Connect with us

Eventos

Simulado de competição de carros antigos agita o Chapadão neste domingo

Publicado

em

Os amantes de automobilismo poderão resgatar, neste domingo, dia 28 de julho, às 9h, a “Volta do Chapadão”, com simulado de competição de carros antigos de corrida. A largada será no Balão do Castelo.  

Nesta edição, seis carros antigos de corrida simularão uma competição de duas voltas com percurso pelo trajeto original do circuito na avenida João Erbolato. Depois da volta simulada, outros 30 carros de colecionadores se unirão em carreata e seguirão pelas ruas José de Camargo Andrade, avenidas Brasil, Orozimbo Maia e Francisco Glicério até o Largo do Rosário onde ficarão em exposição ao público.   

A “Volta do Chapadão” tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Emdec, Clube do Fordinho de Campinas e Escuderia Chic. Para o coordenador de Esportes da Secretaria de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, esse tipo de acontecimento é importante para preservar a história da cidade. “É uma forma de resgatar a modalidade esportiva, uma das riquezas da memória da corrida na cidade, frisa Vanin.  

O Jardim Chapadão era palco de provas automobilísticas nas décadas de 1920 e 1930. O evento celebra as conquistas do piloto campineiro Benedicto Lopes e faz parte das comemorações do aniversário de 245 anos de Campinas.  

A Primeira “Volta do Chapadão” foi realizada em 1935, tendo outras quatro edições: em 1937, 1947, 1948 e sua última, em 1953. Durante esses anos, o circuito teve grande destaque nacional e internacionalmente, com diversos pilotos estrangeiros competindo na volta.  

Benedicto Moreira Lopes  

Benedicto Moreira Lopes era filho de um maestro e de uma dona de casa e nasceu em Campinas no dia 11 de Novembro de 1904. Depois dos acontecimentos da Revolução de 1932, começou a comprar carros danificados com o objetivo de restaurar para revendê-los, o que lhe rendeu prestigio e reconhecimento na região. Depois de algum tempo, um de seus clientes, Dante de Bartolomeu, o incentivou a participar de corridas, oferecendo um Bugatti antigo para que participasse.  

Sua primeira participação oficial em uma competição foi no 2° Grande Prêmio do Rio de Janeiro, em 1934, no Circuito da Gávea. Depois de sua estreia, continuou participando de outras competições, inclusive internacionais, ganhando título de “O Campineiro Voador”. Sua ultima prova foi em 1954, no “3° Circuito do Maracanã”, em que saiu vitorioso. Benedicto faleceu no dia 8 de agosto de 1989 e foi instituído por lei municipal, em sua homenagem, o “Dia do Antigomobilista Benedicto Lopes”, sempre no último domingo de julho.

Eventos

Lagoa do Taquaral recebe espetáculos multimídia de 13 a 23 de dezembro

Publicado

em

Prepare-se para uma série de 42 shows com águas, luzes e uma trilha sonora inspiradora. Roteiro indispensável e gratuito para este fim de ano acontece de 13 a 23 de dezembro, na Lagoa do Taquaral (entrada pelo portão 1), com projeção de efeitos especiais em uma cortina d’água. As apresentações diárias, das 19h30 às 21h, revisitam a expressividade do Natal.

Os espetáculos multimídia, cada um com duração de 15 minutos, são feitos por meio de uma técnica de projeção possível criar holografias, que dão a sensação de estar “flutuando” sob a água, gerando um grande impacto na plateia.

No movimento de cores e luzes, o desenho sonoro é traçado por gravações originais da Sinfônica de Campinas, composta por obras de Carlos Gomes, Radamés Gnattali, entre outros autores.

Apresentações

Nesta sexta, 13, haverá uma prévia da atração, aberta ao público, a partir das 19h30. No sábado, 14, o projeto será inaugurado oficialmente, às 18h.

A Sinfônica de Campinas participa da programação, que também integra sua agenda especial de 90 anos, com a performance dos seus músicos. No dia 19, quinta, o quarteto dos metais da orquestra se apresenta no local, às 19h. Formado por Oscarindo Roque Filho e Samuel Brisolla (trompetes), Fernando Hehl e Fransoel Decarli (trombones), o grupo interpretará um repertório caprichado de temas natalinos.

No dia 22, domingo, as projeções terão início logo após o término do Concerto de Natal da Sinfônica de Campinas, na Concha Acústica do Taquaral, que começa às 18h.

Serviço

Cortina d’Água
Quando: 13 a 23 de dezembro, das 19h30 às 21h.
Onde: Lagoa do Taquaral está localizada à Av. Dr. Heitor Penteado, s/n. Campinas.

Entrada gratuita

Continue Lendo

Eventos

Feira Orgânica do Shopping Dom Pedro acontece até o próximo domingo

Publicado

em

O Parque D. Pedro Shopping realiza, no próximo dia 15 de dezembro, a última edição do ano da Feira Orgânica, que acontece no estacionamento em frente da Entrada Alameda, das8h às 13h. No local são comercializados produtos com origem e certificação orgânica. Mesas e bancos estão à disposição do público para consumir os produtos no local.

O projeto, que teve início em janeiro de 2019, é resultado da parceria com a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC).  Ao longo do ano foram quase 50 edições da feira, que prestigiou produtores da macrorregião de Campinas. O mais completo centro de compras do Interior do Estado já está preparando novidades para 2020 que vão agradar os apreciadores da alimentação natural e saudável.

Na feira orgânica é possível comprar legumes, frutas e hortaliças, ovos, laticínios, grãos, tubérculos, queijos, iogurtes e sucos de uva e vinho.  Há também opções de bolos, cupcakes, tortas salgadas, pães, geleias com ou sem açúcar, requeijão e muito mais.

Área Kids

As crianças também têm um espaço especial montado ao lado da feira, com 20 metros quadrados no total, com mesas, escorregadores, gangorras e arremessos temáticos em forma de tomate, cenoura e brócolis, que também servem de totem para tirar fotos divertidas. A área kids é voltada para crianças com até 12 anos e conta com promotoras e mesas que também servem para consumir alimentos.

Mercado

A demanda por alimentos orgânicos cresceu no Brasil. Uma pesquisa do Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável), divulgada em outubro, aponta que cerca de 19% da população brasileira consumiu nos últimos 30 dias esses alimentos e apoia sistemas de agricultura que não usam produtos químicos. Ainda de acordo com a pesquisa, a compra de produtos orgânicos está bastante relacionada com o frescor dos alimentos. Entre os mais procurados estão frutas (25%), verduras (24%) em geral e alface (21%).

SERVIÇO

Feira Orgânica

Data: Dia 15/12

Horário: das 8h às 13h

Local: estacionamento em frente da entrada Alameda

Estacionamento:  Gratuito acima de R$ 30,00 em compras

Continue Lendo

Eventos

Torre do Castelo recebe evento de Natal com música e gastronomia

Publicado

em

A Torre do Castelo em Campinas receberá nesta semana a terceira edição do Celebrai Castelo, evento que reúne gastronomia, cultura e o clima de Natal em um dos cartões postais da cidade. A festa acontecerá entre sexta-feira e domingo, dias 13 e 15 de dezembro, sempre das 17h às 23h. O público também poderá aproveitar para visitar o mirante da Torre que estará aberto à visitação durante todo o evento.

O Celebrai Castelo é organizado pela ABRACOR (Associação Brasileira de Comida de Rua), sediada em Campinas, e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Secretaria de Cultura e Sanasa.

Como não poderia deixar de ser, o Papai Noel estará presente para atender as crianças e distribuir algumas guloseimas. A área externa da Torre receberá uma decoração especial de Natal. Segundo a organização, para essa edição, atendendo a pedidos do público que comparece em grande número aos eventos realizado na Torre do Castelo, além de manter as atrações tradicionais de Natal, será promovido um baile flashback no sábado. Já na sexta-feira e no domingo, o público poderá curtir pop rock com vários sucessos nacionais e internacionais.

Para o público desfrutar a festa, food trucks, cerveja artesanal e várias outras opções formarão a praça de alimentação no entorno da Torre com preços convidativos.

De acordo com o presidente da ABRACOR, Cylas Rissardi Junior, o evento pretende repetir a proposta das edições anteriores do Celebrai Castelo. “A chegada das festas de fim de ano sempre promove a interação entre as famílias e amigos. Queremos ver o público da mesma forma em nosso evento. Queremos ver Campinas celebrando com alegria a chegada do Natal e também proporcionar muita diversão com música e gastronomia”, afirmou o presidente da ABRACOR, reforçando a “oportunidade de visitar a Torre e contemplar Campinas lá do alto”.

Visitação

Quem for ao evento nesses três dias, também terá a oportunidade de visitar gratuitamente o mirante da Torre do Castelo, que ficará aberto até as 23h.

Ação solidária

A entrada para o Celebrai Castelo é gratuita, mas os organizadores pedem doações de leite Longa Vida que serão destinadas ao Banco de Alimentos Municipal de Campinas.

Continue Lendo