Brasil

O que o dólar alto afeta

O turista brasileiro em pais gringo regido pelo dólar é um dos mais prejudicados com a alta, 1 dólar sai por mais de 4 reais em 22 de setembro de 2015. O preço das passagens aéreas que são quantificadas em dólar e estão ficando mais caras também.

Outro fato é que produtos de utilizam componentes importados tem uma forte tendência em aumentar de preço e logo o consumidor irá perceber esta alta em alguns setores da economia, que por sua vez contribui para o aumento da inflação.

Anuncio


Essa inflação, que sempre começa afetando os produtos internacionais, importados, acaba também contaminando os produtos que, teoricamente não precisariam estar com seus valores baseados na moeda dos Estados Unidos. Isso é devido a muitos dos produtos serem comercializados em dólar para exportação, e, se eles são vendidos lá fora por um preço maior, o comerciante brasileiro acabará aumentando o preço por aqui para não ter desvantagem na venda. Desse modo, há um círculo vicioso que empurra todos os preços para cima, independente de ter peças ou componentes dolarizados.

O outro lado da moeda

Nesse cenário, alguns importadores poderão fazer a escolha de comprar da indústria brasileira para não pagar mais caro, ou seja, vão movimentar mais o consumo dos produtos fabricados no Brasil, ocasionando um aumento de geração de empregos por aqui e, consequentemente, um aquecimento da economia para a indústria nacional. Esse movimento beneficia os empresários brasileiros que produzem por aqui, mas também motiva esses mesmos empresários a exportarem para ter um lucro maior.

Com o dólar super valorizado aqui vamos ter muitos turistas estrangeiros, que podem consumir e injetar dinheiro na nossa economia. Isso irá melhorar a economia local e poderá melhorar a vida dos habitantes das regiões em que o turismo estrangeiro é maior, como a grandes capitais e cidades turísticas brasileiras. Também vale lembar que o turista brasileiro muito provavelmente escolhera viagens para dentro do nosso país, em vez de viagens para o exterior.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo