TV, Cinema e Teatro

O QUARTO DE JACK

Não sabia nada sobre ‘O Quarto de Jack’. Não havia assistido trailers e nem lido comentários antes de assistí-lo. Portanto, em determinado momento, há uma quebra tão grande naquele pequeno universo onde Jack e sua mãe estão inseridos, que me deixou boquiaberto (eu, sinceramente, não imaginava qual era a função daquele quarto).

Lenny Abrahmason, diretor que havia despontado com ‘Frank’ e que agora parece colocar seu nome de vez entre os melhores do cinemão independente dos Estados Unidos, intensifica a máxima de que o amor familiar pode ultrapassar qualquer tipo de barreira. E essa tal barreira faz o coração e a alma de cada espectador congelar, conforme os minutos vão se passando.

Anuncio


Brie Larson, grande favorita ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2016, tem uma atuação soberba, mesclando momentos dóceis e outros crueis. Mas o filme é todo de Jacob Tremblay (cadê a indicação para o garoto, hein, membros da Academia?), dando a seu personagem o poder de sonhar, o poder de ter a força imaginativa de uma criança e o de nunca perder a esperança.

A fotografia, trás para o espectador uma sensação de claustrofobia quase inconsciente, com seus tons azulados e acinzentados e, assim como Jack, o espectador, por vezes, verá aquele mundo por frestas, quase como se também estivéssemos nos escondendo de algo maior.

Não darei uma sinopse aqui, pois o legal em ‘O Quarto de Jack’ é você ir descobrindo cada detalhe aos poucos, sem a interferência de um mero texto. O projeto é baseado na obra de Emma Donoghue e, com certeza, este será o próximo livro que começarei a ler. Se ‘Mad Max – Estrada da Fúria’ trouxe de volta o verdadeiro cinema de ação, ‘Spotlight’ e este ‘O Quarto de Jack’ trouxeram de volta o verdadeiro cinema dramático.

Por Éder de Oliveira
www.cinemaepipoca.info

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo