Eventos

Lagoa do Taquaral terá prática de vela no próximo domingo

A Lagoa Isaura Telles Alves de Lima, situada dentro do Parque Portugal, a lagoa do Taquaral, será palco de mais uma modalidade de esporte aquático no próximo domingo, dia 28 de abril. Trata-se da prática de Vela, que ocorrerá das 9h às 11h. O evento é gratuito e aberto à população. A atividade é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) em parceria com velejadores de Campinas.

Podem participar crianças e adultos a partir de 8 anos de idade, sem necessidades de inscrições. Serão sete barcos disponíveis e os equipamentos para a prática do esporte como veleiro, remos e coletes, também serão disponibilizados e monitores orientarão os participantes. Em caso de chuva ou vento a atividade será suspensa.

Anuncio


O secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi, afirma que a atividade da Vela que ocorrerá no domingo integra projeto-piloto da Secretaria de Esportes para futura regulamentação do esporte no local. “A ideia é estabelecer normas como de segurança, guarda-vidas e horário para a prática do esporte aquático no lago”, destaca Dário.

Conforme o coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, a partir de 2017, quando o lago passou por desassoreamento e proporcionou o resgate da boa qualidade da água, local passou a ser palco de diferentes modalidades de esportes aquáticos que deram vida ao local. “É mais uma opção de esporte e lazer para a população num dos mais importantes e frequentados parques da cidade”, destaca Vanin.

Estarão disponíveis os veleiros Dinghy Caravela (1,70m_ 1,24m_ 2 tripulantes), Tof300 (3,00m_1,30m_ 2 tripulantes), Holder 12 (3,96m_1,10m_2 tripulantes), Dingue (4,16m_ 1,66m_ 4 tripulantes), Laser amplo (4,20m_1,39m_ 2 tripulantes), Vaurien (4,20m_1,60m_ 4 tripulantes) e Daysailer (5,10m_ 1,91m_ 5 tripulantes).

Vela

O uso de barcos a vela começou há séculos, porém as competições esportivas tiveram início no século 17. As primeiras regatas ocorrem em águas britânicas por incentivo do rei Carlos II. O primeiro clube de vela conhecido, o Royal Cork Yatch Club nasceu na Irlanda, em 1720. Somente 29 anos depois o clube realizou sua primeira grande regata, entre Greenwich e Nore. Em 1775 surgiu o Royal Thames Yatch Club, em Londres.

A primeira regata internacional foi realizada em 1851, próximo à Ilha Wight, com o nome de Hundred Guineas Cup. No mesmo ano, surgiu a America’s Cup, a mais famosa e prestigiosa regata no mundo da vela. Em 1907 nasceu a União Internacional de Corridas de Iates (IYUR), rebatizada anos depois de Federação Internacional de Vela (Isaf).
No Brasil, a vela chegou no fim do século 19, trazida pelos europeus. Em 1906, surgiu o Iate Clube Brasileiro, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Curiosidade

A vela deveria ter sido um dos esportes disputados na primeira edição das Olimpíadas, em 1896, em Atenas. Entretanto, condições meteorológicas desfavoráveis impediram a realização das provas. Com isso, a modalidade só pôde estrear na edição seguinte, em 1900, em Paris.

Entre os amantes da modalidade há uma máxima: “o pessimista se queixam do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas”.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo