Brasil

O QUE É O BANCO DO POVO?

O Banco do Povo surgiu em 1998 e logo passou de ONG para OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e é uma entidade sem fins lucrativos focado na sustentabilidade financeira.

No início o BNDES deu um aporte financeiro e o Banco do Povo passou a fazer operações com a metodologia de microfinanças. E se na primeira década de existência os empréstimos individuais eram o “carro chefe”, a partir de 2008 uma nova modalidade foi inserida.

Anuncio


Com grupos de 4 a 7 empreendedores, o crédito foi mudado de individual para em grupo e do pagamento mensal para o semanal ou quinzenal com taxa de juros de 3.9% a/m, ou seja, é uma forma de dar maior aporte financeiro para os micro e pequenos empreendedores de diversas áreas.

A utilização deste recurso, que serão liberados por cartão, cheque ou TED e poderá ir para a compra de materiais, equipamentos ou qualquer outro utensílio que necessitarem em seus estabelecimentos (o dinheiro não pode ser revertido para gastos pessoais em hipótese alguma e nem repassado).

É interessante notar que, metade do grupo pode ter restrição no nome e que o valor do empréstimo não precisa ser o mesmo para todos (em caso de atraso, no dia seguinte todos serão comunicados). Estas pessoas devem se conhecer a algum tempo e não terem nenhum grau de parentesco ou dependência.

Num primeiro momento, o prazo máximo será de 8 quinzenas e este período pode ser estendido conforme o grupo consiga pagar as parcelas em dia.

Para maiores esclarecimentos acesse, clique aqui

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo