jojo Todynho, Pedro Scooby, Neymar e Caio Castro.

O cardápio do restaurante em Campinas oferecia uma variedade de pratos típicos dos bistrôs e brasseries parisienses, além de releituras e criações exclusivas. Os clientes podiam desfrutar de opções como risoto de brie à “Chorão”, gnocchi de brie ao molho de camarões à “Bruno Gissoni” e filé de salmão grelhado ao molho de camarões, com purê de batatas e legumes à “Boca Rosa”.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Campinas

Avião da Azul faz pouso de emergência em Viracopos após pedido de ‘Mayday’

pouso de emergência

Um avião da Azul Linhas Aéreas realizou um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira (19) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Conforme informado pelo Aeroportos Brasil, o pouso ocorreu por volta de 8h40 de forma segura e sem nenhum passageiro ferido.

Mensagens compartilhadas nas redes sociais indicam que houve um pedido de “mayday”, sinalizando uma situação de emergência no ar.

Anuncio

Outros detalhes informam que o voo havia decolado de Campinas às 8h14, com destino ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Aproximadamente 15 minutos após a decolagem, ocorreu a comunicação de emergência.

A companhia aérea relatou que um problema técnico foi o motivo que levou ao pouso de emergência da aeronave. Em comunicado, a Azul assegurou que todos os passageiros desembarcaram de forma segura, sem nenhum ferimento.

Advertisement

Os clientes afetados serão acomodados em outros voos operados pela própria companhia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Campinas

Operação “Placa Escura” registra 116 autuações na Ruy Rodriguez

operacao-Campinas

Realizada na tarde desta sexta-feira, dia 18 de agosto, a oitava edição da Operação “Placa Escura” realizou 93 abordagens e registrou 116 autuações. A ação ocorreu no eixo do distrito do Ouro Verde, na avenida Ruy Rodriguez (sentido Centro-bairro), na divisa dos jardins Morumbi e Cristina. As abordagens aconteceram das 15h às 17h, em parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal (GM). 

No total, sete veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal: quatro motos e três carros. Entre eles, uma motocicleta que registrava 426 autuações e mais de R$ 89 mil em multas; e outra com 439 autuações, totalizando um débito de mais de R$ 114 mil. 

Anuncio

Dos veículos abordados durante a operação, 79 eram motos, três automóveis e 11 caminhões e vans. Foram registradas 99 autuações para motocicletas e 17 para automóveis.  

 Tendo a fiscalização como ferramenta para inibir comportamentos de risco, que causam óbitos no trânsito de Campinas, a Operação “Placa Escura” visa abordar motocicletas cujas placas são encobertas pelos condutores, diante de equipamentos de fiscalização eletrônica. 

Advertisement

Além deste flagrante, as equipes de fiscalização ficam atentas a outros comportamentos perigosos e proibidos, como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta, porte de documentação irregular, condução de motocicleta com baixa definitiva (proibida de circular), entre outros. 

A primeira operação “Placa Escura” foi realizada no dia 28 de julho. A edição desta sexta-feira foi a segunda a ser realizada nesta semana. Na quinta-feira, dia 17, Emdec e GM realizaram a fiscalização na av. John Boyd Dunlop. 

 Histórico  

 1ª operação “Placa Escura” (28/07) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 65 motocicletas abordadas; 42 autuações; três remoções de veículos ao Pátio Municipal; 70 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 65 homens).  

Advertisement

 2ª operação “Placa Escura” (1º/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 76 motocicletas abordadas; 32 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal; 77 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 72 homens).  

 3ª operação “Placa Escura” (3/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e PM: 26 motocicletas abordadas; 79 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal; 28 abordagens de pessoas (duas mulheres e 26 homens).  

 4ª operação “Placa Escura” (4/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 66 motocicletas, quatro automóveis e um utilitário abordados; 104 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal.  

5ª operação “Placa Escura” (9/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 57 motocicletas e cinco automóveis abordados; 95 autuações; sete remoções ao Pátio Municipal. 

Advertisement

6ª operação “Placa Escura” (11/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 51 motocicletas e cinco automóveis abordados; 125 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal (quatro motos e um automóvel). 

7ª operação “Placa Escura” (17/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 56 motocicletas, um automóvel, um caminhão e quatro vans abordados; 82 autuações; sete remoções de motocicletas ao Pátio Municipal e uma encaminhada pela Guarda Municipal ao 2º DP. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes2 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade5 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade7 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade8 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região9 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial13 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial13 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares