Connect with us

Nossa Cidade

Região da Estação Jacuba será transformada em centro histórico

Publicado

em

Estacao Jacuba

Anúncio foi feito pelo prefeito Angelo Perugini durante abertura da exposição fotográfica em comemoração aos cem anos da Estação

A Vila São Francisco receberá investimentos da Prefeitura de Hortolândia em revitalização e será transformada no centro histórico da cidade. O anúncio foi feito, no sábado (1º de abril), pelo prefeito Angelo Perugini, durante o lançamento da exposição fotográfica “Cem anos de história nos trilhos da Estação Jacuba”, em comemoração ao centenário da Estação, que está localizada neste bairro, na região central. A mostra fotográfica pode ser visitada no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, de terça à sexta-feira, das 9h às 16h45. O Centro de Memória está instalado no prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, na rua Rosa Maestrello, nº 2.

Anuncio

Entre os investimentos da Prefeitura para a região, está a pavimentação da rua Rosa Maestrello, proporcionando ligação viária até a rua Oreste Denadai, no Jardim das Paineiras, atrás do Supermercado São Vicente, próximo ao Shopping Hortolândia. “Vamos fazer esta rua chegar até o Viaduto 17 de Abril, ampliando o viário de aceso ao futuro centro histórico. Também construiremos uma passarela para pedestres, interligando o pátio do Centro de Memórias ao parque Renato Dobelin”, destacou o prefeito. O calçamento de paralelepípedos no pátio do Centro de Memória também será ampliado.

Outro importante investimento previsto para que a região da Vila São Francisco seja transformada no centro histórico do município é a reforma do prédio do antigo Centro de Saúde da Vila Real. No local, funcionará o “Conservatório da Viola”, uma escola de música especializada neste instrumento. “Já estamos trabalhando no projeto executivo e, para o próximo ano, iniciaremos a reforma”, afirmou o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco Raimundo da Silva.

Advertisement

A instalação de paralelepípedos no pátio do Centro de Memória, primeira etapa já finalizada, faz parte do projeto de recuperação histórica do prédio onde funcionava a antiga estação ferroviária de Hortolândia, desativada desde a década de 1990. A recuperação teve início em 2011, no governo do prefeito Angelo Perugini, quando o município conquistou a posse definitiva do espaço. Desde então, a fachada e as instalações internas do prédio já foram reformadas e o local recebeu o acervo histórico do município, com fotos, objetos e documentos antigos, compondo o Centro de Memória.

Exposição fotográfica

Mais de 500 pessoas conferiram, neste final de semana, a exposição “Cem anos de história nos trilhos da Estação Jacuba”, que foi aberta durante o evento em comemoração pelo centenário da Estação Jacuba, neste sábado. A mostra permanecerá por tempo indeterminado no Centro de Memória, com visitação de terça à sexta-feira, das 9h às 16h45, e todo último final de semana de cada mês, das 9h às 16h.

“A festa pelo centenário da Estação e esta exposição vieram relembrar na nossa memória a origem da nossa cidade. O sentido deste evento não é a chegada aos 100 anos, mas, sim, nossa vontade de ir adiante, de avançar ainda mais. A lembrança é o resgate do nosso ânimo, pois quando olhamos as dificuldades que as antigas famílias enfrentaram ao chegar aqui, nos motivamos a seguir adiante e trabalhar por um futuro, com esperança”, observou Perugini.

Advertisement

Durante o evento de abertura da exposição, um casal de atores, vestidos com roupas da década de 1920, encenaram a chegada das famílias ao povoado de Jacuba. Num painel montado no pátio do Centro de Memória, os visitantes da exposição podiam fazer fotos com os personagens e levar para casa uma recordação do centenário.

“Esta exposição não só comemora o centenário, como eterniza este momento. Os cidadãos que aqui chegaram e construíram nossa cidade foram os protagonistas desta história, que hoje nós temos a missão de continuar”, destacou o secretário de Cultura. Silva mencionou, ainda, que este evento inaugura a galeria permanente de fotos dos ex-presidentes da Câmara Municipal de Hortolândia, acervo que passa a fazer parte do Centro de Memória.

A aposentada Vera Lúcia Almeida Silva, de 62 anos, moradora do Jardim Amanda, visitou a exposição e elogiou o trabalho de resgate histórico. “Trouxe meus parentes de Campinas para ver comigo as fotos expostas. Gosto muito de relembrar o passado, essa época gostosa em que os trens ainda circulavam. Está tudo muito bonito e recomendo para quem ainda não viu, vir conferir as fotos”, disse.

O acervo da exposição é composto por fotos antigas cedidas por moradores, arquivos de museus da região, além de imagens do próprio Centro de Memória. Entre as fotos exibidas, a mais antiga retrata trabalhadores nos trilhos da ferrovia em frente à Estação, possivelmente em 1916. A imagem faz parte do Álbum Ilustrado da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que teve seu único exemplar publicado em 1918.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

fotografia fotografia
Cursos2 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região25 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil41 minutos ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial46 minutos ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade1 hora ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade23 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade24 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

Advertisement
cinema

Populares