Eventos

Projeto Oficinas de Música Caipira se apresenta no Teatro do SESI Amoreiras em Campinas

O projeto Oficinas de Música Caipira, desenvolvido pela Direção Cultura, oferece aos alunos e a comunidade do entorno da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio – Campinas/SP, acesso a aulas e apresentações gratuitas de violão, viola caipira e canto coral. Em seu terceiro ano de desenvolvimento, as oficinas contam com o patrocínio da Aviagen por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

No dia 26 de setembro, os alunos farão uma participação especial no concerto do Trio Zaravi, no Teatro do SESI Amoreiras, a partir das 20h. Os experientes músicos Thiago Rossi (violas), Dalga Larrondo (zarb e percussão) e Esdras Rodrigues (rabecas) compõem o trio de música brasileira, que trafega entre a música erudita e a popular. Em uma união harmoniosa e refinada, três instrumentos com DNA semelhantes dão vida e fazem soar as músicas de violeiros de todos os cantos do Brasil. O evento é gratuito, com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo, no local.

Anuncio


As turmas das oficinas musicais contam com direção artística e ensino de viola caipira por João Paulo Amaral e violão por Ricardo Matsuda. O coral é regido por Jairo Silveira e voltado também a adultos da comunidade. O repertório, que inclui grandes sucessos como “Chico Mineiro”, “O Menino da Porteira”, “Saudade da Minha Terra” e “Beijinho Doce”, busca preservar e valorizar a tradição da música caipira de raiz na região.

“Os alunos, em sua maioria, são moradores da zona rural e percebemos o interesse e curiosidade em aprender música, seja nas aulas de violão, viola caipira ou canto. Como o enfoque é a música caipira, que muito fala do cotidiano rural, nossa intenção é que eles se identifiquem e reforcem seus laços familiares e com as gerações anteriores”, explica o coordenador do projeto, João Paulo Amaral. 

Para Antoine Kolokathis, diretor da Direção Cultura, “atividades culturais promovem a arte e o lazer em ambientes de realidade social muitas vezes difícil. As atividades e apresentações promovidas pelo projeto despertam o interesse das crianças e jovens para um mundo novo, de conhecimento e de mais oportunidades”. Aproximar a comunidade, pais e instituições para que dividam o aprendizado com os alunos também faz parte da iniciativa. 

Sobre a Direção Cultura

Desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, nossos projetos alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Sobre a Aviagen

Desde 1923, a Aviagen® estabeleceu-se como líder mundial em genética de aves, desenvolvendo linhagens para a produção de frangos sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e os Machos Especiais® são categorias de produtos especiais que a empresa oferece, possibilitando a seus clientes atingirem as demandas em específicos nichos de mercado. A sede da empresa situa-se em Huntsville, Alabama (Estados Unidos) e a Aviagen detém operações próprias no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, além de joint ventures na Ásia. A Aviagen tem mais de 3.900 colaboradores e uma rede de distribuição global em mais de 100 países.

SERVIÇO:

Trio ZARAVI – Participação especial: Oficinas de Música Caipira

Data: quinta-feira, 26 de setembro

Horário: 20h

Local: SESI Campinas – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália, Campinas/SP

Entrada franca

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo