Connect with us

Eventos

Folias de Reis realizam 41º Encontro de Bandeiras neste domingo

Redação

Publicado

em

As Folias de Reis em Campinas chegam ao seu ponto alto com o tradicional Encontro de Bandeiras, que está na 41ª edição. O evento acontece neste domingo, 26 de janeiro, das 8h às 18h, na Associação da Folia de Reis de Campinas (Asfrecam) e a entrada é gratuita.

Durante o mês de janeiro, as companhias de Reis fazem as suas festas, comemorando a chegada e o retorno às comunidades, mas é na “Festa da Dona Maria”, como o encontrão é conhecido, que os grupos de Folias da cidade e da região mostram, coletivamente, suas cantorias e evoluções.

“Dona Maria (in memorian) iniciou a tradição em 1978 para pagar uma promessa e seguiu como devota da bandeira, recebendo grupos de muitos lugares, desde cidades vizinhas até foliões de outros estados”, conta Marcela Bonetti, especialista cultural da Secretaria de Cultura de Campinas. “Dona Maria fez tão lindamente esse papel, que ao longo dos anos a festa ganhou destaque na cidade e hoje é feita por sua neta, Regiane, que já ensina sua filha e envolve toda a família nos preparativos”, destaca.

Além da participação dos grupos Ases do Brasil, Voz do Oriente, São José Operário, Estrela Guia, Grupo Folclórico Campinense e Missão Sagrada, a próxima edição receberá os grupos de cultura popular da cidade: Urucungos, Puítas e Quijengues; Baque Mulher; Tambor de Crioula; Samba de Bumbo, Caixeiras das Nascentes e o Savuru, de danças populares.

A Folia de Reis também é motivo de festa neste sábado, 25, com o grupo Voz do Oriente, na Comunidade São Geraldo Magela (Rua Jetiva, 804, Jardim Aeroporto), a partir das 16h.

Patrimônio Imaterial

Em Campinas, a Folia de Reis é reconhecida como patrimônio cultural imaterial desde outubro de 2018, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

“A importância de trazer a celebração do Dia de Reis para a região central, com a participação das Companhias, é uma forma de colaborar para a salvaguarda da Folia de Reis e de contar para a cidade que esses grupos estão pulsantes nas regiões, na cultura popular, indo de casa em casa. Não são mais vistos nos grandes centros, mas todos os anos realizam seus “Giros” e celebram, com suas festas de “chegada”, a tradição da Bandeira de Santos Reis”, afirma a especialista cultural.

A estudiosa lembra que a tradição já teve início em novembro quando as companhias saíram em seus “Giros”, que significam o início da peregrinação que remete aos Reis Magos, que culminam com o tradicional encontro de bandeiras da Vila Castelo Branco.

Serviço
41º Encontro de Bandeiras
Quando: domingo, 26, das 8h às 18h.
Onde: Associação da Folia de Reis de Campinas – Asfrecam (Rua Humberto de Campos, 183. Vila Castelo Branco).
Entrada gratuita.

Eventos

“O Início” – A live que reuniu Luan, Fernando e Sorocaba neste sábado deu show de audiência

Portal Hortolândia

Publicado

em

A noite de sábado (08) foi marcada por momentos inesquecíveis na live “O Início”, de Luan Santana, Fernando & Sorocaba. Com mais de cinco horas de duração, a transmissão trouxe encontros musicais inéditos, parcerias e muita história para contar. “O Início” teve participação especial de Diego & Victor Hugo, Tarcísio do Acordeon, Paulinho Mocelin e, de surpresa, Maiara (dupla de Maraisa) completou o time estrelado da noite.

Falando em Maiara, a cantora dividiu o microfone com Diego & Victor Hugo, cantando modões sertanejos no improviso. Além disso, a dupla gravou – antes mesmo de dar início a transmissão – uma parceria inédita com Fernando & Sorocaba que, em breve, será lançada.

Com uma mistura de culturas, sons e ritmos, que foram de norte a sul do país, “O Início” contou com a participação de dois grandes artistas que representam muito bem os extremos de nosso país: Tarcísio do Acordeon, que fez uma brilhante participação, trazendo todo seu talento e personalidade, além de ganhar só elogios dos anfitriões da noite. E ainda, Paulinho Mocelin, que trouxe a cultura do Rio Grande do Sul para dar um toque especial à transmissão.

Com grande repercussão nas redes, “O Início” alcançou o primeiro nos vídeos em alta no YouTube no dia seguinte à transmissão, e já ultrapassa a marca de 2 milhões de visualizações. Se você perdeu a live ou quer rever tantos momentos lindos, assista aqui no canal de Luan Santana e aqui no canal de Fernando & Sorocaba.

Continue Lendo

Eventos

Igreja realiza Live do Bem no sábado (29)

Portal Hortolândia

Publicado

em

Instituição Religiosa Cristã na cidade de Hortolândia, há 19 anos, em virtude do atual momento que estamos vivendo nos reunimos com algumas igrejas da nossa cidade, e no dia 29/05 (sábado) ira realizar uma Live beneficente (LIVE DO BEM), em prol da arrecadação de alimentos, agasalhos ou outras doações, para ajudar os mais necessitados neste momento de pandemia.

O intuito é que mais pessoas possam nos ajudar nas doações, e posteriormente mais famílias serão acudidas com as arrecadações.

Para informações de como doar ou ajudar, segue telefone para contato: (19) 99415-6797 Denilson ou (19) 982865776 Almeida.

Continue Lendo

Eventos

Cantora Erica Barbosa lança disco com músicas autorais nos estilos piseiro e bregadeira

Portal Hortolândia

Publicado

em

A cantora Erica Barbosa vai fazer os fãs dançarem forró. A artista divulga seu novo disco, intitulado “Piseiro e Bregadeira”. O disco estará disponível a partir desta sexta-feira (07/05) nos canais do YouTube da cantora, da Secretaria de Cultura e em plataformas de áudio.

A cantora é uma das contempladas com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia do Coronavírus.

De acordo com Erica Barbosa, o novo disco apresenta sete músicas autorais nos estilos piseiro, também chamado pisadinha, e bregadeira, que são duas novas variações do forró. As novas músicas são as seguintes: “Hoje Eu Tô No Piseiro”, “Vou Colocar Outro Em Seu Lugar”, “Você Traiu Primeiro”, “Compromisso Sério”, “Quem Pegar Pegou”, “Vai Rodar Mais Uma Vez” e “7 Dias”.

Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares