Connect with us

Eventos

Em comemoração aos 17 anos de carreira, Flautins Matuá circula por São Paulo e interior com turnê de pré-lançamento do disco ‘Na Pisada’

Published

on

ersando as culturas populares em música desde 2002, o Grupo de Pífanos Flautins Matuá se prepara para lançar seu mais novo trabalho. Contemplado no ano passado pelo ProAC Edital para gravação de álbum inédito e apresentação de espetáculos de música popular instrumental, Na Pisada propõe seis apresentações do novo show com registro do repertório em CD e vinil, além de sua disponibilidade gratuita nas plataformas digitais.

Passeando por ritmos do Brasil e do mundo, Na Pisada apresenta composições predominantemente autorais, assinadas por Fernando Tocha, Iago Tojal e João Arruda. Além disso, o disco conta com músicas de compositores da cultura popular brasileira, como Carlos Malta, Egildo Vieira, João Bá e o povo Kariri Xocó, traduzindo grande parte da vivência do grupo. As músicas integram o setlist do show de pré-lançamento do disco, cuja direção musical é do violinista e rabequeiro Esdras Rodrigues e o design gráfico fica a cargo de Bia Porto. O lançamento do CD está previsto para o mês de setembro.

“Esse é um disco que reverbera parte das influências e experimentações artísticas com as quais tivemos contato dentro das culturas populares do Brasil e do mundo ao longo da nossa trajetória, salientando, também, um quê de música popular mais urbana e moderna”, comenta Fernando Tocha.

Depois de passar por São Luiz do Paraitinga (em maio) e Campinas (em junho), a turnê de pré-lançamento do CD volta à cidade para nova exibição, agora no SESI Amoreiras (dia 04/07). De lá, o grupo parte para Itu, aonde (no dia 07/07) vai se apresentar no 26º Festival de Artes da cidade. Fora do estado, o show passa também por Goiás no final do mês, integrando a programação do XIX Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros.

A sonoridade de Na Pisada apresenta timbres e instrumentos muito tradicionais na cultura brasileira, como o pífano (flauta de bambu) e a viola caipira de cabaça, acompanhados do charango andino, do contrabaixo elétrico e das diversas percussões do mundo. “Temos grande admiração pelas mestras e mestres da cultura popular brasileira. Até por isso, nossas criações artísticas se inspiram quase que exclusivamente nessas tradições. Inspirado na turnê que fizemos pela Europa (em 2010 e 2013), Na Pisada busca ampliar nossos horizontes musicais, mostrando a diversidade das nossas influências artísticas e musicais, misturando-as com a contemporaneidade, com o Brasil e o mundo, o ancestral e o novo. Em suma, nossa motivação para essa nova experiência expressa nossas criações com a cara do Flautins Matuá e muita originalidade”, conclui o músico.

Contando com participações especiais de peso no disco (como Carlos Malta e Éder O Rocha, Alessandra Leão, Rodrigo Caçapa e Cris Monteiro), Na Pisada é um projeto idealizado pelo grupo Flautins Matuá e financiado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do Edital ProAC 22/2018, com produção da Tocha Produções em parceria com a Celeiros Produções.

Sobre o Flautins Matuá

Criado há 17 anos, o Grupo de Pífanos FLAUTINS MATUÁ é formado pelos músicos Fernando Tocha (pífano e voz), João Arruda (viola caipira, charango, percussão e voz), Yandara Pimentel (zabumba, percussão e voz), Iago Tojal (contrabaixo, percussão, pífano e voz), Marcelo Falleiros (violão, contrabaixo, cavaquinho, percussão e voz), Cris Monteiro (percussão e voz) e Marina Reiter (percussão e voz). Inspirados pelo universo poético popular brasileiro, os elementos centrais das criações do grupo se baseiam no pífano, na percussividade e na cenicidade para interação com o público. As vivências nas danças, nos ritmos e nos instrumentos tradicionais divididas com mestres da cultura popular do Brasil e da Europa, são levadas aos palcos mundo afora. Em toda sua trajetória, já se apresentaram e ministraram oficinas por aqui, pela França, Itália e Inglaterra em festivais, centros culturais, teatros, praças e escolas. As participações especiais contemplam shows de nomes importantes no cenário nacional – Chico César, Carlos Malta, Tião Carvalho, Pífanos de Caruaru, João do Pife, Irmãos Aniceto, Zé do Pife e as Juvelinas – e internacional – os grupos franceses L’Arrache Fanfarre, Maracaju e La Pifada.

SERVIÇO

Circulação de pré-lançamento do CD Na Pisada

Direção Artística: Flautins Matuá

Direção Musical: Esdras Rodrigues

Duração: 1h10

CAMPINAS

Quinta-feira, 04 de julho de 2019

Horário: 20h – Retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do show

SESI AMOREIRAS – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália

Capacidade do Local: 360 lugares

Entrada Gratuita

Eventos

1º Festival do Pastel na Estação Cultura de Campinas

Published

on

Pra fechar o ano com chave de ouro escolhemos a Cidade de Campinas, os campineiros terão o Festival do Pastel + Mercado Místico que acontecem dias 14 e 15 de Dezembro, a partir das 10h na Estação Cultura de Campinas. A entrada gratuita e é muito fácil chegar.

Depois de 6 anos com o Festival do Pastel em São Paulo estaremos em Campinas.
Além de saborear deliciosos pasteis vamos ter uma praça de alimentação com Sanduíches variados, pratos da culinária baiana, mineira, mexicana, chilena e oriental, salgados em geral, massas, risoto, crepes, tapioca, pizza, sorvetes artesanais, picolés, paletas, milk shakes, donuts, pipoca, brigadeiros e outros docinhos, bolos, bombons, sucos, refrigerantes, água, chás, frapês, raspadinhas, chopp, cerveja artesanal estão no cardápio do evento, que também oferece alternativas vegetarianas e veganas.

Se você é fã de pastel, já tem compromisso: visitar a Estação Cultura de Campinas, um espaço público de cultura e lazer dos campineiros, para apreciar as diversas opções do tão paulistano pastel.

1ºFestival do Pastel

Serviço

1º Festival do Pastel – Entrada gratuita
Data: 14 e 15 de Dezembro
Realização : Art Shine Promoções e Eventos.
Apoio : Prefeitura Municipal de Campinas e Secreatria de cultura.
Local: Estação Cultura de Campinas
Endereço : Praça Mal Floriano Peixoto – Vila Rialto, Campinas – SP, 13010-061
Horário: 10 às 20h.
Quanto: Entrada Gratuita
Estacionamento Gratuito (1000 vagas): R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial (Campinas), Campinas – SP, 13035-270

Continue Reading

Eventos

Lagoa do Taquaral recebe espetáculos multimídia de 13 a 23 de dezembro

Published

on

Prepare-se para uma série de 42 shows com águas, luzes e uma trilha sonora inspiradora. Roteiro indispensável e gratuito para este fim de ano acontece de 13 a 23 de dezembro, na Lagoa do Taquaral (entrada pelo portão 1), com projeção de efeitos especiais em uma cortina d’água. As apresentações diárias, das 19h30 às 21h, revisitam a expressividade do Natal.

Os espetáculos multimídia, cada um com duração de 15 minutos, são feitos por meio de uma técnica de projeção possível criar holografias, que dão a sensação de estar “flutuando” sob a água, gerando um grande impacto na plateia.

No movimento de cores e luzes, o desenho sonoro é traçado por gravações originais da Sinfônica de Campinas, composta por obras de Carlos Gomes, Radamés Gnattali, entre outros autores.

Apresentações

Nesta sexta, 13, haverá uma prévia da atração, aberta ao público, a partir das 19h30. No sábado, 14, o projeto será inaugurado oficialmente, às 18h.

A Sinfônica de Campinas participa da programação, que também integra sua agenda especial de 90 anos, com a performance dos seus músicos. No dia 19, quinta, o quarteto dos metais da orquestra se apresenta no local, às 19h. Formado por Oscarindo Roque Filho e Samuel Brisolla (trompetes), Fernando Hehl e Fransoel Decarli (trombones), o grupo interpretará um repertório caprichado de temas natalinos.

No dia 22, domingo, as projeções terão início logo após o término do Concerto de Natal da Sinfônica de Campinas, na Concha Acústica do Taquaral, que começa às 18h.

Serviço

Cortina d’Água
Quando: 13 a 23 de dezembro, das 19h30 às 21h.
Onde: Lagoa do Taquaral está localizada à Av. Dr. Heitor Penteado, s/n. Campinas.

Entrada gratuita

Continue Reading

Eventos

Feira Orgânica do Shopping Dom Pedro acontece até o próximo domingo

Published

on

O Parque D. Pedro Shopping realiza, no próximo dia 15 de dezembro, a última edição do ano da Feira Orgânica, que acontece no estacionamento em frente da Entrada Alameda, das8h às 13h. No local são comercializados produtos com origem e certificação orgânica. Mesas e bancos estão à disposição do público para consumir os produtos no local.

O projeto, que teve início em janeiro de 2019, é resultado da parceria com a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC).  Ao longo do ano foram quase 50 edições da feira, que prestigiou produtores da macrorregião de Campinas. O mais completo centro de compras do Interior do Estado já está preparando novidades para 2020 que vão agradar os apreciadores da alimentação natural e saudável.

Na feira orgânica é possível comprar legumes, frutas e hortaliças, ovos, laticínios, grãos, tubérculos, queijos, iogurtes e sucos de uva e vinho.  Há também opções de bolos, cupcakes, tortas salgadas, pães, geleias com ou sem açúcar, requeijão e muito mais.

Área Kids

As crianças também têm um espaço especial montado ao lado da feira, com 20 metros quadrados no total, com mesas, escorregadores, gangorras e arremessos temáticos em forma de tomate, cenoura e brócolis, que também servem de totem para tirar fotos divertidas. A área kids é voltada para crianças com até 12 anos e conta com promotoras e mesas que também servem para consumir alimentos.

Mercado

A demanda por alimentos orgânicos cresceu no Brasil. Uma pesquisa do Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável), divulgada em outubro, aponta que cerca de 19% da população brasileira consumiu nos últimos 30 dias esses alimentos e apoia sistemas de agricultura que não usam produtos químicos. Ainda de acordo com a pesquisa, a compra de produtos orgânicos está bastante relacionada com o frescor dos alimentos. Entre os mais procurados estão frutas (25%), verduras (24%) em geral e alface (21%).

SERVIÇO

Feira Orgânica

Data: Dia 15/12

Horário: das 8h às 13h

Local: estacionamento em frente da entrada Alameda

Estacionamento:  Gratuito acima de R$ 30,00 em compras

Continue Reading