Connect with us

Eventos

Pedreira do Chapadão vai ter balada flashback

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Pedreira do Chapadão será palco neste final de semana da terceira edição da festa Os Embalos de Sábado à Noite. De local novo, o evento ocorre das 16h às 22h. As duas primeiras edições aconteceram no ano passado na Torre do Castelo. A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível.

O evento é organizado pelo 1KM Comida de Rua e pela Abracor (Associação Brasileira de Comida de Rua), sediada em Campinas. A festa é coorganizada pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura, e Sanasa.

Para repetir o sucesso das primeiras edições que agitaram a Torre do Castelo, o Embalos de Sábado à Noite, na Pedreira do Chapadão, promete reviver os anos 70, 80 e 90 com o melhor da discoteca. O som da balada ficará a cargo do trio Dj Digão, Dj Ricardo Biglia e Dj Eduardo Ribeiro, que estão preparando um verdadeiro show nas pick-ups para colocar todo o público para dançar. O flashback a céu aberto terá uma seleção de músicas de sucesso de artistas como Cyndi Lauper, Bee Gees, Village People e outros grandes nomes que agitaram as pistas de dança e marcaram época.

Segundo o presidente da Abracor, Cylas Rissardi Junior, a escolha da Pedreira do Chapadão ocorreu para confirmar o trabalho da Associação e da Prefeitura visando à ocupação dos espaços públicos também com diversos eventos. “Temos várias praças e parques amados pelos campineiros. Muitos desses espaços trazem ótimas lembranças e as festas servem para celebrar isso. Fazer as pessoas ocuparem os espaços públicos e celebrarem bons momentos é o nosso objetivo”, afirma.

A festa contará com a presença de food trucks, oferecendo pratos a preços acessíveis, além de vinhos e cerveja artesanal. Os alimentos doados na entrada serão destinados ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas.

Serviço

Evento: Embalos de Sábado à noite
Data: 07/09, sábado
Horário: 16h às 22h
Local: Praça Ulisses Guimarães (Pedreira do Chapadão), na Rua Dr. Alcides Carvalho, s/nº, no Jardim Chapadão
Entrada: Gratuita (Sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível)

Eventos

Chico César e Rita Benneditto são algumas atrações da Teia Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

A estreia da Teia em Campinas será em grande estilo com uma agenda diversificada de ações dos Pontos de Cultura e shows dos artistas Chico César e Rita Benneditto. A Teia – Economia Viva Campinas Compartilhando Saberes e Novas Economias reunirá os Pontos de Cultura de Campinas e região neste fim de semana, nos dias 28, 29 de fevereiro e 1º de março, na Estação Cultura de Campinas, no Centro, com programação gratuita que inclui shows, teatro, exposição fotográfica, artes plásticas, oficinas, mostras de audiovisual, gastronomia, atividades para o público infantil, cultura digital e laboratório hacker, abrangendo matrizes indígena e afro-brasileira.  

O tradicional cortejo abre o evento na sexta, 28 de fevereiro. A concentração começa às 16h, em frente à Catedral Metropolitana, de onde sai rumo à Estação, local que ganhará uma intensa movimentação nos próximos dois dias, a partir das 8h. Além do palco principal com os grandes shows, haverá um espaço dedicado às crianças – Infância Cultura Viva, feiras indígena, de produtos orgânicos, das mulheres empreendedoras e seus produtos autorais. Os ambientes e atrações estarão adaptados com libras e audiodescrição. 

A Teia é um movimento de inovação permanente que, desde 2006, desencadeia uma potente ação de encantamento, reflexão e organização em rede por todo o Brasil e chega agora a Campinas. O principal objetivo é fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores e instituições, buscando alternativas na economia solidária, criativa, do conhecimento e colaborativa. 

Chico César

Pela primeira vez juntos no palco, o compositor paraibano Chico César e projeto da Casa de Cultura Tainã, Orquestra de Aço, prometem uma contundente e inesquecível interação estética entre a canção de Chico e o grupo regido por TC, presidente e um dos fundadores do ponto de cultura, formado por dez integrante que tocam um tipo de instrumento oriundo de Trinidad e Tobago, o steel drum. Será no sábado, 29, a partir das 18h. 

Irreverente e poético, Chico César tem muito a dizer. São 25 anos desde que lançou Aos Vivos, seu primeiro disco de inéditas, muitos sucesso, como Mama África e À Primeira Vista, até o mais recente álbum O Amor é um Ato Revolucionário. A discografia de Chico é composta por nove álbuns: Aos Vivos (1995), Cuscuz Clã (1996), Beleza Mano (1997), Mama Mundi (2000), Respeitem os meus cabelos brancos (2002), De uns tempos pra cá (2005), Francisco, Forró Y Frevo (2008), Estado de Poesia (2015) e O Amor é um Ato Revolucionário (2019).

Rita Benneditto

A cultura afro-brasileira ganhará potência na Teia Campinas com a musicalidade da maranhense Rita Benneditto. A compositora e cantora fechará a programação do evento com o show Tecnomacumba, no domingo, 1º de março, a partir das 16h. 

Espaço Cultura Viva na Infância

Nos dias 29/02 e 1/03, das 8h às 16h, as crianças ganharão um lugar de destaque na Estação Cultura, durante a Teia – Economia Viva. Brincadeiras, oficinas, peças de teatro, cinema, shows, entre outras atividades serão oferecidas gratuitamente pelos Pontos de Cultura e coletivos que atuam com o universo infantil. De forma lúdica, serão convidadas a mergulhar na cultura popular brasileira. 

Feira Indígena

Nos dias 29/02 e 1º de março, Campinas sedia a Feira Indígena, na Estação Cultura, dentro da Teia. A partir das 9h, indígenas de diversas etnias estão com exposição e vendas de artesanatos, alta gastronomia indígena, práticas de saúde, pintura corporal, apresentações de canto e  dança, compartilhando vivências e participando de rodas de conversa.

O Ponto de Cultura EtnoCidade, que atua na região de Campinas dando visibilidade às tradições no contexto urbano com ações voltadas para instituições culturais e educacionais, estará presente com  oito expositores de artesanato (cestarias, colares, brincos, entre outros) e uma barraca de comida sob o comando da chef Lu Ahamy.

A mestre cuca dos cocares apresentará pratos típicos da culinária Guarani, como Pira Txuun Rewegua (peixe com banana verde). O evento contará também com a presença do coletivo Acadêmicos Indígenas da Unicamp.

Feira de Produtos Orgânicos

O Livres – Rede de Produtos do Bem, produtores do acampamento Marielle Vive e do Conafer marcarão presença na Teia, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, a partir das 8h. Diversos produtos, como cerveja, café, chocolate, suco, doce, arroz, farinha, verduras, legumes, frutas entre outros, estarão expostos com o intuito de quebrar o rótulo gourmet do orgânico. 

O Livres criou um novo modelo de produção, comercialização e logística para viabilizar o consumo de alimentos sem agrotóxicos. Por meio de uma  plataforma, organiza grupos de consumidores, feiras e lojas que funcionam em sistema de permutas de prestação de serviços, créditos solidários, integrando produtores e consumidores.

Feira Criativa “Mãe Isabel”

A Feira Criativa “Mãe Isabel” é um espaço que homenageia Mãe Isabel, dentro da Teia, onde mulheres empreendedoras vão expor e vender seus produtos autorais. Sábado e domingo, a partir da 12h, estarão à mostra os trabalhos individuais e coletivos de Abalô Assessoria & Encantos, Botica de Yayá, Baobá Brasil, Miss Filó, Ateliê Karla Angelina, Butique da Nêga, Passará, Djumbo, Artes da Vera, Hype Vintage, Grife Criolê, Marias Cheias de Graça, Casa das Oficinas e Bazar Urucungos.

Programação

Dia 28/02

16h: Concentração do Cortejo em frente à Catedral Metropolitana – Os Pontos de Cultura de matrizes africanas e blocos da cidade homenageiam Mãe Isabel e Mestre Alceu

18h30: Cerimônia de Abertura 

Mostra de Audiovisual 

Exibição de filmes sobre a  “Cultura Viva”  produzidos por Pontos de Cultura de todo o Brasil. Curadoria: Pontão de Cultura Areté e Ponto de Cultura Ideia Coletiva. 

Sábado, 29/02 – Sessões: 10h, 14h, 16h, 18h e 20h

Domingo, 01/03 – Sessões: 10h, 14h, 16h e 18h 

Feira Indígena na Teia

Feira de produtos, alimentos, artesanato, vivências e rodas de conversa com a presença de diversas etnias indígenas. Organizado pelo Etnocidade e Acadêmicos Indígenas da Unicamp.

Sábado,  29/02 -das 9h às 22h

Domingo,  1/03 – das 9h às 20h

Exposição Ponto a Ponto

Conceitos sobre a rede dos Pontos de Cultura, a Política Nacional Cultura Viva e breve histórico das instituições. Com audiodescrição. 

Sábado, 29/02 – das 8h às 22h

Domingo, 01/03 – das 8h às 20h

Feira Criativa e Solidária Mãe Isabel

Feira de empreendimentos de produtos artesanais feitos por mulheres e Pontos de Cultura 

Dia 29/02: das 12h às 22h

Dia 1/03: das 12h às 20h

Espaço Culinária Afro-brasileira

Espaço da praça de alimentação dedicado a culinária afro-brasileira com o Ponto de Cultura Caminhos/Flor de Dendê e Projeto Sabores e Sabores.

Dia 29/02:  das 10h às 22h

Das 10h às 14h: Oficina de turbante (Instituto de Pernas pro Ar)

Dia 1/03: das 10h às 20h

Das 10h às 14h: Oficina de turbante (Instituto de Pernas pro Ar)

Baobáxia – Uma Cultura Digital Afrocentrada

Espaço conectivo com exposições e instalações dos projetos Baobáxia, Programa WASH,  Fab Lab&Cidadania, Socializando Saberes, TV  Comunitária de Rio Claro  e um estúdio de TV com software livre, dedicado a diálogos sobre os meios de comunicação  livre e temas da Teia.

Dia 29/02

14h: Roda de conversa – Mulheres na Economia Viva com  Alessandra Ribeiro, Lu Ahamy,  Mãe Eleonora e Maria Cecília 

Dia 1/03

10h: Roda de Conversa – Comunicação com Protagonismo, Autonomia e Empoderamento com agentes de mídia livre da cidade e região 

14h: Roda de Conversa – Cultura Viva Campinas para América Latina com Alexandre Santini, co-autor do livro “Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina” 

Praça de Alimentação

Diversas opções de alimentação de empreendimentos locais e dos Pontos de Cultura.

Dia 29/02: das 12h às 22h

Dia 1/03: das 12h às 20h

Infância Cultura Viva

Brincadeiras, oficinas, peças de teatro, cinema, shows, entre outras atividades serão oferecidas gratuitamente pelos Pontos de Cultura e coletivos que atuam com o universo infantil. Curadoria e apoio do Ponto de Cultura Garatuja.

Dia 29/02

8h30: Feira da Infância: Uma exposição interativa permanente 

9h30: Vivência Mamulenga: Espetáculo de Bonecos  Mamulengos, com Ponto de Cultura  Inventor de Sonhos

10h30: Oficinas Ideia Coletiva e Inventor de Sonhos

12h: Espetáculo Histórias que a passarinho me contou (Grupo Passarinhas) 

13h: Grupo Cantavento 

14h30 – 16h: Oficina Abayomi (Instituto de Pernas pro Ar)  

15h e 17h: Mostra Ideia Coletiva de animação

Dia 1/03

8h às 12h: Brinquedos inclusivos para  vivências e tabuleiros gigantes. Parceria Fabriquinha de Brinquedos

8h30: Feira da Infância: Uma exposição interativa permanente 

10h: Oficina de animação (Ideia Coletiva) 

11h: Palhaço Penico 

12h: Histórias que a Passarinha me contou (Grupo Passarinhas) 

14h30 – 16h: Oficina Abayomi (Instituto de Pernas pro Ar)  

15h: Oficina de animação com Ponto de Cultura Ideia Coletiva

Palco Principal

Um espaço de experimentação e interações estéticas entre artistas e Pontos de Cultura.

Dia 29/2

A partir das 18h

Mestre Lumumba  

Afoxé Ponto de Cultura e Memória Ibaô 

Orquestra Tambores de Aço 

Chico César e Orquestra Tambores de Aço 

Dia 1/03

11h: Orquestra do Ponto de Cultura Anelo 

A partir das 16h

Jongo Dito Ribeiro e Jongo Filhos da Semente

Banda Ori e Grupo de Dança Oju Obá

Rita Benneditto

Feira de Produtos Orgânicos

Valorize a agricultura familiar e orgânica de Campinas com Livres – Rede de Produtos do Bem, produtores do acampamento Marielle Vive e do CONAFER.

Dia 29/02:  das 8h às 14h

Dia 1/03: das 8h às 14h

Palco Mestre Alceu

Espaço dedicado à cultura popular e tradicional de Campinas e região com roda de conversa sobre temas da Teia.  Com apoio do Pontos de Cultura Ruffnek Sound System e Usina Geradora.

Dia 29/03

10h: Folia de Reis – Ases do Brasil

11h: Roda de conversa “Economia Viva” com Célio Turino, idealizador do Programa Cultura Viva, e movimentos culturais. Apresentação das Caixeiras das Nascentes

14h: Samba de Bumbo Nestão Estevão 

15h: Urucungos 

16h: João Arruda, Sinhá e Tião 

Dia 1/03

10h: Vivência Baque Mulher

14h: Apresentação Baque Mulher 

15h: Maracatucá

16h: Espetáculo Tiririca com Mestre Marquinhos, do grupo de capoeira Crispim Menino Levado

Sala dos Toninhos

Dia 29/02

10h: Roda de Capoeira com mestres e aprendizes de Campinas , articulada pelo Instituto de Pernas pro Ar

16h: Batalha de MC’s Cultura Viva (Organização Instituto de Pernas pro Ar)

Serviço

Teia – Economia Viva Campinas Compartilhando Saberes e Novas Economias

Quando: Dia 28, a partir das 16h; dia 29/02 e 1/03, a partir das 8h

Onde: Estação Cultura de Campinas (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro, Campinas)

Entrada gratuita

Continue Lendo

Eventos

Conexão Missão, evento gratuito

Portal Hortolândia

Publicado

em

Vem aí um grande evento que vai vai abalar Hortolândia conexão missão conectando você ao verdadeiro caminho

Participação:

*Cacau Siqueira fundador do Rap sansation 

*Banda Memwa 

*Banda IDE 

*Grupo de pagode ainda ha esperança 

*Pregador pastor Flávio da igreja ainda há esperança 

Evento totalmente gratuito Será no dia 29/02/ 2020 – Sábado partir das 18 horas

Endereço rua Costa e Silva esquina com com a Ribeirão preto bairro Nova Europa Hortolândia SP entrada do bairro na rotatória

organização:grupo IDE de missões WhatsApp 19 9 9503 02 58

Continue Lendo

Eventos

CanaFolia da Vila São Pedro reúne mais de 500 pessoas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Evento contou com a presença de famílias, crianças e muitos moradores de outros bairros de Hortolândia

Com muito samba no pé, alegria e diversão, mais de 500 pessoas curtiram o Carnaval na Vila São Pedro. O CarnaFolia da VSP, que aconteceu no domingo, no Cdhu da Vila São Pedro, contou com a presença de muitas crianças, famílias e moradores de diversos bairros de Hortolândia.

O evento foi realizado pelos próprios moradores do Cdhu e teve a a apresentação especial da Bateria Fera Leões da Padre Anchieta, do cantor profissional Téo Rodrigues. As crianças se divertiram com os brinquedos infláveis além da matinê preparado especialmente para eles. Os foliões sambaram muito com as tradicionais marchinhas de Carnaval e sambas enredos de várias escolas de samba.

“A festa foi um sucesso. Todos se divertiram, muitas pessoas de outros bairros, e o mais importante, não tivemos nenhum incidente, nenhuma discussão. As pessoas vieram para se divertirem e caíram no Samba. Agradecemos a todos os organizadores, que se empenharam muito e fizeram acontecer este evento, que era nosso sonho”, agradeceu uma das organizadoras, Edna Battara.

O folião Alex Barber, morador do bairro Carmem Cristina, foi convidado por uma amiga e gostou demais do CarnaFolia. “Evento muito bem organizado, de muita qualidade. Me diverti muito, pois na cidade toda não terá nenhum evento. Então este CarnFolia veio no momento certo para nos divertimos”, declarou Alex.

O CarnaFolia da VSP teve o apoio do grupo AmigosUnidosPeloBem, da Barraca do Alemão, do Max supermecados, da Stamp cores, do Real Style barbearia barraca do corte, da Vivi Nails manicure e pedicure e da Bombeira Taina.

Continue Lendo



Max Milhas