Connect with us

Economia

5 mentiras que atrapalham a sua vida financeira

Publicado

em

dinheiro

Algumas mentiras populares podem acabar atrapalhando a forma que nos relacionamos com o dinheiro, prejudicando a organização financeira de muita gente. Aproveitando o dia 1º de abril, data conhecida em muitos países como o dia da mentira, a Provu, fintech especializada em crédito pessoal, reuniu algumas frases equivocadas que são ditas sobre finanças pessoais para rebater com dicas e garantir uma melhora na saúde financeira.

1 “Lidar com o dinheiro é difícil”

Anuncio

A primeira mentira a ser rebatida é a que diz que lidar com dinheiro é difícil, afinal, não precisa ser assim. A organização financeira deve ser um hábito a ser adotado. Uma dica é priorizar um tempo na sua rotina para organizar suas finanças. Atualmente, há muitos aplicativos que ajudam com essa organização. Outra opção é anotar em uma planilha ou caderno os gastos e planejar o dinheiro que recebe mensalmente e dividir em gastos fixos e gastos variáveis, para ter uma noção do quanto pode gastar e poupar a cada mês.

2 “Tudo bem gastar mais, eu mereço!”

Advertisement

Geralmente falamos essa frase quando estamos nos sentindo cansados ou insatisfeitos com alguma situação. Mas será que gastar excessivamente vai ajudar a resolver os problemas? Comprar como forma de prazer imediato, ou recompensa, mesmo que em valores baixos, pode trazer surpresas no final do mês, afetando a organização financeira.

Ao invés de fazer uma compra, experimente buscar atividades prazerosas que não necessitem gastar dinheiro, como ouvir sua música favorita, praticar exercícios ou relaxar em casa. Assim, você consegue economizar para algum objetivo pessoal que realmente irá te satisfazer.

3 “Pedir empréstimo é sempre ruim”

Não temos total controle de nossas vidas, e imprevistos acontecem e podem nos pegar desprevenidos. Fazer um empréstimo pode ser uma boa solução nesses casos. Quando bem utilizado, o crédito é uma ferramenta que pode salvar pessoas em situações particulares.

Advertisement

O bom uso do crédito também pode ser utilizado para trocas de dívida, onde é feito um empréstimo com juros mais baixos para quitar outros débitos com juros mais altos, como a do rotativo do cartão de crédito.

4 “Poupar é coisa de quem ganha muito dinheiro”

É importante ter em mente que economizar é uma questão de organização. Uma dica é colocar um valor para guardar na sua lista de despesas mensais, como se fosse mais uma conta a pagar.

Poupar dinheiro nada mais é do que um hábito que precisa ser praticado mensalmente, mesmo que em pequenas quantidades, pois a longo prazo pode se tornar um grande realizador de sonhos.

Advertisement

5 “Mês que vem eu começo a poupar”

Para finalizar, essa é uma das maiores mentiras que contamos a nós mesmos, sempre postergando para outro dia. Apesar de não haver dia certo para isso, o importante é poupar sempre que puder, seja na compra de um produto que você não precisa, ou em uma viagem de carro usando aplicativo de carona, que pode ser economizado por uma ida de transporte público. Tudo vai depender da importância que damos para as coisas. Por isso, é ideal tirar um tempo para pensar qual é o nosso objetivo, o que queremos conquistar, e buscar identificar quais compras são feitas por impulso, para assim conseguir economizar e realizar nossos sonhos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos1 minuto ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade57 minutos ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos1 hora ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região2 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil2 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial2 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade2 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

Advertisement
cinema

Populares