Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura abre licitação para reforma do Hospital Municipal

Publicado

em

imagem 55

 

A Prefeitura de Hortolândia publicou, nesta quinta-feira (08/08), a licitação para contratação de empresa especializada para realizar as obras de reforma do Hospital Municipal Mário Covas. Dentro de um mês, o município deve conhecer a empresa vencedora do processo e iniciar os trâmites para a contratação da empreiteira e início das obras. A previsão é que a reforma e ampliação comece em outubro e seja concluída em 18 meses. Serão investidos R$ 12,5 milhões na reestruturação de todo prédio, desde a fachada até as instalações internas, ação que garantirá a ampliação de 62 para 100 leitos, incluindo 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre as principais mudanças está a instalação de um tomógrafo, o que contribuirá de modo decisivo para o atendimento dos pacientes da urgência.

Anuncio

Esta será a primeira grande reforma no Hospital Municipal, construído há 15 anos para atender uma população estimada em 160 mil habitantes, na época. Com as melhorias previstas, o hospital terá uma mudança de perfil e passa a ser considerado de média complexidade, com aumento da resolutividade assistencial. Isso garantirá atendimento de mais qualidade, em menor tempo e reduz a necessidade de transferência dos pacientes para outros hospitais da região. 

De acordo com o prefeito Ângelo Perugini a reforma do hospital será a obra mais importante desta Administração. “Nossa meta é melhorar o atendimento e oferecer serviços de qualidade para a população, que tanto precisa do hospital. Com a abertura da licitação para contratar a empresa que realizará a obra, estamos dando mais um passo para transformar esse sonho em realidade. Nosso esforço é para atender os moradores com mais eficiência em todos os setores da saúde”, afirma o prefeito.  

Advertisement

Conforme o projeto arquitetônico da obra, cujo conteúdo foi apresentado à população em audiência pública realizada em maio, a reforma possibilitará a recuperação e otimização do espaço interno, com organização mais adequada dos fluxos  e atendimento com mais qualidade. Na área externa, a fachada do prédio será recuperada e o acesso de pacientes será alterado para que a entrada fique na altura da rua, sem escadas, como na entrada que existe hoje.

Na área interna, todo prédio será reformado, com a substituição e recuperação das estruturas, substituição das redes elétricas, hidráulicas e sistema de ar condicionado. Para abrir espaço para implantação dos novos serviços, como a UTI e a tomografia, os setores administrativos e de apoio serão transferidos para outro endereço. 

O atendimento obstétrico terá atenção especial no novo projeto, assegurando entrada exclusiva para as gestantes, em separado do acesso às emergências clínicas. Será criado um Centro de Parto Normal (CPN), com três novos leitos individuais, um deles, com banheira para estímulo ao parto natural. Também haverá três leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) neonatal, para atender bebês que necessitem de cuidado especializado.

Os 10 leitos de UTI garantirão atendimento qualificado para pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), bem como doenças respiratórias e outras situações de saúde graves. Os investimentos possibilitarão, ainda, a ampliação de quatro para cinco salas cirúrgicas, o que ampliará a capacidade para a realização de cirurgias. Atualmente, o hospital realiza cerca de 120 cirurgias eletivas por mês, além de 130 partos, muitos deles realizados em centro cirúrgico. 

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Saúde, mesmo com as grandes limitações físicas, o hospital realiza 57% das internações dos munícipes de Hortolândia, ou seja, são 490 internações por mês, além de 14 mil consultas de pronto atendimento. 

Hospital funcionará durante obras de reforma

Mesmo durante a obra de reforma e ampliação do Hospital, o atendimento à população será mantido com apoio das UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento), que serão fortalecidas para absorver parte da demanda de pacientes que utilizam o hospital. A secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, estima que as três UPAs (Jd. Amanda, Rosolen e Nova Hortolândia) terão aumento de 20% no número de atendimentos que serão redirecionados do hospital durante o período da reforma.

“Com as adequações nas UPAs, as três unidades terão capacidade para garantir atendimento aos moradores. É importante que a população entenda que é necessário fazer o redirecionamento dos atendimentos para as UPAs por questões de segurança e higiene, uma vez que o hospital estará em reforma”, ressaltou a secretária. “O Hospital continuará funcionando no período das obras, mas com foco nas urgências clínicas e como referência para traumas ortopédicos e atendimento obstétrico. Vamos fazer esta obra de forma profissional e técnica, com muito planejamento”, garantiu a secretária de Saúde.

Advertisement

PIC

A reforma e ampliação do Hospital Municipal, assim como a reestruturação do sistema de saúde na cidade, fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos35 minutos ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade2 horas ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos2 horas ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região2 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil2 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial2 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade3 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

Advertisement
cinema

Populares