Connect with us

Eventos

De curso básico de DJ até espetáculos musicais e teatrais. Confira a agenda de atrações:

dj flashback disco

Atrações culturais gratuitas, financiadas com recursos da Lei Aldir Blanc, contam com apoio da Prefeitura de Hortolândia

A agenda de atrações culturais gratuitas, em Hortolândia, disponibiliza, nesta semana (20 a 24/09), uma série de oportunidades variadas: oficinas, espetáculos musicais e teatrais, audiovisuais e aula sobre o sagrado. 

Anuncio

Todos os projetos são financiados com recursos da Lei Aldir Blanc e contam com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. Mas fique atento, em alguns casos é preciso se inscrever com antecedência. Veja as opções abaixo:

•Curso Básico de DJ

Advertisement

Segunda a sexta-feira (20 a 24/09), às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândiahttps://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos

O curso gratuito, em cinco aulas, será ministrado pelo DJ Robson. A oficina começa abordando os elementos técnicos básicos, como cabos, conectores, malhas, espessuras, modelos, nomes e serventias; passa para as mesas de som, finalidades e funções de cada botão, entrada e saída de áudio; depois, chega a vez das controladoras, funções e finalidades do equipamento. Por fim, o aluno começa a aprender sobre batidas e ritmos de música, para entender sobre os graves, médios e agudos da música e seus ritmos musicais. Na última aula, é hora de aprender a mixar músicas, conhecer frequências para fazer batidas e transição de uma música para outra.

Oficina de Musicalização Infantil: Instrumentos Reciclados

Advertisement

Terça-feira (21/09), às 7h e 8h

Onde: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacarias Pereira Júnior, na Av. Adail Alves Silva, 525, Jardim Novo Ângulo.

A musicista e oficineira Regina Lima (foto) fará duas oficinas de musicalização infantil, no mesmo dia, tendo como foco a construção de instrumentos como chocalho e reco reco.  A proposta é que, durante a oficina, as crianças construam seus próprios instrumentos reciclados e, em seguida, explorem e aprendam a tocar neles cantigas brasileiras. Cada oficina tem duração de 50 minutos. A atividade é voltada ao público infantil, na faixa etária de 6 a 8 anos. Para participar é preciso se inscrever via WhatsApp: (19) 99462-4543. Há 15 vagas disponíveis em cada sessão. 

Projeto Roteiros do Sagrado de Hortolândia

Advertisement

Terça-feira (21/09), às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândiahttps://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos 

Após apresentar o conceito de “religião”, na aula 1, o projeto enfoca, nesta segunda aula, o conceito de “sincretismo religioso”, muito usado para apresentar a mistura de duas ou mais religiões, entendendo os problemas no emprego desse conceito. 

Ao todo, o projeto disponibilizará três videoaulas, além de quatro documentários contendo entrevistas com lideranças das principais religiões da cidade. Neste final de semana, foram lançados também dois livros, um voltado para professores e outro para o público em geral, bem como uma cartilha online sobre as religiões professadas no município. Os livros e a cartilha estão disponíveis no site do Mapa da Cultura de Hortolândia. Os demais materiais estarão disponíveis nos canais da Secretaria de Cultura de Hortolândia (YouTube e Facebook). 

Advertisement

Suíte “Ribeirão do Engano”: Samba de Bumbo (último episódio) 

Terça-feira (21/09), às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândiahttps://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos 

A composição para viola caipira solo “Ribeirão do Engano” é uma suíte de autoria do músico Felipe Macedo, dividida em 3 partes: Chegança, Catira da Saudade e Samba de Bumbo. Por meio do universo da música caipira, retrata o tema da migração, a necessidade de se mover. O projeto tem como assistente de gravação Quesia Botelho. 

Advertisement

“Samba de Bumbo” tem como referência a cultura afro-brasileira que, além de ser formadora da cultura do interior paulista, traz na força de sua rítmica um símbolo da resiliência de um povo. Segundo o compositor e intérprete, “Ribeirão do Engano” é o movimento das águas do ribeirão e, ao mesmo tempo, o engano de que o caminhar pode ter um fim.

Show Camilla e Ludmilla (22/09),

Quarta-feira (22/09), às 14h

Onde: CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro, na Rua Euclides Pires de Assis, 200

Advertisement

A dupla sertaneja Camilla e Ludmilla fará show presencial, em comemoração ao Mês do Idoso. O evento será fechado ao público convidado pelo Centro de Convivência da Melhor Idade e seguirá todos os protocolos de segurança para a prevenção da COVID-19.

Curta metragem “Casas” 

Quarta-feira (22/09), às 20h

Onde: YouTube: Coletivo Cafofo em Casas (https://bityli.com/coletivocafofoemcasas)

Advertisement

Curta-metragem gravado em Hortolândia e Sumaré, com direção de Gisele Jorgetti, “Casas” mostra recortes da vida de cinco pessoas que refletem sobre experiências de vida e questões como ancestralidade, expressão de gênero e sentido de pertencimento. O projeto parte da referência literária de “Um Teto Todo Seu”, de Virgínia Wolf, em que a escritora coloca a necessidade de que a mulher precisa de um lugar que seja respeitado e no qual possa se isolar para libertar seus pensamentos e criar. No projeto, junta-se a essa à figura feminina o gay negro e o trans não binário. Por meio de uma narrativa fragmentada, o público acompanha os conflitos individuais e questionamentos sobre temas que passam pela construção da autoimagem e autoaceitação, até o lugar a que se sentem pertencentes, seja numa casa/corpo, casa/lar ou casa/país. A Direção de Fotografia é de Paola Champi. Participam do Coletivo Atuantes Gui Campos, Paulo Zarta, Simone Rodrigues, Gisele Jorgetti e Paola Champi. 

Após a estreia no dia 22, o coletivo fará um bate-papo ao vivo sobre o processo de criação de “Casas”, que será transmitido pelo mesmo canal. Todos poderão participar com perguntas via comentários do YouTube. O curta ficará disponível para visualização até domingo (26/09).

Hortolândia Formadora de Artistas (Valter Novais)

Sexta-feira (24/09), 20h

Advertisement

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia:

https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos

O Projeto “Hortolândia Formadora de Artistas” busca apresentar a história da formação do campo artístico no município, mostrando os esforços de capacitação e profissionalização de jovens e adultos oferecidos pela Prefeitura, em dois centros formadores: a Escola de Artes Augusto Boal e o Centro de Educação Musical Municipal. Nessa série documental, os próprios artistas contam suas histórias, memórias e vivências nesses espaços, apresentando seus processos de formação e transformação, além de contar com suas performances em cada episódio. Com isso, busca-se tornar ainda mais conhecidas do público em geral tais iniciativas, gratuitas e sem fins lucrativos, tão importantes para a conformação do campo artístico de nosso município. O novo e último episódio da série trata da arte como cuidado de si e do outro, mostrando a trajetória de Valter César Novais, um dos idealizadores e mantenedores da Escola de Artes Augusto Boal.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Eventos

Ramones cover é atração no 2º Rosolen Game of Skate

ramones

Preparados para manobras incríveis e muita energia? No dia 28 de abril, a Praça A Poderosa, em Hortolândia, será o palco do aguardado 2º Rosolen Game of Skate, organizado pelo Movimento APS (Ação Pró Skate).

Com a presença esperada de 30 a 40 competidores, o evento promete agitar a partir das 9 horas da manhã, com categorias para todas as idades e níveis de habilidade: Infantil, Feminino e Iniciante.

Anuncio

Além das emocionantes competições, o público poderá curtir shows das bandas Gabba Gabba Hey (Ramones cover) e Levante Contra (New metal alternativo autoral), enquanto desfruta da praça de alimentação e confere os expositores do segmento skateboard.

Com cada skatista tendo 10 minutos ou 5 chances para mostrar suas melhores manobras, o campeonato será um verdadeiro espetáculo de habilidade e criatividade. E para garantir que todos aproveitem ao máximo, haverá intervalos para relaxar, se alimentar e se hidratar corretamente.

Advertisement

Com a estimativa de receber 1500 pessoas ao longo do dia, o 2º Rosolen Game of Skate promete ser um evento inesquecível para a comunidade skatista e todos os amantes dessa cultura vibrante.

Serviço:

Evento: 2º Rosolen Game of Skate

Data: 28 de abril

Local: Praça A Poderosa – Hortolândia

Advertisement

Horário: Das 9h às 21h

Para maiores informações sobre o “Rosolen Game of Skate”, os números para contato são:

Competidores: (19) 98105-5895 – Wellington Teixeira

Patrocinadores: (19) 99805-5128 – Evandro Bragança

Advertisement

Fornecedores e Infraestrutura: (19) 98921-8908 – Dekir

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos no Maxi Shopping: um passeio para toda a família

EncntroFusca

Automóveis e utilitários que marcaram época e que se fazem cada vez mais presentes na atualidade, estarão, no dia 28 de abril (domingo), no “Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos” promovido pelo Fusca Clube Jundiaí. O evento, que acontece mensalmente no Maxi Shopping, é aberto ao público e gratuito, e promete abrigar verdadeiras raridades sobre rodas, das 8h às 12h, no Estacionamento G1. Convide a família e amigos para apreciar cada modelo e a evolução dessas incríveis máquinas através dos tempos.
Da mostra podem participar automóveis e utilitários nacionais e importados considerados “fora de série” (com mais de 30 anos) e em bom estado. Para os expositores pede-se dois quilos de alimentos não perecíveis e não haverá cobrança de estacionamento (entrada somente pela Rua Tiradentes).

O Fusca Clube teve início em 2007, com amigos “fusqueiros” que se reuniram para passar um tempo juntos. Em 2009, como uma entidade sem fins lucrativos, começou a promover eventos beneficentes para arrecadar brinquedos e alimentos para o Fundo Social de Jundiaí. O Clube também está no calendário oficial da cidade, realiza encontros mensais e comboios para prestigiar os eventos dos clubes das cidades circunvizinhas. O Clube do Fusca se orgulha de reunir carros antigos de todas as cidades no seu evento anual de aniversário, mostrando assim a confiabilidade dos expositores.

Anuncio

Maxi Shopping Jundiaí – Av. Antônio Frederico Ozanan, nº 6000
Vila Rio Branco – Fone: 4523-3333 – www.maxishopping.com.br

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Corrida Solidariedade em Movimento acontecerá em Hortolândia no próximo mês: confira como se inscrever

Corrida Solidariedade em Movimento

No dia 26 de maio, acontecerá a Corrida Solidariedade em Movimento, um evento que une esporte e solidariedade em uma causa nobre. As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 9 de maio, através deste LINK. Serão disponibilizadas mil vagas para os participantes.

A largada será às 7h30, na avenida Panaíno, no cruzamento com a avenida Antônio da Costa Santos, em Hortolândia.

Retirada dos kits da Corrida Solidariedade em Movimento

Anuncio

A retirada dos kits da prova está agendada para o dia 25 de maio, um sábado, no Estacionamento do GoodBom, localizado na Emancipação, das 9h às 15h. Para retirar o kit, é necessário realizar a doação de 1kg de alimento não perecível. Os participantes devem levar um documento com foto ou o comprovante de inscrição.

A premiação será distribuída para os melhores colocados, com troféus para os primeiros cinco colocados masculino e feminino na classificação geral, bem como para as três maiores equipes.

Advertisement

Além disso, haverá troféus para os três primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria, divididas por faixa etária: 16 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos, e 70 anos em diante.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região23 horas ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

lula embraer lula embraer
Brasil23 horas ago

Investimentos da Embraer Impulsionam Aviação Brasileira

Durante sua visita ao hangar da Embraer em São José dos Campos, nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil23 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2718 acontece hoje com prêmio de R$ 3 milhões

Após uma aposta de Campinas ganhar sozinha o prêmio de R$ 5 milhões, a Mega-Sena sorteará, na noite deste sábado...

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil2 dias ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade2 dias ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes2 dias ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região2 dias ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

Advertisement
cinema

Populares