Connect with us

Passeios e Viagens

Q que fazer em Ilhéus/BA

Portal Hortolândia

Publicado

em

Você sabe o que fazer em Ilhéus/BA quando for visitar esta cidade incrível? Assim como fizemos no texto sobre Itacaré, daremos dicas de praias, quiosques e locais interessantes para conhecer.

São pouco mais de duas horas de voo caso saia do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Importante se programar e comprar a passagem com, pelo menos, um mês de antecedência. Após isso, os valores vão aumentando gradativamente.

  • PRAIAS, QUIOSQUES E VENDEDORES AMBULANTES

A Praia dos Milionários é parada obrigatória para quem quer aproveitar o mar – que tem a temperatura ideal! É bem verdade que nos dias em que estive por lá, as ondas estavam agitadas e precisava de cuidado redobrado. Há uma grande quantidade de salva-vidas.

Quiosques como a Cabana Gabriela e a Narigas são mais conhecidas e, por consequência, mais movimentadas. Há uma grande variedade de porções, pratos para almoço, drinks e bebidas não alcoólicas.

Mas se sua ideia é menos agitação, a Cabana do Papai pode ser boa pedida, já que também conta com cardápio variado e menos aglomeração. Aliás, há certos pontos em que não há este tipo de comércio e diversos banhistas colocam seus guarda-sóis e passam o dia desta forma.

E quanto aos vendedores ambulantes, prepare-se para encontrar todo tipo de abordagem e produto. Mas até isso se transforma num charme da região e a maioria são educados e pouco evasivos.

  • OPÇÕES PARA ALIMENTAÇÃO

Fizemos um roteiro bem variado no que diz respeito ao cardápio fora dos quiosques.

  • Cabana da Empada: com opções de sucos, empadas, almoço e doces. O valor é justo e o ambiente agradável e super arejado.
  • Pizzaria Pinocchio: tem um dos melhores custos benefícios da região. O cliente pode escolher entre rodízio de massas (R$ 33,00 por pessoa) ou a la carte.
  • Kintal Pub Burger Artesanal: boa música ao vivo e um local menos badalado – para quem procura sossego. Ótimas opções de drinks e porções. Apenas o hambúrguer estava mais salgado do que deveria.
  • BurguerStock: este foi no Delivery e nos deliciamos! Com um combo que vale a pena, minha sugestão é que se deliciem com o Woodstock e o Yellow Submarine!

Se tiver tempo, passe pelo centro histórico e pela Casa de Cultura Jorge Amado e ponte Jorge Amado, só para citar alguns!

E agora, ficou mais fácil de saber o que fazer em Ilhéus? Comente com a gente!



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso

Passeios e Viagens

Estância Hidromineral de Socorro encanta pelas belezas naturais

Portal Hortolândia

Publicado

em

Em tempos de pandemia, a natureza tem se mostrado um excelente refúgio para quem quer se isolar ou mesmo contemplá-la. Na Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – as belezas naturais encantam. Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, gruta, cavernas e lindas paisagens fazem relaxar.

Algumas, dignas de novela, como é o caso de uma gruta, onde foram feitas cenas para três telenovelas. A extração de minerais fez surgir ao longo dos anos uma enorme gruta, com amplas galerias e paredes desenhadas pelas explosões. Infiltrações de água criaram uma piscina natural, sendo que em alguns pontos chega a ter até 4 metros de profundidade com uma temperatura constante em torno de 10 graus, propício para um viveiro natural de carpas. Aberta à visitação, são permitidos em seu interior, passeios ecológicos de pedalinho.

A cidade abriga uma das maiores cavernas de granito no Brasil, com 450 metros de desenvolvimento e cenários incríveis no interior. Ela foi desenhada por meio de um curso d’água e deslocamento de rochas. O vento e as chuvas também ajudam para ter uma caverna acessível e com certo grau de dificuldade. No interior dela pratica-se o espeleoturismo, onde é possível a transposição de diferentes obstáculos, além de permitir contato com um ecossistema diferenciado e único da caverna.

O Trekking das Grutas leva o praticante para paisagens indescritíveis. São grutas de pedras, vales, muito verde e grandes histórias. A área é um berço para espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. Macaco bugio, jacus e alguns tucanos sempre são avistados. Sem contar os pássaros que fazem a trilha sonora do percurso que atravessa quatro pequenas grutas (secas).

O relevo da região favorece a prática do montanhismo, que inclui caminhada na montanha, rapel e cachoeirismo; em meio a um sítio que margeia o Ribeirão do Gamelão, entre rochas e cachoeiras e um canyoning maravilhoso.

Para falar em beleza natural de Socorro, é preciso mencionar as diversas trilhas e cachoeiras. Uma mais bonita que a outra. A mais conhecida é a Trilha das Cachoeiras, que passa por diversas cachoeiras e para em três delas, para curtir, tirar fotos, relaxar e até tomar um banho revigorante. É possível avistar uma grande diversidade de aves durante o percurso; também é comum encontrar com macacos.

Outra, que inclui banho na cachoeira, é a Trilha da Mantiqueira, em meio a Mata Atlântica, preservada e cheia de belezas. A caminhada é nas margens de um ribeirão encantador, com diversas cachoeiras, um visual raro e belo, cercado de árvores centenárias, bromélias, orquídeas e samambaias. O passeio inclui uma pequena caverna, além de avistar grande diversidade de aves e borboletas.

A Trilha da Fazenda Fortuna passa por uma fazenda histórica de 1830, umas das maiores exportadoras de café do Brasil, margeando o Ribeirão do Gamelão por 4km e finaliza na cachoeira do Cantinho do Céu. Já a Trilha do Cipó tem um percurso em meio a mata nativa, com balanço nas árvores, fontes naturais de água potável e ducha para se banhar ao ar livre.

Uma propriedade rural é o ponto de partida da Trilha do Escorredouro, que passa por diversas cachoeiras, vistas incríveis e um contato bem próximo com a muitas espécies da flora local. Existem, também, trilhas com várias cascatas provenientes de nascentes com águas límpidas entre matas preservadas.  

Tem até hotel fazenda com 12 cachoeiras, todas com belezas peculiares; destaque para a das samambaias e a do lajeado. Em outro, existe a cachoeira dos Sonhos, considerada a melhor “prainha” da região. E, ainda, a cachoeira do Saltinho. 

Outro local que vale a visita é a cachoeira Camanducaia do Meio, um complexo turístico com natureza de encher os olhos e no fim do dia pode-se contemplar um belo entardecer.

Localizados no topo de montanhas, os mirantes permitem a apreciação panorâmica da cidade ou paisagens. O Mirante do Cristo é um deles. Mas, o pôr do sol mais concorrido de Socorro fica na Pedra Bela Vista. As cores do céu junto com a imensidão do vale e das montanhas da Serra da Mantiqueira criam um espetáculo ímpar da natureza. Já quem curte parapente terá uma vista privilegiada: o voo duplo acontece no Pico da Cascavel, um dos pontos mais altos da cidade, o que permite admirar de um ângulo diferente o horizinte. 

Alguns locais só podem ser visitados com o acompanhamento de um guia ou ficam dentro de propriedades, portanto, é necessário entrar em contato com as empresas, com antecedência, para agendamento e/ou obter informações sobre acesso. Por conta das constantes mudanças de fase, é aconselhável checar dias e horários de funcionamento.

Onde fazer e agendar a sua aventura: www.socorro.tur.br

  • Gruta do Anjo – Tel.: (19) 9 7163-1597
  • Hotel Fazenda Colina dos Sonhos: Cachoeiras das samanbaias e do lajeado – Tel.: (19) 9 9652-1740
  • Hotel Fazenda Parque dos Sonhos – Cachoeira dos Sonhos – Tel.: (19) 3895-3161
  • Hotel Recanto da Cachoeira – Cachoeira do Saltinho – Tel.: (19) 3895-2626
  • Kango Jango – Trilha Fazenda Fortuna e Caverna Quebra Corpo – Tel.: (19) 99685-1365
  • Mirante do Cristo – Tel.: (19) 9 9928-1598
  • Mundaka: Trilha das Cachoeiras e Trilha da Mantiqueira – Tel.: (19) 9 9933-5961
  • Parque Aui Mauê: Trilha Fazenda Fortuna – Tel.: (19) 9 9937- 4309
  • Parque de Aventura Monjolinho: Trilha do Cipó e Trilha da Mantiqueira – Tel.: (19) 9 9898-8118
  • Parque Vale das Pedras: Trilhas e cascatas – Tel.: (19) 9 7172-4260
  • Pedra Bela Vista – Trekking das grutas e mirante – Tel.: (19) 9 9175-7600
  • PróximAventura: Caving Quebra Corpo e Trilha do Escorredouro – Tel.: (19) 9 9906-7544
  • Rios de Aventura: Pedra Bela Vista – Tel.: (19) 9 9935-7179
  • Ronaventura – Voo de parapente – Tel.: (11) 9 4717-1271
  • Saint Sunset – Camanducaia do Meio – Tel.: (11) 9 9268-6569
  • Sinergia Positiva – Montanhismo – Tel.: (19) 9 9873-7379

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove município a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. 

ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 60 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Passeios e Viagens

Socorro oficializa o roteiro turístico “Caminhos da Roça” para valorizar cultura do campo

Portal Hortolândia

Publicado

em

No dia 10 de maio* comemora-se o Dia Mundial do Campo. Com 191 anos de história, a cultura da roça e da agropecuária, herança da fase áurea do café, ainda permanece viva na Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. No turismo rural, uns dos grandes atrativos da cidade para quem quer vivenciar a natureza e o ar livre, existe o roteiro “Caminhos da Roça”.

São dois dias intensos, com experiências únicas em fazendas e propriedades rurais, que remeterão a boas lembranças ou promoverão dias de lazer e conhecimento. Degustações de produtos e bebidas – inclusive orgânicos -, comidas típicas, apreciação do pôr do sol, visita a cafezais e pesca representam a vida na roça e fazem parte do itinerário. É necessário agendar com antecedência.

“Caminhos da Roça” foi rebatizado e repaginado para concorrer ao “Projeto Experiências do Brasil Rural”, promovido pelos ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto a Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, ao diversificar a oferta turística brasileira, apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural.

Os projetos selecionados contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências.“Considero importante a oficialização do roteiro, pois histórias e culturas serão transmitidas aos visitantes, possibilitando-lhes experiências que geralmente não têm no dia a dia. Permitiremos que os turistas aprendam algo novo, vivam algo inusitado, seja visitando uma fazenda de café ou conhecendo a horta orgânica de onde vem o alimento”, ressalta Ana Paula Monteiro, secretária de Turismo de Socorro.

A sugestão é começar o primeiro dia de passeio em Socorro com um delicioso café da manhã no Rancho Pompéia. “Aquela” mesa farta na varanda, cheia de guloseimas feitas com amor e capricho, com certeza remeterão a muitas lembranças da infância. A propriedade rural e familiar produz doces, geleias, pães, biscoitos e queijo. Todos inclusos no café caipira, que ao todo oferece mais de 20 itens. Dedicado ao resgate das tradições, o objetivo é fazer lembrar aquele sabor da casa da vó, com o bolinho de chuva, bolo de maçã com canela e cuca de maçã e de banana, por exemplo. Tudo isso com muita prosa, claro, em uma aconchegante casa estilo colonial de fazenda. O café caipira pode ser saboreado todos os dias das 8h às 11h e das 15h às 18h e custa R$ 25 por pessoa; crianças de 6 a 11 anos pagam R$ 15 e até 5 anos é gratuito.

No Hotel Fazenda Campo dos Sonhos um animado passeio inclui visitação aos animais na fazendinha, ordenha da vaca, visita à casa caipira – um verdadeiro museu rural -, degustação de delícias da roça, almoço e uma aula sobre sustentabilidade e acessibilidade, que fazem parte da política interna e estão presentes em todas as ações da propriedade. Custa R$55 por pessoa (entrada, almoço sem bebida e visitação pela fazenda). O tour pode ser feito todos os dias.

Para finalizar o dia, contemplar o pôr do sol, a imensidão do vale e das montanhas da Serra da Mantiqueira na Pedra Bela Vista. Uma das vivências mais concorridas de lá, e da cidade, é o Pan de Palo. A receita peruana foi ambientada em um dos pontos mais altos de Socorro, em meio à natureza. A massa do pão é colocada em uma haste de madeira para possibilitar que a pessoa asse na brasa da fogueira. Depois disso, se escolhe entre cerca de nove sabores – que podem variar – para rechear o pão. O resultado é delicioso, e o bate papo com risadas e histórias em torno da fogueira valorizam o cenário. Aberto todos os dias, das 10h às 19h, custa R$ 20 por pessoa a entrada do parque.

Que tal começar o segundo dia com um delicioso cheirinho de café na Fazenda 7 Senhoras? Nela, se conhece a plantação, terreiro e o processo de beneficiamento do café, conduzido por um guia que apresenta a história da fazenda e do trabalho no pós-colheita, que compreende a etapa da via úmida, terreiro, secadores, bem como a unidade de beneficiamento e seleção de grãos. Nada melhor que terminar na cafeteria, onde um barista demonstra alguns métodos de preparo de café, descreve as principais características e oferece para degustação. A visitação leva 1h30 e custa R$ 40 por pessoa. São cinco horários às quintas, sextas e sábados, que vão das 9h20 às 16h.

Pescaria é “a cara” do campo e não poderia faltar. No pesqueiro Nenê Oliani – primeiro no estado de São Paulo e há mais de 30 anos no mercado – é a opção para horas de lazer e para o almoço. Apreciadores de pesca por quilo ou esportiva não verão a hora passar. Pratos e salgados que têm o peixe como destaque podem ser saboreados no restaurante do local. A entrada é gratuita e o almoço à parte. Funciona das 8h às 18h (somente na quarta fechado).
O roteiro turístico pode se encerrar no Alambique Pioneira, que oferece tour gratuito. Em cerca de 40 minutos, o visitante acompanha a história do local e todos os processos de produção – desde o plantio de cana até o produto final – e curiosidades da fabricação de cachaça e licores. Fabricam também rapadura, açúcar mascavo e melado. A degustação com certeza aguçará os paladares para a compra dos produtos da loja, com decoração peculiar. O alambique funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h, e domingo, das 9h às 12h, com pausa para o almoço das 11h às 12h.
Informações sobre todos os estabelecimentos participantes e agendamento pelos sites https://socorro.tur.br/roteiro-rural-caminhos-da-roca/ ou www.proximaventura.com.br/pacote/roteiro-rural-caminhos-da-roca/. O roteiro é uma sugestão, assim, é possível escolher entre os passeios indicados.

“O turismo de experiência rural é uma ótima opção também de turismo de isolamento, em tempos de pandemia. Longe de grandes centros e perto de muita natureza e na maioria à ceu aberto, promove distração sem aglomeração”, diz Ana Luiza Russo, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro.

Os associados da ASTUR são sempre orientados e atualizados sobre a importância de seguirem os protocolos de prevenção da Covid-19. Cada estabelecimento adotou medidas apropriadas para o tipo de negócio, mas em todos, por exemplo, o uso de máscara pela equipe e pelo turista é obrigatório e o álcool em gel fica à disposição.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público.

ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 60 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Passeios e Viagens

Cidade de Socorro tem alimentos artesanais, artesanato e muita memória afetiva

Portal Hortolândia

Publicado

em

Impossível falar da Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – sem imediatamente associá-la ao artesanal. É uma cidade interiorana, acolhedora, onde costumes simples e comida caseira prevalecem. Um destino que faz o turista reviver lembranças, que afagam o coração: das compotas de doces e do artesanato, que lembram casa de vó, até o cheirinho de café coado na hora, que marcou a infância.

Os alimentos artesanais estão muito ligados ao comfort food, que é a“comida de conforto”. Ou seja, que ativa emoções como aconchego e alegria e desperta momentos especiais. São aqueles produzidos do zero, sem pré-misturas ou produtos químicos, em pequenas escalas, com ingredientes naturais e, há quem diga, com muito afeto.

A palavra “artesanal” resgata o sentido de fazer à mão, com tempo e cuidado. Por isso são mais valorizados, com qualidade superior em relação aos industrializados e com maior valor nutritivo agregado. Têm mais identidade.Tudo isso sempre com uma boa história por trás. “A vantagem é que são produtos sem nenhum tipo de conservantes, sempre feitos recentemente e mais saudáveis. E ainda movimentam a economia familiar local”, ressalta Alexandre Coletti, proprietário do Empório Quinhão.

Não dá para falar de artesanal, sem falar em artesanato. Aliás, dia 19 de março comemora-se o Dia do Artesão. O lugar que melhor representa Socorro pela variedade é o Espaço do Artesanato, que acaba de completar 9 anos de existência. Nele se concentram os trabalhos de mais de 30 artesãos. “Esses anos representam uma diferença econômica, social e psicológica muito grande. Para muitas artesãs, [o Espaço] é a segunda casa”, conta Luka Fagundes, coordenadora do Espaço do Artesanato. “Elas vão aprendendo a trabalhar com gestão pública, sabendo como pedir, esperar, como se posicionar dentro da comunidade e sociedade e vão criando esta cidadania”, completa.

Além do patchwork, o nhaduti (significa “teia de aranha” em tupi guarani) também é forte da cidade. Como uma renda, a arte resulta em lindos e delicados artigos. À venda estão peças de decoração e acessórios produzidos com muito capricho. São artigos em madeira, cerâmica, tecido, feltro, entalhe, antiguidade, bordado, chinelo e boneca, por exemplo. Mas, sempre tem novidades em peças, matéria-prima e técnicas. No momento, o foco são os materiais descartados que são reaproveitados e transformados em artesanato, como tecido, vidro e óleo.

Já o Ateliê LukaBrasil é especializado na personalização em cerâmica, porcelana e vidro. Oferece azulejos e placas cerâmicas personalizadas, números para residências sob encomenda, painéis pintados em azulejos com logotipos e com imagens religiosas, entre outras. No Ateliê Terra e Arte é possível encontrar lindos utensílios em cerâmica e obras de arte.

Gastronomia 

Na cidade, vários estabelecimentos colaboram para reavivar a memória afetiva a partir de alimentos e bebidas artesanais.

Quem gosta de charcutaria e linguiças artesanais vai se deliciar no Villa Empório. Os defumados, embutidos e demais itens podem ser consumidos no local, em uma linda e apetitosa tábua de frios ou comprados para serem saboreados em casa. Os produtos – incluindo farofas, sais temperados, pimentas e conservas, cafés tipo exportação, doces desidratados e geléias – com selo de produção artesanal, são produzidos com muita paciência e técnica. Os deliciosos defumados – lombo, copa, barriga suína, presunto, frango, bife de ancho, pastrami, joelho, costela e carne de lata – variam entre R$38 a R$90 o kg. A linguiça de carne selecionada (duroc), frango ou bovina com diversos recheios, custa de R$ 35 a R$ 45 o kg.

Os vidros típicos de geleias são puro carinho no pote. Já dá uma sensação boa só de olhar. Algo que remete ao aconchego. Assim são os produtos artesanais da Sabores do Currupira, feitos com ingredientes naturais plantados e cultivados no próprio sítio. São mais de 45 opções de doces, entre eles as geléias de café, que com queijo faz uma combinação inusitada e deliciosa, e a de berinjela, que agrada até quem não gosta do legume. O pote de 300g de ambas custa R$ 13,50. O café também é plantado, torrado e moído de forma artesanal. 100% arábica – o que significa ser um café de altitude, cultivado em terrenos específicos, clima ameno e rico em sabor, acidez e aroma – e com moagem fina, o pacote de 500g é vendido por R$ 15. Esses itens – com registro no Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária e no serviço de inspeção municipal – são vendidos no sítio, onde também são consumidos em um farto café caipira, com mais de 20 itens caseiros.

Rancho Pompéia, focado no resgate das tradições, também serve o café caipira com produtos da propriedade rural e familiar – com registro no Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária e no serviço de inspeção municipal – como doces, geléias, pães, biscoitos e queijo. A boa notícia é que muitos deles podem ser levados para casa, como os queijos – frescal, temperado, apimentado, provolone, nozinho de mussarela, palitinho, palitinho temperado e meia cura, com preços que variam de R$ 15 a R$ 30 a peça. O café, 100% arábica, varia entre bourbon, catuaí amarelo, catuaí vermelho ou tupi e custa R$ 15 meio quilo. Existe a opção de lindas cestas de café da manhã repletas dessas delícias.

Em relação às bebidas, chama a atenção a Cachaça da Cana, feita no Alambique Pioneira, primeiro na cidade a usar a cana in natura dentro da garrafa. A cana é plantada no sítio onde está localizado o alambique. Lá também acontece o corte manual dela, a seleção, depois é lixada e em seguida cortada em palitos e colocada para curtir nos tonéis da cachaça, de produção própria. O produto final ganha pedaços de cana, daí a origem do nome. Para quem for comprar direto com o produtor, a garrafa de 1 litro – devidamente regularizada – custa R$ 25.

Já na cervejaria QuintadoMalte – mais antiga cervejaria artesanal de Socorro – produz uma linha de cervejas e chopes artesanais com uma das melhores águas do país. Além disso, utiliza processos que garantem uma bebida de sabor único e exclusivo, “feita com arte e paixão”, como gostam de enfatizar. No próprio bar, venda de chope, cerveja em garrafa e em growler.

No quesito hambúrguer artesanal, a cidade está bem servida. Na Hamburqueen, os burgers são feitos no local e com carne fresca, sem adição de conservante, nos sabores: angus, costela, costelinha, cupim, filé mignon, picanha e salmão. Para os veganos, também há três sugestões artesanais, como o Nirvana: burger de castanhas com tomate e beterraba, queijo prato vegano, cheddar vegano, salada de broto de alfafa, tomate e alho poró, no pão integral com gergelim (R$ 32,90). A Temple Burguer faz o de frango e bovino. Este último em duas opções: com blend da casa e o de costela. O “queridinho” dos clientes é o Gaúcho – com hambúrguer de costela de 200g, queijo prato, bacon fatiado crocante e molho barbecue, no pão brioche. O Rock Rider Bar também tem receita especial, e secreta, do hambúrguer artesanal de carne (como o Speed – blend 180 g, cheddar cremoso e cebola caramelizada, no pão australiano – R$ 24), frango e vegetariano. Também fazem bolinhos artesanais de carne seca, costela e linguiça. O preço da porção varia entre R$ 24 e R$ 28.

O carro chefe do D´Napoli Ristorante não poderia deixar de ser artesanal: as massas. Todas – fettuccine, fettuccine verde, massa das lasanhas, nhoque, ravioli e espaguetti – são feitas no próprio restaurante. Difícil não lembrar dos almoços das famílias italianas, com pratos fartos, servidos em meio a muito falatório e carinho. A dica é o Ravioli de mussarela de búfala e tomate seco, ao pesto de rúcula (R$ 39,90). Para os veganos, Gnocchi di Zucca, como molho sugo ou funghi (R$ 33,90).

No Trilha Café a arte fica por conta da charcutaria no pernil, costela, lombo e barriga suína; além de peito, costela e contra filé bovino e peito de frango. O processo de desossa, preparo da carne, cura, maturação e defumação é realizado na fazenda, de forma artesanal e demorada, como tem que ser. O toque especial é o uso da lenha de café que empresta sabor peculiar. Para experimentar, basta pedir o Brisket – com peito bovino, queijo e picles de pepino no pão brioche ou baguete (R$ 30).

O artesanal está inserido no dia-a-dia, mesmo que em pequenas, mas especiais “doses”. No café da manhã no Parque Vale das Pedras, por exemplo, quem ganha elogios é o queijo frescal, produzido artesanalmente no restaurante, com o leite de vaca direto da fazenda. O queijo é utilizado nos lanches para o café da manhã. Nas mesas do restaurante do Grínberg´s Village Hotel quem faz sucesso é o pudim de leite condensado, “aquele” que faz lembrar da infância. Os hóspedes dos Hoteis fazenda Campo dos Sonhos, Parque dos Sonhos e Colina dos Sonhos podem provar doces de banana, de mamão e até de casca de melancia, servidos no almoço, café da tarde e jantar. Além de pães, bolos, café, leite, licores, iogurtes e queijos produzidos na fazenda. A cachaça, o mel e o café estão à venda para os que quiserem levar pra casa esse gostinho deiferenciado.

As coxinhas com massa de mandioca da Nectaria Good Foods são populares. Desde o preparo da massa e dos recheios, quanto o molde de cada uma são feitos na mão, uma a uma. E, haja criatividade, já que são 14 formatos diferentes que correspondem às opções de recheios disponíveis. Também tem a coxinha de massa de abóbora, com três recheios à escolha. R$ 8 cada coxinha, independente do recheio.        

Pontos de venda

Empório Quinhão é daqueles lugares que precisa ir sem pressa, para conseguir olhar tudo. Nas prateleiras, mais de 20 produtos artesanais, da cidade e região. O destaque fica para os queijoe e doces, mais especificamente o de abóbora cristalizada (R$ 15,99 pacote com 500 g). Muito tradicional em Socorro, é de uma família que a mãe fazia e o filho manteve a tradição.

Empório do Cristo também requer tempo para escolher as delícias artesanais – que incluem geleias, doces, cafés, cachaças, rapadura e melado de cana – e os artesanatos – que vão desde peças de decoração, lembrancinhas às utilidades domésticas – para levar para casa ou presentear.

Os associados da ASTUR são sempre orientados e atualizados sobre a importância de seguirem os protocolos de prevenção da Covid-19. Cada estabelecimento adotou medidas apropriadas para o tipo de negócio, mas em todos, por exemplo, o uso de máscara pela equipe e pelo turista é obrigatório e o álcool em gel fica à disposição. Com as mudanças de fases e, portanto, de restrições, antes de sair, vale checar o horário de funcionamento dos estabelecimentos.

Serviço:

A Queijaria – Rodovia Pompeu Conti, 3251 – Tel.: (19) 9 9733-4145

Alambique Pioneira – Estrada Municipal dos Pereiras – Tel.: (19) 3855-2647

Ateliê Terra e Arte – Rua dos Pinheiros, 150 – Bairro dos Rubins – Tel.: (19) 9 9191-4887

Ateliê LukaBrasil – Rua José Gonçalves de Andrade, 90 – Tel.: (11) 9 9880-7419

D´Napoli Ristoranti – Rua Capitão Joaquim de Souza Pinto, 117 – Centro – Tel.: (19) 9 9191-3785

Empório do Cristo – Estrada Municipal Cristo Redentor, s/n – Tel.: (19) 9 9928-1598

Empório Quinhão – Rodovia deputado Antônio Silvio Cunha Bueno, 3230 – Tel.: (19) 9 9804-9878

Espaço do Artesanato – Rodovia Pompeu Conti, 3210 ,Salto – Tel.: (19) 3895-4097

Fazenda 7 Senhoras – Estrada do Serrote, 13960 – Tel.: (19) 9 9713-7577

Grínberg´s Village Hotel – Estrada Municipal da Pompéia, 210, Pompéia – Tel.: (19) 3895-9500

Hamburqueen – Rodovia Capitão Bardoino, 3230 – Tel.: (19) 9 71079267

Hotel fazenda Campo dos Sonhos – Estrada dos Sonhos, Km 06 s/n, Estrada Lavras de Baixo – Tel.: (19) 3895-3161

Hotel fazenda Colina dos Sonhos – Estrada do Serrote, km 12 – Tel.: (19) 9 9652-1740

Hotel fazenda Parque dos Sonhos – Estrada da Varginha, km 7, s/n Zona Rural – Tel.: (19) 3895-3161

Nectaria Good Foods – Rodovia Deputado Antônio Silvio Cunha Bueno, 3230 (Shopping Moda de Fábrica) – Tel.: (19) 9 9730-8628

Parque Vale das Pedras – Caminho Turístico do Rio do Peixe, Km 03 – Tel.: (19) 19 9 9764-4250

Quinta do Malte – Rodovia Capitão Bardoino, 4320,  Nogueiras – Tel.: (19) 3895-1731

Rancho Pompéia – Estrada da Pompéia km 3,5 – Tel.: (19) 9 9711-9595

Rock Rider Bar – Rua Capitão Joaquim de Souza Pinto, 153, Centro – Tel.: (19) 9 9161.2427

Sabores do Currupira – Sítio Santa Cruz, Currupira – Tel.: (19 ) 9 96873694

Temple Burguer – Av. XV de Agosto, 887, Centro – Tel.: (19) 9 9854-7301

Trilha Café – Rodovia Capitão Bardoino, 2250 – Tel.: (19) 9 9997-8173

Villa Empório – Corredor Turístico do Rio do Peixe, km 01, Almas – Tel.: (19) 9 94389006



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit Flash Limp MOP5010 Cinza
  • Capacidade em uso do balde: 4 Litros / capacidade máxima do balde: 8 Litros
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade1 hora atras

Mostra Na Lona tem quatro espetáculos e uma oficina neste feriado

Que tal curtir o feriado desta quarta-feira (21/04) com arte e cultura? A dica é conferir a programação da 6ª...

Nossa Cidade1 hora atras

Prefeitura testa iluminação de novo sistema instalado no Pq. Socioambiental Chico Mendes

O novo sistema modernizado de iluminação, implantado, pela Prefeitura de Hortolândia, no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado na região Central...

Nossa Cidade2 horas atras

“1ª Corrida e Caminhada on-line da Melhor Idade” mobiliza idosos de Hortolândia durante a pandemia

Pelo menos 30 idosos – 24 mulheres e seis homens — inscreveram-se na “1ª Corrida e Caminhada on-line da Melhor...

Nossa Cidade3 horas atras

Abertas inscrições para cursos profissionais online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”

Estão abertas as inscrições para dois cursos online e gratuitos do programa “Hortolândia Empreendedora”: “Sistema Partida de motores” e “Fabrique...

Nossa Cidade7 horas atras

Mostra Na Lona tem programação variada nesta terça-feira (20/04)

A 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona está movimentada nesta terça-feira (20/04), com quatro espetáculos e duas oficinas. Todas...

Policial7 horas atras

Mães de sentenciados enviam drogas para sentenciados da PII de Hortolândia

K4 estava escondida em pares de chuteiras  A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que na manhã de ontem, 19,...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares