Connect with us

Eventos

Hortolândia terá primeiro Festival de Graffiti Jacuba Sessions neste final de semana (07 e 08/11)

grafite

Grandes nomes nacionais irão marcar presença no Jacuba Festival Graffiti Sessions em Hortolândia. A atividade, que acontece neste final de semana (07 e 08/11), na Av. São Francisco de Assis, 690, na Vila Real, tem o objetivo de expandir a arte urbana do graffiti pela cidade para integrar artistas já consagrados e novos talentos. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Nos dois dias, será produzido um painel de graffiti de temas variados. A idéia é embelezar e colorir um grande muro no local, além de difundir a cultura de arte de rua urbana. Participarão da atividade os artistas Izy, do Rio de Janeiro; Foge, da Bahia; Raiz, do Amazonas; Carão, do Paraná; Afolego e Dninja de São Paulo, além dos organizadores da atividade Kranium e Cabelin, de Hortolândia. Confira o currículo dos artistas abaixo.

Anuncio

Segundo um dos organizadores do festival, o artista do município Hélio Domingues da Luz, o Cabelin, a idéia de montar o festival é colocar Hortolândia como uma cidade do interior paulista que também oferece um festival de graffitti como os que acontecem por todo o país, com muita qualidade.

“Nosso objetivo principal é oferecer um festival que tenha essa identificação com a nossa cidade. Queremos proporcionar troca de experiências e vivências com artistas de outros estados, não só da capital, para que a nossa cidade tenha mais acesso a diferentes estilos da arte e se torne uma referência na região. É uma maneira das pessoas verem que o graffiti tem inúmeras possibilidades de estilos e técnicas e que existem pessoas atuando em cada cantinho do Brasil”, ressaltou Cabelin.

Advertisement

“Existe uma relação intensa entre as artes com as cenas urbanas. Aplicar conteúdos com artistas renomados é um presente cheio de afeto para a cidade e a nossa população. O resultado será um cartão-postal afetivo local. Assim, jatos de spray e muita criatividade darão contornos e poesia visual tornando o espaço um símbolo histórico do município”, destacou a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini.

Os munícipes que tiverem o interesse em prestigiar o festival deverão comparecer ao local utilizando máscara de proteção e respeitar o distanciamento social, para evitar aglomerações. “Cada artista terá um espaço de 20 metros para realizar o seu trabalho, para manter o distanciamento. Além disso, todos utilizarão máscaras”, disse Cabelin.

Conheça os artistas:

Cabelin (Hélio Domingues da Luz)

Advertisement

Formado no Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas o Artista, Hélio Domingues da Luz, conhecido como Cabelin, iniciou seus trabalhos de graffiti por volta de 1998, mas foi em 2004 que se firmou na arte do graffitti. Natural de Curitiba, foi no interior do Estado de São Paulo em Hortolândia que descobriu a arte do graffiti e toda sua vertente cultural. Nestes 21 anos de atuação como grafiteiro, já fez intervenções em diversas cidades da região: Campinas, Indaiatuba, Limeira, Sumaré, Monte Mor, Jundiaí, Sorocaba, Cosmópolis, Valinhos, Vinhedo, Holambra, Paulínia, Salto, Nova Odessa, Atibaia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Sorocaba, Brodowski, Bragança Paulista e Grande São Paulo e algumas principais capitais: São Paulo, Curitiba, Londrina-PR, Brasília e Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Tocantins e Santiago de Chile. Participou de alguns dos principais eventos de graffiti, tais como Vira Copos Arte urbana-2019, Meeting Of Styles Brasil- RS- Porto Alegre-2019 e Pmw Street Graffiti- Tocantins -Palmas-2019. Já ministrou oficinas de graffiti e promoveu palestras em escolas estaduais e particulares tais como: Escola Adventista de Campinas, Redes Liceu Salesiano e Liceu São José em Campinas Prof. Liomar de Freitas Camargo de Hortolândia, Escola Leonardo da Vinci Jundiaí, Escola Adventista de Campinas.

Busca em seus graffitis o trabalho mais figurativo com momentos de protestos e apenas a forma por si só tem como marca do gesto sempre pintar meninas de cabelos enormes que rompem com as limitações da parede. Atualmente é professor de artes na rede municipal de Campinas, onde trabalha paralelo aos trabalhos artísticos.

Kranium

Leandro Ferreira dos Santos ou Kranium – como é conhecido no meio – é grafiteiro e arte educador, morador de Hortolândia, interior de São Paulo. Seu envolvimento com o graffiti começou cedo. Em 1997, começou a se interessar pelo graffiti e rabiscar alguns desenhos, usando como referência algumas revistas do segmento. Em 1999, integrou movimentos de graffiti em muros de Hortolândia. Foi nesse momento que se deu conta de que era esse o caminho que queria trilhar.

Advertisement

Quase que por osmose, como um auto-didata, Kranium foi buscando novas inspirações, estilos, descobrindo novas formas, cores e aperfeiçoando técnicas do grafitti até criar uma identidade própria, que trouxesse mais cor, que o representasse como artista e fizesse mais sentido para ele. Cores vivas e formas geométricas são marcas sempre presentes nos seus desenhos e sua assinatura como artista.

Vielas, carros abandonados, murais, paredes, telas – ou qualquer outro material que sirva de suporte – são usados como ferramentas para expressar e materializar sua criatividade. Atua principalmente na região metropolitana de Campinas, onde se tornou referência no graffiti, participando de mostras, projetos, curadorias, oficinas e exposições com o objetivo de transformar a realidade das pessoas ao seu redor e propagar sua arte mundo afora.

Igor Izy – Igor Moreno da Silva

Da zona norte do Rio de Janeiro, artista visual, com técnicas mistas, em suas obras, além de pintar crianças, faz mistura étnicas com animais após ter tido duas experiências na Amazônia. Criador e embaixador de projetos sociais, atualmente trabalha com murais para empresas e ministra palestras motivacionais com foco em sonhos.

Advertisement

Foge

Rildo, mais conhecido como Foge, tem 40 anos. Ele é um artista plástico e escritor de rua. Seus trabalhos foram desenvolvidos pelo Brasil, passando pela Bahia, Recife, Natal, Porto Alegre, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Acre e Tocantins, além de fora do país, na África, em Cabo Verde. Contemplado em alguns editais federais, desenvolve oficinas em instituições e em bairros da periferia e comunidades em várias cidades. Desenvolve palestras sobre a cena do movimento urbano nas artes visuais atuais. Teve participação em diversos encontros de grafites nacionais e internacionais. Recebeu premiações de reconhecimento como artista, como o troféu Jupará, por duas vezes, troféu Cacau de Ouro e troféu 100 anos de Jorge Amado.

AFolego

Nascida em Mauá, na região metropolitana de SP, tem 35 anos, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho. Também cursou cenografia e figurino pela SP Escola de Teatro. Seu primeiro contato com arte foi aos 10 anos de idade com seu tio, com quem aprendeu as primeiras técnicas de desenho e pintura a óleo. Desde 2013 atua com intervenção urbana por meio do Graffiti. Tem espalhado suas obras tanto na região central como na periferia da cidade de São Paulo e em outros estados do Brasil. Suas personagens falam de ser e viver sendo mulher dentro de um contexto social patriarcal e como isso afeta a todas as nascidas sob este aspecto biológico da existência. Já participou como artista convidada de diversos eventos de arte urbana e como arte educadora, conduzindo oficinas em instituições, ONGs e coletivos independentes. No desenvolvimento da sua linguagem artística, inspira-se nas mulheres, ícones e comuns, de tempos passados e contemporâneas, nas amigas e desconhecidas, as com quem anda junto e as com quem apenas divide o assento no transporte público. Observar e representar mulheres é o que mais a interessa.

Advertisement

Rai Campos, Raiz

Conhecido como Raiz, é uma das maiores expressões do grafitti na região Norte. Nascido na Bahia, chegou ao Amazonas ainda criança para morar na Vila do Pitinga, dentro da Área Indígena Waimiri Atroari, onde começou a grafitar aos 14 anos por esforço próprio. Atualmente, transforma seu imaginário em peças que se figuram em fauna, flora e povos nativos amazônicos, tracejados com cores e técnicas mistas em muros, palafitas, casas flutuantes, viadutos pela Amazônia e algumas capitais do país. Sua maior marca está em retratar personagens indígenas em suas atividades habituais, como forma de reconhecimento e respeito aos povos nativos amazônicos.

O reconhecimento veio através de seus traços marcantes espalhados por toda a cidade de Manaus e principalmente por seus maiores trabalhos em grandes viadutos, edifícios e participações em eventos internacionais.

Denise Sobrinho – Dninja

Advertisement

Pioneira no graffiti em Minas Gerais e uma das primeiras mulheres a pintar também no Brasil, Dninja é natural de Belo Horizonte. Há mais de 23 anos neste tipo de arte, vem desenvolvendo um graffiti caracterizado pela presença de letras estilizadas entrelaçadas com personagens do seu imaginário, nomeados pela própria artista como bichos coisa. Explora também os estudos voltados à pintura clássica e realista, ilustrações, cartoons e ainda se aventura em desenvolver esculturas de seus personagens. Suas inspirações são voltadas à natureza, à sua cultura de origem e à personalidade humana. Dentre as participações em exposições estão: mural em prédio no CEU Aricanduva SP, Art exhibition train canvas (Zurique – Suiça – 2014), Pintura-painel na embaixada do Brasil (Lima-Peru, 2012), 1ª Bienal de graffiti internacional em Belo Horizonte e 2ª Bienal de graffiti Fine Art (MUBE – São Paulo, ano 2012). Sua arte passou por vários países: Peru, Uruguai, Chile, Alemanha, França e Holanda. Assim como por várias regiões do Brasil. Com trabalhos publicados em livros na Alemanha e França, também deixou exposto seu trabalho em Paris, Bélgica e na 1ª Bienal de graffiti em Belo Horizonte. Algumas parceiras com quem trabalhou: Scania, Santader, Natura, Crefisa e Consórcio intermunicipal do ABC, Fundação Criança de SBC, como parceira em projetos para o SESC Poços de Caldas/ MG, Universidade de Araxá/MG, Embaixada do Brasil em Lima/Peru, CRAS, cooperativa de catadores de lixo em SP, Sony Pictures Entertainment e Virada Sustentável em SP. Assinou uma arte comemorativa para o dia dos namorados para a linha de perfume da Natura “#Urbano”

Carão

39 anos e londrinense, o artista de rua Tadeu Roberto Junior mais conhecido como Carão, nasceu em Londrina no Paraná. Desenha desde pequeno, mas foi em 2000 que ele começou no graffiti e desde então vem realizando vários trabalhos pelo Brasil e pelo mundo. Sempre utilizando a temática Afro Brasileira. Carão é militante pelo direito dos homens e mulheres negras ocuparem posições de destaque.

Local: Avenida Francisco de Assis, (altura do nº 690) – Hortolândia/SP
Data: 07 e 08 de Novembro
Horário: das 9h as 17h
Mais informações: Instagram @jacubagraffiti

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Eventos

Corrida Solidariedade em Movimento acontecerá em Hortolândia no próximo mês: confira como se inscrever

Corrida Solidariedade em Movimento

No dia 26 de maio, acontecerá a Corrida Solidariedade em Movimento, um evento que une esporte e solidariedade em uma causa nobre. As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 9 de maio, através deste LINK. Serão disponibilizadas mil vagas para os participantes.

A largada será às 7h30, na avenida Panaíno, no cruzamento com a avenida Antônio da Costa Santos, em Hortolândia.

Retirada dos kits da Corrida Solidariedade em Movimento

Anuncio

A retirada dos kits da prova está agendada para o dia 25 de maio, um sábado, no Estacionamento do GoodBom, localizado na Emancipação, das 9h às 15h. Para retirar o kit, é necessário realizar a doação de 1kg de alimento não perecível. Os participantes devem levar um documento com foto ou o comprovante de inscrição.

A premiação será distribuída para os melhores colocados, com troféus para os primeiros cinco colocados masculino e feminino na classificação geral, bem como para as três maiores equipes.

Advertisement

Além disso, haverá troféus para os três primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria, divididas por faixa etária: 16 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos, e 70 anos em diante.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Exposição gratuita de carros antigos acontece em Paulínia neste fim de semana

Exposição gratuita de carros antigos

No próximo domingo (28), Paulínia recebe a exposição gratuita de carros antigos, que será realizada no Shopping Winner Mall Paulínia. O evento tem como objetivo promover a rica história dos automóveis e proporcionar uma experiência única aos apaixonados por carros clássicos, reunindo mais de 100 veículos com detalhes únicos.

Das 08h às 14h, no estacionamento do shopping, a exposição será uma verdadeira viagem no tempo, permitindo aos visitantes conferir de perto uma variedade de veículos de diferentes épocas, modelos e marcas. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral, garantindo momentos de admiração e nostalgia para todos os presentes.

Como participar da Exposição gratuita de carros antigos como expositor?

Anuncio

Para os proprietários de veículos antigos interessados em participar da exposição, é necessário que os carros tenham mais de 30 anos, estejam limpos e em boas condições. Além disso, a organização solicita a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis por veículo exposto, como forma de contribuir com a solidariedade.

O evento não se limita apenas à exposição de carros antigos. Os visitantes poderão desfrutar de uma programação diversificada, com música ao vivo, mercado de pulgas, espaço kids, praça de alimentação, feira de pets e até mesmo avaliação para “placa preta”. Assim, o encontro de carros antigos se torna uma opção de lazer para toda a família, proporcionando momentos de entretenimento e aprendizado sobre a evolução dos automóveis ao longo dos anos.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

3º Encontro de Carros Antigos de Hortolândia terá entrada gratuita e mais de 100 carros em exposição

evento gratuito no Shopping Hortolândia

No dia 9 de junho, das 9h às 14h, o Shopping Hortolândia será palco do 3º Encontro de Carros Antigos, uma oportunidade única para os amantes de automóveis reviverem a história sobre quatro rodas.

O evento acontecerá no estacionamento do 2º piso e promete reunir mais de 100 carros, proporcionando aos visitantes a chance de conhecerem de perto verdadeiras raridades automobilísticas.

Anuncio

Com uma variedade impressionante de modelos clássicos, o encontro será uma verdadeira viagem no tempo, permitindo que os apaixonados por carros apreciem de perto a beleza e a elegância dos veículos antigos.

Além de ser um programa imperdível para os entusiastas de carros antigos, o evento também é uma ótima opção para toda a família, proporcionando momentos de diversão e entretenimento para todas as idades.

Advertisement

Portanto, não perca a oportunidade de participar do 3º Encontro de Carros Antigos do Shopping Hortolândia e mergulhe no fascinante universo dos automóveis clássicos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil6 horas ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade6 horas ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes7 horas ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região8 horas ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região13 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos13 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial14 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

Advertisement
cinema

Populares