Connect with us

Brasil

Brasil está na mira das startups Latino-Americanas para expansão geográfica

Publicado

em

Bandeira Hortolandia

Brasil hoje se encontra no centro das atenções quando o assunto é internacionalização de startups Latino-Americanas. Se por um lado o país está cada vez mais vendo suas empresas se expandirem a outros países da região, a aterrissagem de companhias Latino-Americanas aqui também é uma realidade que cresce progressivamente.

Segundo o estudo Soft Landing, realizado em 2022 pela Endeavor, depois do México, o Brasil é o país que mais recebe startups Latino-Americanas. A investigação revela que os dois países possuem um mercado grande o suficiente para albergar empresas que alcançaram o status de unicórnio.

Anuncio

A plataforma de idiomas corporativa Nulinga, que nasceu em 2020 de olho no crescimento das companhias da região, opera em toda a América Latina com programas de inglês, espanhol e português feitos sob medida para empresas em processo de expansão a novos territórios. Com esse movimento, a língua portuguesa, antes pouco valorizada pelos países da região, agora vem se tornando protagonista.

Os números da plataforma confirmam esse movimento e antecipam que ele não deve desacelerar tão cedo. Este ano, o número de clientes corporativos aumentou 50% com relação a 2021 e os usuários ativos quase triplicaram no mesmo período. Até o final deste ano, a empresa espera registrar um crescimento de até 350%. 

Advertisement

“O número de startups Latino-Americanas que estão vindo para o país é algo que nunca se viu antes. E nessas operações, muitos profissionais precisam aprender português. Não é nem o inglês, é português mesmo que elas precisam, e de uma forma imediata”, afirma Martin Barquinero, country manager da Nulinga no Brasil. 

Rompendo barreiras idiomáticas e culturais 

Entre os vários obstáculos que uma empresa Latino-Americana precisa enfrentar para se instalar no Brasil, a barreira cultural e idiomática costuma ser uma das mais complexas. Enquanto os países mais importantes da região compartilham o espanhol e diversos aspectos culturais, o Brasil acaba sendo um país mais difícil de se introduzir. 

Para tentar derrubar essa barreira, a Nulinga se tornou o principal patrocinador da Innovation Week, um programa que visa justamente mostrar o ecossistema das startups brasileiras para empresários de diversos países da América Latina. Este ano, além das duas primeiras edições realizadas em São Paulo nos meses de março e junho, o programa também desembarcou com uma edição especial no México, em agosto. Todas elas com inscrições esgotadas. 

“Quando um empresário da Argentina, do Chile ou da Colômbia era bem-sucedido em seu país, geralmente a expansão regional ocorria em vários países da América Latina e o Brasil acabava ficando de lado, por causa das diferenças culturais e idiomáticas”, afirma Martin Perri, CEO e co-fundador da Nulinga. 

Advertisement

Para ele, no entanto, essa realidade já começou a mudar. Com a criação do programa, que visa fomentar reuniões entre companhias, fundos de investimento e venture capitals brasileiras e empresas que planejam iniciar operações no país, o interesse das startups latinas em expandir para o território brasileiro se tornou evidente e já há novas edições em planejamento para o ano que vem.

Segue abaixo, um bate papo com o Martin Barqui, Country Manager do Brasil, que complementa esse tema:

– Nos cursos de língua portuguesa, o que podemos citar como principal destaque (dificuldade nas regras, semelhança com o espanhol etc)?

Diferentemente do aprendizado do idioma espanhol, onde a maioria dos profissionais acha que é muito parecido com o português e que apenas ajustando uma palavrinha aqui e outro termo ali, já é o suficiente, existe uma dificuldade enorme dos estrangeiros latinos (língua hispânica) com a pronunciação e tempos verbais do idioma Português, o que acaba tornando muito complexo atingir a fluência no idioma se não houver um programa de desenvolvimento bem estruturado, um profissional bem preparado mas principalmente que tenha muita dedicação do aluno, aliada a prática consistente da conversação considerando seu contexto real.

Exemplo: saber pedir uma refeição num restaurante não é o mesmo que discutir um planejamento estratégico em uma reunião de negócios, ambas as situações são muito importantes, e para isso o repertório do vocabulário e conhecimento da estrutura do idioma são fundamentais.

Advertisement

Atualmente quais países estão migrando para o Brasil e qual a expectativa da procura pelo idioma português?

Empresas de origem mexicana, colombiana e argentina estão crescendo consideravelmente com fortes planos de expansão regional em direção ao mercado brasileiro e com isso entendem que o idioma é sim uma barreira para o atingimento de seus objetivos, até mesmo para a contratação de força de trabalho local, comunicação interna e um fator muito importante que é viver a cultura local através de seu idioma.

A maioria destas empresas já tem em seu roadmap um programa de desenvolvimento de idiomas como parte da estratégia para seu plano de expansão internacional.

– Quanto tempo leva aproximadamente para um latino ficar fluente na língua portuguesa?

O tempo estimado pode ser muito relativo, depende da disponibilidade de tempo, consistência e conhecimento prévio do idioma.

Advertisement

Ter um programa bem estruturado de acordo com a nivelação do MCER (Marco Comum Europeu de Referência) é muito importante para a previsibilidade da curva de aprendizagem de cada profissional.

Tendo como referência o nível C1 (Intermediário Superior) para uma proficiência satisfatória num cenário corporativo, o tempo pode variar de 20 a 40 meses considerando um conhecimento básico do idioma (a partir do nível A1- Principiante).

– Qual é o diferencial de aprender uma língua com uma escola especializada como a Nulinga?

Do ponto de vista do aluno, a flexibilidade de horários (06 a 21hrs), uma plataforma autogerenciável e simplificada, materiais interativos, o ambiente que estimula a troca de experiências entre profissionais do meio corporativo e um tutor pedagógico certificado e bem-preparado dedicado ao seu desenvolvimento, são os principais fatores para de fato engajar e potencializar seu aprendizado.

Advertisement

Por parte da empresa, o acesso ao painel de gestão, com destaque á indicadores como: nivelamento, frequência, resultado de testes e certificações, além do apoio direto de um executivo dedicado á sua empresa, com o acesso á relatórios de métricas, que ajudam na visibilidade da evolução do programa e possibilitam a tomada de decisões baseadas em dados reais e assertivos.

– Por que dar um voucher para o colaborador aprender um idioma muitas vezes não funciona?

Num contexto corporativo, o desenvolvimento de pessoas necessariamente tem de estar suportado por um programa que contém objetivos claros, métodos consistentes e ferramentas adequadas.

As equipes de DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional) tem o papel importantíssimo de trilhar esta jornada junto aos seus colaboradores e não transferir essa responsabilidade para eles.

Advertisement

A Nulinga se posiciona como parceira estratégica dessas equipes, sendo a plataforma que fundamenta toda a parte técnica, pedagógica, e focada na melhor jornada de aprendizado dos colaboradores aliada aos objetivos de cada empresa.

O papel dos colaboradores é o compromisso, disciplina e dedicação com este aprendizado. A responsabilidade da empresa é a orientação e acesso a tudo o que envolve e for relevante para que esta experiência seja a mais produtiva possível.

Qual o nível de complexidade de aprender a língua portuguesa? 

No aprendizado de um novo idioma, não existe “Fórmula Mágica”, mas existe metodologia, profissionais e tecnologia que associados a um plano bem elaborado, e de encontro à dedicação do estudante, constroem uma jornada de desenvolvimento organizado, previsível e orientados a resultados positivos para suas empresas.

Cada empresa possui um desafio diferente referente à idiomas, logo a estratégia de utilização da plataforma da Nulinga pode ser aplicada em diferentes contextos como:

Advertisement

– Ferramenta para PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e OKR (Objectives and Key Results);

– Atração e retenção de talentos;

– Benefício á Colaboradores e Familiares;

– Plataforma de testes para Processos de Seleção de Candidatos.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade9 minutos ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos21 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região44 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil59 minutos ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial1 hora ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade1 hora ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade23 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

Advertisement
cinema

Populares