Connect with us

Eventos

Evento voltado ao varejo prepara empresários para retomada econômica a partir da Black Friday

Publicado

em

retail conference digital

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) realiza na próxima quarta-feira, dia 11 de novembro, o “Retail Conference Digital” 2020 (Fórum de Varejo), um evento gratuito que tem por bjetivo atualizar os empresários sobre ferramentas e tecnologias capazes de melhorar os processos das mpresas, informar sobre estratégias bem-sucedidas de vendas e apontar as melhores práticas para o varejista aplicar no seu negócio nesse momento. As inscrições devem ser feitas por meio do link ttps://retailconference.com.br. Informações e pelo Whatsapp +55 19.99607.7604 (ACIC).

Devido à pandemia da Covid-19, este ano o Retail Conference será online, das 14h às 18h. Ao todo, serão seis pain​ éis para exposição dos temas: Atendimento e relacionamento: a arte de encantar clientes – Entenda como o atendimento e o relacionamento destacaram ainda mais a Arezzo entre os gigantes do setor calçadista; Lojas físicas de alta performance: novas formas de obter resultados; União entr​ e o físico e o digital – Conheça a estratégia utilizada pelo Dalben que está revolucionando o mercado; Comece a faturar no digital: A melhor forma de vender online, partindo do zero; Vire o Jogo: Aprenda com empresas que saíram na frente mesmo na crise e tenha insights para o seu negócio; além de um debate sobre Logística e Entrega: Como essa operação se tornou essencial para todo tipo de varejo.

Anuncio

Para palestrar sobre os temas, foram convidados especialistas em varejo, como Cristiano Chaves, head de relacionamento com o cliente da Arezzo&Co; Richard Stad, CEO da Aramis Menswear; Fernanda Dalben, diretora de Marketing do Supermercados Dalben; Jhouferbio Rodrigues, CEO da Beelog; Caio Camargo, sócio e diretor da Gouvêa Tech; Danilo Hoffman, gerente sênior de Consultoria de Soluções da Genesys; Diego Barreto, CFO e VP de Estratégia do Ifood, e Felipe Gama, líder da escola Bora Vender, entre outros.

O Retail Conference, realizado há 8 anos, já é considerado um dos mais relevantes do interior paulista, voltados ao segmento varejista. Nesse período, aproximadamente 150 palestrantes apresentaram seus conhecimentos para um público estimado em mais de 8 milpessoas. Para esta edição, a expectativa é reunir cerca de 2 mil pessoas, o mesmo contingente da edição 2019. “Este ano, foi preciso adiar o evento, geralmente realizado no primeiro semestre, para novembro, e transportá-lo para a plataforma digital para amparar ainda mais proativamente os comerciantes, nesse momento em que a confiança do consumidor mostra sinais positivos. Sabemos que os empresários aguardam os conteúdos anualmente apresentados e não poderíamos deixar de ajudar, diante de uma crise sem precedentes”, explica a presidente da ACIC, Adriana Flosi.

Advertisement

De acordo com Adriana, em 2020, os empresários vivenciaram uma situação insólita, na qual a tecnologia, a criatividade e o empreendedorismo fizeram a diferença nas vendas do varejo. Por isso, todos precisam estar atualizados e preparados para as novas demandas do mercado, para os novos meios de pagamento e, principalmente, com a nova maneira de lidar com os clientes. “O Retail Conference é a oportunidade na qual os empresários do varejo poderão ouvir, aprender, questionar e se preparar para fazer o seu melhor e tentar recuperar os prejuízos causados pela Covid-19. Nosso objetivo maior é, sempre, preservar as empresas para preservar os empregos e fazer a roda da economia girar”, diz a presidente da ACIC.

O “Retail Conference Digital” integra a programação comemorativa ao centenário da Associação Comercial e Industrial de Campinas, a ser completado em 21 de novembro.

Sobre o Retail Conference Digital

Com conteúdos totalmente aplicáveis ao seu negócio, o “Retail Conference Digital” 2020 reúne empresários e profissionais de destaque no segmento varejista para apresentar as principais estratégias para o crescimento e a adaptação do setor nesse momento de retomada da economia. Criado em 2013 como “Fórum Regional do Varejo” e reposicionado em 2019, quando passou a ter abrangência nacional, o “Retail Conference” já impactou mais de ​ 8 mil empresários. ​ Não fique de fora desse hub de aprendizagem e networking! Mais informações e inscrições pelo link: ​ retailconference.com.br/ ​ ou pelo Whatsapp ​ +55 19.99607.7604 (ACIC)​ .

Advertisement

Serviço:
Retail Conference Digital
Quando: 11/11/2020, das 14h às 18h
Onde: 100% online (restrito aos inscritos)
Quanto: gratuito
Inscrições: h
ttps://retailconference.com.br/

Black Friday – expectativas

A expectativa da ACIC é a de que a Black Friday movimente R$ 650 milhões na Região Metropolitana de Campinas este ano, impulsionada principalmente pelo e-commerce. Esse montante representará 35,5% no faturamento do comércio, quando comparado a 2019, quando foram faturados R$ 480 milhões. De acordo com o economista Laerte Martins, diretor da ACIC, 60% das vendas devem ser realizadas “online” e 40% nas lojas físicas. A data pode se transformar na segunda mais importante do ano para o setor, ficando atrás apenas do Natal. O “ticket médio” estimado é de R$ 600,00, praticamente o mesmo de 2019.

Apenas em Campinas, a movimentação da Black Friday de 2020 deve representar cerca de R$ 292,5 milhões, uma expansão de 35,4% sobre o faturamento de 2019, sendo que o e-commerce deve representar 62,5% das vendas “online” e, as lojas físicas, 37,5%. Os produtos mais procurados na Black Friday deste não devem ser smartphones, celulares, aparelhos de televisão, eletroeletrônicos em geral, vestuário e calçados, livros, brinquedos, e produtos importados, como videogames, câmeras fotográficas e filmadoras.

Advertisement

“A campanha de 2020 traz novas expectativas para o comércio, em um ano que foi afetado fortemente pela pandemia do Covid-19, principalmente para as vendas online, considerando que o e-commerce se expandiu 47% no primeiro semestre deste ano no Brasil e mais de 60% em Campinas e Região. Embora oficialmente realizada na última sexta-feira do mês – este ano, no dia 27 de novembro – a Black Friday deve ser antecipada, como vem acontecendo já há alguns anos, e durar uma semana ou mais. Muitas empresas começam a anunciar descontos no início do mês”, avalia o economista.

As passagens aéreas, que sempre fizeram parte das compras na Black Friday, não estão sendo consideradas este ano em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Apesar das vendas das passagens se destacarem nesse período de promoções pelos elevados “descontos” ofertados pelas empresas aéreas e de turismo participantes, este ano os indicadores econômicos que influenciam na alteração dos preços dos produtos, como a inflação, os juros e o câmbio, observados durante a pandemia, não permitirão que os descontos sejam significativos. “Isso pode contribuir para as reclamações de propaganda enganosa e maquiagem de preços, que lideram os principais motivos das queixas durante a Black Friday”, alerta o economista.

E-commerce em alta

Em função da quarentena provocada pela pandemia da Covid-19, estima-se que cerca de 2,6 milhões de novos usuários – pessoas das classes C e D, de todas as idades – ingressaram nas plataformas digitais no Brasil, entre abril e maio, e mais de 1,9 milhões entre junho e agosto. “No Brasil, o e-commerce conseguiu manter elevado o nível de consumo, enquanto as lojas físicas fecharam as suas portas pelo país. Diante dessa perspectiva, conclui-se que é na movimentação mais das vendas digitais que o varejo vai se expandir grandemente na Black Friday, podendo se transformar na segunda data mais importante do ano, para o
setor, só atrás do Natal”, acredita Laerte Martins.Segundo dados avaliados pela Ebit / Nilsen, a Black Friday de 2019 (considerando 29 e 30 de novembro) faturou, em nível nacional no varejo, cerca de R$ 3,30 bilhões. A perspectiva para 2020 é de uma expansão de 29%, (considerando 1o a 30 de novembro), o que representaria cerca de R$ 4,26 bilhões. A expectativa de “ticket médio” é de R$ 600,00, praticamente o mesmo de 2019.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade8 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade8 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região1 dia ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

lula embraer lula embraer
Brasil1 dia ago

Investimentos da Embraer Impulsionam Aviação Brasileira

Durante sua visita ao hangar da Embraer em São José dos Campos, nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil1 dia ago

Sorteio da Mega-Sena 2718 acontece hoje com prêmio de R$ 3 milhões

Após uma aposta de Campinas ganhar sozinha o prêmio de R$ 5 milhões, a Mega-Sena sorteará, na noite deste sábado...

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil2 dias ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade2 dias ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Advertisement
cinema

Populares