Connect with us

Eventos

Usina Jam se reinventa e promove festival online na pandemia com programação diversa e plural

usinaJam

Com a proposta de reunir e divulgar a diversidade artístico-cultural da cena de Campinas e da RMC, o Festival Usina Jam entrega ao seu público uma versão remodelada em 2021: por conta da pandemia, todas as atividades acontecem em formato online, mas ainda destacando as múltiplas linguagens. A programação do evento contempla shows de música, workshops, apresentações teatrais, uma ação continuada de live painting e uma mostra documental.

“As atividades serão divididas em três dias, embora toda a programação seja online. A ideia é contribuir com o cenário artístico autoral da região a partir do oferecimento de uma grade diversificada e de qualidade. Para além da exposição das obras e dos conteúdos artísticos, o Festival Usina Jam preza pela interatividade como ponto alto da experiência cultural, com o intuito de incentivar que os(as) participantes sejam, além de espectadores passivos, agentes ativos na realização do produto cultural”, explica Daniel Resende, proponente do projeto e curador do Festival.

Anuncio

O setlist completo será dividido com o público por meio dos perfis do Festival no Instagram e no Facebook, mas alguns nomes já são conhecidos: o multiartista André Abujamra, o artista de vanguarda RAPadura e a banda de rock’n’roll Tutti Frutti. Idealizado pelos Pedro Barsa e Gra Soares, o Projeto Corredeira leva ao público um repertório autoral fundamentado nas matrizes musicais afro-brasileiras; Eduardo Machado Trio (considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do baixo brasileiro da atualidade), Nayra Lays (que mostra toda a sua versatilidade ao passar por estilos diversos da música negra a partir das experimentações de flows, ritmos e expressões), o quarteto Death Metal Sinaya (destaque na cena do rock nacional) e Jasper e a Gana (banda de rock alternativo brasileiro) também estão confirmados no Festival.

Viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, o Festival Usina Jam foi aprovado pelo ProAC Expresso Lei Aldir Blanc nº. 40/2020 e está marcado para acontecer nos dias 23, 24 e 25 de abril com transmissão ao vivo pelo Canal Hocus Pocus no YouTube; todas as atividades são gratuitas.

Advertisement

Workshops

Dentro da programação serão oferecidas três workshops com ações formativas. Na primeira, Duda Crespa ministra a oficina “Produção Cultural Periférica”, que tem como objetivo formar agentes de cultura e lazer através do estímulo ao aprendizado sobre a produção periférica. “Será uma ótima oportunidade para dividir as experiências pessoais que adquiri em anos de estudo e prática ao longo da minha trajetória, além de incitar reflexões e provocações no que tange os chamados ‘eventos de quebrada’, sejam eles no formato presencial ou online. A ideia é conduzir uma oficina que forme pessoas com criatividade, perspectiva de parcerias e acessibilidades para os diversos corpos, e na autogestão da economia a partir da mão-de-obra contratada na própria periferia”, explica Duda, mulher preta, não hétero e artista nascida e criada na periferia.

Criador do primeiro curso de discotecagem voltado para cegos no Brasil (2014), o DJ Anderson Farias desenvolveu e adaptou ferramentas digitais de discotecagem para apoio aos deficientes visuais. Durante o Festival Usina Jam, ele ministra a oficina “Discotecagem para Pessoas com Deficiência Visual”, que defende que ensinar a arte de discotecar para quem não enxerga é completamente possível.

Por fim, o bate-papo “Lei Aldir Blanc – Panorama e Impacto Nacional” será mediado por Ana Luíza Pradella (produtora, gestora cultural, atual vice-presidente e cofundadora do Movimento Nacional ‘Sou 1 de 11 Milhões de Trabalhadores da Cultura’) e Cintia de Almeida (produtora cultural e especialista em Leis de Incentivo à Cultura).

Advertisement

“Em uma perspectiva setorial, vamos discorrer sobre a implantação da Lei nos Estados e Municípios, bem como sua execução e como ela está caminhando na visão do Movimento, que vem atuando diretamente com ações de representação dos trabalhadores da cultura e visa ser um centro catalisador para a mobilização, difusão e apoio ao setor, pretendendo ainda promover o respeito pelo trabalho e criação de cada um”, explica Pradella.

Espetáculos Teatrais

Em uma narrativa que mistura cordel, teatro de mamulengos e músicas típicas (como o xaxado e a embolada), Canoa Encantada apresenta “As Pelejas de Severino em Busco do Boi Suvaco”. O espetáculo narra as aventuras do vaqueiro Severino – representação do homem simples que mantém acesa a chama do sonho e da alegria herdados através das manifestações culturais de seu povo – que adentra às terras do temido João Redondo em busca de um boi perdido, sem saber que elas são assombradas pelo terrível Fantasma do Jaraguá Encantado.

A Cia. Pé no Asfalto também é atração confirmada no Festival. Em “O Macaco e a Lua”, dois palhaços pescadores se perdem em alto mar. Buscando por comida, eles acabam pescando um livro de contos africanos e iniciam uma travessia imaginária até a África. Através da leitura da lenda africana que nomeia o espetáculo, eles entram em uma grande aventura, na qual descobrem a origem do tambor e suas raízes de matriz africana.

Advertisement

O espetáculo “A Caravana dos Pássaros Errantes”, do Grupo Nômade, tem como tema principal a liberdade. A partir de uma história real acontecida no Piauí em 1913, o grupo reconta as vivências de uma família cigana que foi perseguida e massacrada, trazendo para o espaço cênico as discriminações, lembranças e as crenças dos personagens. Juntamente com dois músicos, os atores Ana Cristina Freitas e Jonas di Paula narram e se multiplicam em personagens diversos.

Mostra Documental

“Em Construção: Das bases da vida aos dias atuais” trata da personalidade de Samuel Pérsio, um artista plástico nascido em 1982 na cidade de Araucária/PR que está montando um ateliê aberto na sua casa em Recife. No roteiro, o veículo que conduz o conhecer deste artista é sua própria voz, que compartilha sua trajetória em uma conversa entre amigos em um ambiente cotidiano, sua “casa ateliê”. Assinado pelo próprio Samuel Pérsio e por Gabriel Fardin, o mini doc conta com trilha sonora Bapurréca (Arthur Prado e Atabaquara Catulo).

Live Painting

Advertisement

Os artistas Thiago Monster Ectoplasma e Gi Ruggieri serão os responsáveis pela live paint, na qual será criado ao vivo o cenário de um dos palcos da Usina Jam.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Eventos

Corrida Solidariedade em Movimento acontecerá em Hortolândia no próximo mês: confira como se inscrever

Corrida Solidariedade em Movimento

No dia 26 de maio, acontecerá a Corrida Solidariedade em Movimento, um evento que une esporte e solidariedade em uma causa nobre. As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 9 de maio, através deste LINK. Serão disponibilizadas mil vagas para os participantes.

A largada será às 7h30, na avenida Panaíno, no cruzamento com a avenida Antônio da Costa Santos, em Hortolândia.

Retirada dos kits da Corrida Solidariedade em Movimento

Anuncio

A retirada dos kits da prova está agendada para o dia 25 de maio, um sábado, no Estacionamento do GoodBom, localizado na Emancipação, das 9h às 15h. Para retirar o kit, é necessário realizar a doação de 1kg de alimento não perecível. Os participantes devem levar um documento com foto ou o comprovante de inscrição.

A premiação será distribuída para os melhores colocados, com troféus para os primeiros cinco colocados masculino e feminino na classificação geral, bem como para as três maiores equipes.

Advertisement

Além disso, haverá troféus para os três primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria, divididas por faixa etária: 16 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos, e 70 anos em diante.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Exposição gratuita de carros antigos acontece em Paulínia neste fim de semana

Exposição gratuita de carros antigos

No próximo domingo (28), Paulínia recebe a exposição gratuita de carros antigos, que será realizada no Shopping Winner Mall Paulínia. O evento tem como objetivo promover a rica história dos automóveis e proporcionar uma experiência única aos apaixonados por carros clássicos, reunindo mais de 100 veículos com detalhes únicos.

Das 08h às 14h, no estacionamento do shopping, a exposição será uma verdadeira viagem no tempo, permitindo aos visitantes conferir de perto uma variedade de veículos de diferentes épocas, modelos e marcas. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral, garantindo momentos de admiração e nostalgia para todos os presentes.

Como participar da Exposição gratuita de carros antigos como expositor?

Anuncio

Para os proprietários de veículos antigos interessados em participar da exposição, é necessário que os carros tenham mais de 30 anos, estejam limpos e em boas condições. Além disso, a organização solicita a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis por veículo exposto, como forma de contribuir com a solidariedade.

O evento não se limita apenas à exposição de carros antigos. Os visitantes poderão desfrutar de uma programação diversificada, com música ao vivo, mercado de pulgas, espaço kids, praça de alimentação, feira de pets e até mesmo avaliação para “placa preta”. Assim, o encontro de carros antigos se torna uma opção de lazer para toda a família, proporcionando momentos de entretenimento e aprendizado sobre a evolução dos automóveis ao longo dos anos.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

3º Encontro de Carros Antigos de Hortolândia terá entrada gratuita e mais de 100 carros em exposição

evento gratuito no Shopping Hortolândia

No dia 9 de junho, das 9h às 14h, o Shopping Hortolândia será palco do 3º Encontro de Carros Antigos, uma oportunidade única para os amantes de automóveis reviverem a história sobre quatro rodas.

O evento acontecerá no estacionamento do 2º piso e promete reunir mais de 100 carros, proporcionando aos visitantes a chance de conhecerem de perto verdadeiras raridades automobilísticas.

Anuncio

Com uma variedade impressionante de modelos clássicos, o encontro será uma verdadeira viagem no tempo, permitindo que os apaixonados por carros apreciem de perto a beleza e a elegância dos veículos antigos.

Além de ser um programa imperdível para os entusiastas de carros antigos, o evento também é uma ótima opção para toda a família, proporcionando momentos de diversão e entretenimento para todas as idades.

Advertisement

Portanto, não perca a oportunidade de participar do 3º Encontro de Carros Antigos do Shopping Hortolândia e mergulhe no fascinante universo dos automóveis clássicos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil3 horas ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade3 horas ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes4 horas ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região5 horas ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região10 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos10 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial11 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

Advertisement
cinema

Populares