Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura apoia campanha pró Lixo Zero em Hortolândia

Publicado

em

imagem 73

 

A fim de marcar o Mês do Lixo Zero e o Dia Mundial de Limpeza, que acontece neste sábado (15/09), a Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta quinta-feira (13/09), palestras sobre a política municipal de descarte correto de resíduos sólidos na E.E. Prof.a. Conceição Ap. Terza Gomes Cardinales, no Jd. Amanda II. A escola, parceira da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, abriga uma caixa de madeira para coleta de resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias, fornecida pela Administração Municipal. A ação acontece um mês depois da Oficina Regional Lixo Zero, promovida pela Administração, que trouxe a Hortolândia a professora Emilia Wanda Rutkowski, do Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Anuncio

Para enfocar o tema, a E.E. Conceição Cardinales realiza a Semana de Mobilização Lixo Zero, envolvendo toda a comunidade escolar, professores, funcionários, equipe gestora e cerca de 900 dos mais de 1000 alunos regularmente matriculados. Proposta pela Profa. Elisa Gomes Nogueira, orientadora do projeto, a ação surgiu em torno da discussão do conceito dos 3Rs (Reciclar, Reduzir e Reutilizar) e foi ampliada com o apoio da Prefeitura que, além de disponibilizar a caixa coletora, promoveu campanha cultural de produção de desenhos sobre o tema, posteriormente transformados em banner e cartazes. O banner, com 18 desenhos selecionados, será exposto na próxima quarta-feira (19/09) em etapa do prêmio AcerlorMittal de Meio Ambiente e os cartazes serão distribuídos no comércio local. A campanha tem o apoio da diretora Luciana Cristina O. Dutra e das gestoras Márcia Regina Marçal (vice-diretora), Ionice Camargo M. da Rocha (vice-diretora da Escola da Família) e Simone Ferreira da Silva (coordenadora).

Durante a campanha, além de desenhos, os estudantes produziram textos, fotos e vídeos sobre o tema do projeto “Descarte correto de resíduos eletrônicos – reduzir, reciclar e reutilizar; sua atitude hoje fará a diferença amanhã. Descarte resíduos em local adequado”. O material serve de discussão em sala de aula.

Advertisement

As palestras da Prefeitura foram realizadas pelo coordenador da Equipe de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, com a participação do Administrador Regional do Jardim Amanda, Lairton Santos; do educador Carlos Campos, da Equipe de Educação Ambiental; do auxiliar técnico de controle do Consórcio Horto Ambiental, Gabriel Alvarenga Ribeiro; e do gestor da equipe de Coleta Seletiva, André Dutra. À tarde, a campanha contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, José Nazareno Zezé Gomes.

Para o diretor de licenciamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Gustavo B. Cherubina,  o objetivo é promover educação ambiental e mobilizar a comunidade local quanto à questão dos resíduos sólidos no município. “Todos estão motivados para seguir em parceria rumo a Hortolândia Lixo Zero – ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – ONU (Organização das Nações Unidas) – Agenda 2030. Em breve, retornaremos à escola com nova programação de palestras conduzidas por outros parceiros, como Cooperativa Águia de Ouro e o projeto HortoREEE”, informa. Segundo ele, no Dia Mundial da Limpeza, a ação será divulgada no aplicativo da ONU “desenvolvido para integrar as cidades participantes em todo o mundo, com fotos das ações acontecendo em tempo real, criando uma força-tarefa pela preservação do meio ambiente”, complementa.

Conheça quais são os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável):

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) constituem uma agenda proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas), que deve ser implementada por todos os países do mundo até 2030. Esta agenda foi apresentada e debatida em setembro de 2015, por mais de 150 líderes mundiais.

Advertisement

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Advertisement

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. 

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Advertisement

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Advertisement

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Advertisement

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis 

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

FONTE: ONU/BR

 

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

ripa de madeira ripa de madeira
Policial10 minutos ago

Homem é preso após bater com ripa de madeira em criança, que vai a óbito, em Monte Mor

Na tarde do último sábado (27), uma criança que havia chegado ao hospital de Monte Mor, supostamente vítima de agressão,...

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos1 hora ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade2 horas ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos2 horas ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região3 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil3 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial3 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

Advertisement
cinema

Populares